Noticias Cidades/Geral
Polícia Civil mobiliza 2 mil pessoas no combate à pedofilia no interior
Cerca de duas mil pessoas participaram as ações do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, realizadas pela Diretoria de Interior da Polícia Civil, na terça-feira, 18 de maio. A semana de enfrentamento a violência sexual contra menores foi organizada pelas Delegacias Regionais dos municípios com o objetivo de promover ações de enfrentamento à pedofilia.
População cobra instalação e estruturação de Conselhos Tutelares em Várzea Grande
A instalação imediata do Conselho Tutelar do Jardim Glória e a estruturação dos outros dois conselhos tutelares existentes no município de Várzea Grande foram as principais reivindicações apresentadas ontem (18/05), durante a audiência pública sobre o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensoria Pública da Infância e Juventude de Mato Grosso e Projeto Fortalecer.
Após 32 mortes no trânsito em 6 meses, Nobres recebe curso
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), em parceria com a prefeitura de Nobres realiza até sexta-feira (21), curso de Capacitação de Educadores de Trânsito para 26 profissionais do Ensino Fundamental, de oito escolas públicas da região. O curso tem a carga-horária de 40 horas, divididas em teoria e prática. O objetivo é que estes profissionais sejam multiplicadores do tema trânsito dentro do espaço escolar.
Arcanjo e pistoleiros enfrentam novo júri
O juiz da 12ª Vara Criminal, Lídio Modesto, determinou novo júri popular para João Arcanjo Ribeiro, Júlio Bachs, Hércules de Araújo Agostinho e Célio Alves de Souza pelas mortes de Rivelino Jacques Brunini e Fauze Rachid Jaudy e pela tentativa de homicídio contra Gisleno Fernandes, no dia 6 de junho de 2002. O julgamento já havia sido definido pelo juiz Adilson Polegato em abril de 2008, mas em janeiro deste ano o Tribunal de Justiça anulou a decisão.
Começa hoje seminário “Mato Grosso contra a Pedofilia”
Logo mais, às 8h, terá início o seminário “Mato Grosso contra a Pedofilia e Objetivos do Milênio – ODM”, no clube Monte Líbano. O evento é realizado pela Assembleia Legislativa e o Governo do Estado, em parceria com outras entidades. Durante dois dias (19 e 20), instituições governamentais e não-governamentais vão discutir a elaboração de estratégias e ações no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Também acontecerá a assinatura dos termos de parceria do projeto de combate a pedofilia e localização de pessoas desaparecidas.
Cuiabá: Criança manipula álcool e casa incendeia
Um incêndio ocorrido ontem em uma residência localizada na travessa Frei Ambrósio, área central de Cuiabá, mostrou os riscos de crianças e adolescentes manusearem produtos inflamáveis ou de fácil combustão como o álcool.
MPF denuncia sojicultor de MT por escravidão
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou pela segunda vez o produtor rural Caetano Polato por manter trabalhadores em condições análogas à de escravidão na fazenda Vale do Rio Verde, em Tapurah (a 433 quilômetros de Cuiabá). Numa ação proposta em abril à Justiça Federal é pedida a condenação de Polato baseada no Código Penal por manter funcionários em condições “assustadoras”.
Direitos das minorias
Não há um consenso sobre a definição do termo “minoria”, mas o juízo de que os grupos minoritários merecem proteção específica é defendida por todos, especialmente os estudiosos dos direitos humanos.
Empresa JOil Pte se reúne com pesquisadores da Embrapa Agroenergia para firmar parceria com pinhão-manso
Empresa de Singapura quer parceria com Embrapa em pinhão-manso
Uma comitiva da empresa JOil Pte. Ltda esteve ontem (17/05), na Embrapa Agroenergia para avaliar as possibilidades de estabelecer projetos de cooperação para pesquisa e desenvolvimento em pinhão-manso (Jatropha curcas L.).
Pantanal Shopping seleciona jovens para Programa de Estágio
Os jovens com idade acima de 16 anos têm uma ótima oportunidade para capacitação e formação para o mercado de trabalho. É o Programa de Estágio do Pantanal Shopping. Para participar é necessário estar cursando entre o 2º e 3º ano do Ensino Médio; ter média acima de 7 em todas as disciplinas e estudar no período matutino ou noturno. Neste programa, além de receber bolsa-estágio e vale-transporte, o estudante ainda participa de treinamentos em vendas e Varejo.