Noticias Politica Brasil
Comissão do Senado aprova mandato de 5 anos e fim da reeleição
A Comissão da Reforma Política do Senado decidiu, na tarde desta quinta-feira, propor a manutenção do instituto do voto obrigatório e o fim da reeleição, com mandato de cinco anos para os executivos municipais, estaduais e federal. As novas propostas se somam às definidas na última terça-feira, quando os membros da comissão manifestaram-se a favor de mudanças na suplência de senador e na data da posse dos chefes do Executivo. As informações são da Agência Senado.
Líder do governo na Câmara reforça coro contra CPI da CBF
O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), reforçou o coro dos congressistas contrários à abertura da CPI para investigar o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. A comissão investigativa proposta pelo deputado Anthony Garotinho (PR-RJ).
Manifestação da AGU encaminhada ao Supremo reforça argumentos de ADI contra pensão vitalícia para ex-governadores de Sergipe
A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou, ao Supremo Tribunal Federal (STF), manifestação pela inconstitucionalidade do artigo 263, da Constituição do Estado de Sergipe que prevê o pagamento de salário vitalício a ex-Governadores do Estado após cumprimento regular dos seus mandatos, no mesmo valor dos vencimentos recebidos pelos desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ) do estado. O artigo é questionado na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 4544, ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB).
Lula adia a reunião com PT e reclama de vazamento
O ex-presidente Lula adiou a reunião marcada para hoje com prefeitos do PT em São Paulo para discutir a estratégia do partido nas eleições municipais de 2012.
Deputado distrital, Agaciel Maia quer salário do Senado
Protagonista do escândalo dos atos secretos no Senado, o ex-diretor geral da Casa Agaciel Maia tenta encontrar uma brecha na Constituição Federal para manter o salário superior a R$ 30 mil que recebia como servidor da instituição.
PSDB-SP articula chapa única à presidência do diretório municipal
Em busca de conciliação na gestão em que será definido o candidato do PSDB a prefeito de São Paulo em 2012, o partido escalou o atual presidente municipal da legenda, José Henrique Reis Lobo, para tentar articular uma chapa única para o futuro diretório, evitando uma possível disputa entre os eventuais concorrentes.
Governo paulista põe aliados em conselhos
Em São Paulo, o governo paulista tem nomeado aliados políticos para compor cargos em conselhos de administração de estatais.
Comissão de reforma política defende fim de 2º suplente de senador
A comissão de reforma política do Senado defendeu nesta terça-feira (15) o fim da figura do segundo suplente de senador e apoiou a tese de que o primeiro suplente não poderá ter relação de parentesco até segundo grau com o titular da vaga.
Deputados repudiam mudanças na tramitação das MPs
Deputados, incluindo o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), criticaram nesta terça-feira a proposta feita ontem pelos senadores de mudança no rito das medidas provisórias.
Barros Munhoz reclama de massacre e diz ser um político honesto
O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Barros Munhoz (PSDB), disse nesta terça-feira, pouco antes do início da nova legislatura dos deputados estaduais, que está sendo "julgado e massacrado" por causa da divulgação de uma ação civil pública sigilosa em que é acusado de participar do desvio de R$ 3,1 milhões dos cofres da prefeitura de Itapira (SP).