Noticias Politica Brasil
Lula diz que povo está interessado se o Palmeiras vai cair e não no mensalão
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou neste domingo a importância do escândalo do mensalão, revelado em 2005 durante seu governo, e que está sendo julgado no Supremo Tribunal Federal (STF).
Lei de Cotas deve ser aplicada a partir de 2013
O Ministério da Educação (MEC) vai cobrar que a Lei de Cotas em universidades e institutos federais seja implementada a partir de 2013. A determinação ainda será regulamentada por meio de decreto a ser assinado pela presidenta Dilma Rousseff nos próximos dias. Pela lei, 12,5% das vagas já têm de ser reservadas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em colégio público.
Na Bahia, apenas Salvador deve ter segundo turno
Caso sejam confirmadas, nas urnas, as projeções feitas pelos institutos de pesquisas, na Bahia, quarto Estado mais populoso do País (atrás de São Paulo, Minas e Rio), apenas um município deve ter eleições no segundo turno, a capital Salvador, em uma disputa entre o Nelson Pelegrino (PT) e ACM Neto (DEM). De acordo com a mais recente pesquisa Ibope divulgada, no dia 27, os dois aparecem em empate técnico na liderança, com o petista à frente, com 34%, ante 31% do democrata - a margem de erro, de acordo com o instituto, é de 3%.
Para ministro do TSE, excesso de tropas nas eleições é "péssimo"
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Marco Aurélio Mello disse nesta sexta-feira estar assustado com o "crescimento geométrico" no uso de tropas das Forças Armadas nas eleições municipais, o que considera "péssimo" para a imagem do país.
RO: decisão judicial favorável à tucana irrita adversários
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) negou os pedidos dos candidatos Mauro Nassif (PSB) e Lindomar Garçom (PV), que entraram na Justiça para serem entrevistados nos telejornais da TV Rondônia, emissora afiliada da Rede Globo em Porto Velho, após o cancelamento do debate na última quinta-feira.
Juiz do PA diz que não vai tolerar "compra de voto"
O juiz eleitoral Líbio Araújo Moura, de Parauapebas, no sudeste do Pará, avisou aos candidatos que disputam a prefeitura que não vai tolerar boca de urna, compra de votos, brigas entre militantes partidários ou arruaças pelas ruas durante a eleição deste domingo. As tropas federais requisitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já estão na cidade de 153 mil habitantes e o clima é pesado entre partidos e coligações adversárias. Tudo por conta da apreensão, pela polícia, na terça-feira (02), de R$ 1,1 milhão em três mochilas que estavam dentro de um avião.
Em comício na Sé, Lula ironiza Serra e lembra caso da ‘bola de papel’
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou nesta sexta-feira, 5, o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, durante comício na tarde desta sexta-feira, 5, na praça da Sé, centro da capital, e lembrou o episódio da bola de papel atirada contra o tucano durante a campanha presidencial de 2010
Para ministro, TJ-MT contrariou entendimento do STJ para não bloquear bens de acusados
Em decisão publicada nesta sexta-feira (5), o ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), afirmou que a Corte entende que, em ações de improbidade administrativa , “não há necessidade de demonstração do periculum in mora (“perigo na demora”) em concreto, ou seja, é despicienda a prova de que o réu esteja realizando a dilapidação do seu patrimônio”. Assim, ele reformou acórdão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), acatando recurso apresentado pelo Ministério Público Estadual (MPE) para que sejam bloqueados bens de envolvidos no “escândalo dos maquinários”.
A dois dias da eleição, Lei da Ficha Limpa ameaça 2,1 mil candidaturas
A dois dias da votação da eleição municipal, 2.152 dos 465.414 candidatos a prefeito e a vereador em todo o país têm o registro de candidatura questionado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Limpa. Eles aguardam decisão do tribunal sobre se poderão assumir os cargos caso sejam eleitos.
Opositor Sonho Georgiano obtém 55% dos votos nas legislativas
A coalizão opositora Sonho Georgiano obteve 54,85% dos votos nas eleições legislativas na Geórgia, segundo os resultados oficiais anunciados nesta sexta-feira pela Comissão Eleitoral Central (CEC).