Noticias Cidades/Geral
Caravana Mais Alimentos vai a Dourados, Ivinhema e Campo Grande, no MS
A Feira Tecnológica Itinerante do Programa Mais Alimentos, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) tem agora, como destino certo, o Mato Grosso do Sul (MS). O encontro, que já passou pelos Estados da Bahia e do Ceará, deverá reunir mais de cinco mil agricultores familiares. A primeira etapa da feira será nesta segunda-feira, 31, em Dourados. Depois, na quarta-feira, 2 de junho, a feira segue para o município de Ivinhema, e, na sexta-feira, dia 4, na capital, Campo Grande (veja calendário abaixo). O encerramento do encontro poderá contar com a presença do ministro Guilherme Cassel.
Trabalho da polícia militar é avaliado como regular no Estado
E na visão da população? Como deve ser feito o trabalho desenvolvido pela polícia, principal agente da segurança pública? Essa foi a pergunta que moveu o policial militar Luiz Fernandes Pereira a direcionar seu trabalho de conclusão do curso de Especialização em Segurança Pública da UFMT à comunidade do bairro Tijucal.
Apenas uma meta do PAS é praticada no Estado
Lançado em abril pelo Governo do Estado como plano emergencial, o Programa de Ações de Segurança (PAS) tem 15 pontos considerados prioritários para combater os índices de criminalidade em todo Estado. Até o momento, porém, não existe orçamento previsto, tampouco cronograma para que pelo menos 12 pontos comecem a funcionar. Os estudos e diagnósticos da situação ainda não foram concluídos, a mão-de-obra para operar o planejamento ainda aguarda ser chamada pelo último concurso público e, mesmo assim, a ideia do Governo é fazer com que até o final do ano ele esteja funcionando. E com resultados.
Profissionais aprovam Moção de Repúdio contra prisão de engenheiros na "Operação Jurupari"
Pelo menos 100 profissionais matogrossenses e dirigentes dos Creas da região Centro Oeste (Crea-MS, Crea-MT, Crea-DF e Crea-GO), aprovaram sábado (29) pela manhã, uma "Moção de Repúdio e Agravo" quanto aos maus-tratos, humilhação e à prisão que consideram ilegal sofridos por 43 engenheiros, às 6h da manhã do dia 21 de maio deste ano, durante a "Operação Jurupari".
Florestais convocam debate e entrevista coletiva sobre a "Operação Jurupari"
A pedido da Associação Matogrossense de Engenheiros Florestais (Amef), o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), realiza nesta segunda-feira, 31 de Maio, um debate com os engenheiros da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), com o objetivo de esclarecer e se posicionar a respeito da "Operação Jurupari" deflagrada em 21 de maio, pela Polícia Federal, sob determinação do Juiz da 1ª Vara Federal Julier Sebastião da Silva, que resultou na prisão preventiva de um número considerável de profissionais da área tecnológica.
Rondonópolis busca destinação correta para os resíduos sólidos
Buscar uma alternativa correta para a destinação final dos resíduos sólidos (lixo), sem gerar gastos para a sociedade. Esta é a proposta do prefeito Zé Carlos do Pátio, apresentada durante a abertura da Conferência Ambiental neste sábado, 29 de maio, no Auditório da UNIC Rondonópolis. O evento é uma iniciativa da Promotoria de Justiça em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma e Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis – Sanear.
Prefeito fornecia pipoca e chá como merenda escolar; MP faz denuncia
A Prefeitura de Planalto da Serra, sob o polêmico prefeito Dênio Peixoto Ribeiro (DEM), servia pipoca e chá como merenda escolar e se viu obrigada a cortar a alimentação de mais de 450 alunos da rede pública de ensino. Dênio foi denunciado à Justiça pelo Ministério Público, que impetrou uma ação civil pública. Com a concessão de liminar, o prefeito é obrigado agora a regularizar de imediato o fornecimento de merenda escolar, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 10 mil. A secretaria municipal de Educação está obrigada também a incluir no quadro uma profissional nutricionista para avaliar o cardápio da merenda.
Em depoimento pistoleiros negam plano de morte para filho de Serafim
Os quatro pistoleiros acusados de envolvimento em um plano para matar o empresário Fábio Cézar de Barros Leão, 40, negaram terem sido contratados por Francisco Serafim Barros, ex-superintendente da Fiemt (Federação das Indústrias de Mato Grosso) e por Fabiano Barros, respectivamente pai e irmão da vítima. A negativa foi dada a polícia em depoimento na noite de sexta-feira (28) em Campo Grande (MS) onde todos os envolvidos estão presos.
Comemorações em Guarantã do Norte contam com obras do Governo do Estado
O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, participa nesta tarde de sábado (29.05) das comemorações dos 24 anos de emancipação política administrativa de Guarantã do Norte (715km ao Norte de Cuiabá). Ele acaba de chegar ao município acompanhado de uma comitiva de secretários de Estado e parlamentares para visita e lançamento de importantes obras na cidade.
Inaugurada Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso
Foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (28.05), no bairro Vista Alegre, em Cuiabá a sede da Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso, uma luta antiga das etnias do Estado. O prédio foi doado pelo Governo de Mato Grosso por meio de comodato num prazo de dez anos.