Noticias Cidades/Geral
Juíza proíbe criança de 5 anos cursar 1ª série em MT
Diante da inexistência de laudo ou documento que indique a capacidade de uma criança ser elevada à 1ª série do ensino fundamental, a juíza em substituição legal do município de Alto Araguaia (415 km a sul de Cuiabá), Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa, negou mandado de segurança proposto pelo Ministério Público do Estado (MPE) em favor de uma criança com 5 anos de idade.
Intervenção do MPE garante instalação do Procon Municipal
Após intervenção do Ministério Público Estadual (MPE), o município de Várzea Grande instalou, em janeiro deste ano, o Procon Municipal. A unidade, que foi reestruturada para atender a demanda da população local, passou por reformas e agora conta com salas de atendimento, cartório, fiscalização, conciliação e coordenação. Também foram contratados funcionários e adquiridos computadores e materiais para a prestação dos serviços.
Instituto realiza primeira operação especial em Mato Grosso
Mãos à Obra é a primeira do roteiro de nove operações especiais que o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) vai realizar este ano, acatando a programação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). As demais ações serão desenvolvidas nos meses de março, maio, junho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro, direcionada a demandas específicas. Além do calendário proposto pelo Inmetro (operações especiais), metrologistas realizarão fiscalizações de rotina e por meio de denúncias. Para ter uma ideia, só em 2011 foram 20.515 ações fiscalizadoras em 2.789 estabelecimentos sem repetição de comércio. Em 2012 o trabalho prosseguirá de forma ostensiva e permanente, ou seja, de olho nos produtos.
O automóvel Agile que era dirigido pelo menor: forte impacto e vítimas na UTI
Polícia começa a ouvir testemunhas nesta quinta-feira
O delegado Wilson Leite, da Polícia Civil em Cuiabá, começará amanhã (9) a tomar os depoimentos das testemunhas, familiares e envolvidos no grave acidente ocorrido na madrugada do dia 27 de janeiro, na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá.
Uma tonelada de pescado irregular é apreendida
Cerca de 1.200 quilos de pescado foram apreendidos em Sapezal, a 480 km de Cuiabá, no final da tarde desta terça-feira (7). O pescado, todo da espécie de pintado, estava dentro de uma caixa térmica, na carroceria de uma caminhonete abordada na BR 364 por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Fapemat lança edital para apoiar eventos científicos no Estado
Doutores e mestres que buscam apoio para a realização de eventos científicos, tecnológicos ou de inovação em Mato Grosso, para o ano de 2012, podem submeter as propostas à Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat). O edital nº 001/2012 de Apoio à Realização de Eventos Científicos, Tecnológicos ou de Inovação foi lançado nessa terça-feira (07) e receberá projetos até o dia 09 de março deste ano.
Vereadores de Sinop lamentam o falecimento do pioneiro Doutor Rui
A Câmara de Vereadores de Sinop, representada pelo presidente da Casa, Remídio Kuntz, vem a público manifestar seu pesar pela irreparável perda de mais um pioneiro do município, o bioquímico Rui Fernando Barbosa, conhecido como Doutor Rui.
Governo do Piauí quer copiar programa ‘MT Preparatório’
Servidores da área técnica da Secretaria Estadual de Educação do Piauí estiveram nesta manhã de quarta-feira (08) na sede da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec), conhecendo o estúdio e a metodologia do programa ‘MT Preparatório’. Informados sobre o bom resultado que a ação educacional de Mato Grosso vem alcançando nos últimos meses, os três gestores vieram conferir in loco como é o funcionamento do programa estadual que atende simultaneamente os 141 municípios mato-grossenses.
Apreendidos 1.200 quilos de pescado irregular em Sapezal
Cerca de 1.200 quilos de pescado foram apreendidos em Sapezal (480 km a Noroeste), no final da tarde de terça-feira (07.02). O pescado, todo da espécie de pintado, estava dentro de uma caixa térmica, na carroceria de uma caminhonete F 250, prata, abordada na BR 364.
Nova classe média será mão de obra mais qualificada
A chamada nova classe média (com renda familiar entre R$ 1,2 mil e R$ 5,3 mil) fornecerá força de trabalho mais qualificada para o desenvolvimento industrial nos próximos anos. A expectativa é alimentada por uma análise sobre a demanda por educação profissional divulgada hoje (8), em Brasília, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV).