Noticias Cidades/Geral
MPE aciona Estado por degradação ambiental das nascentes do Rio Paraguai
O Ministério Público Estadual obteve liminar, nesta sexta-feira (18), em ação civil pública proposta contra o Estado de Mato Grosso que garante a efetivação da Área de Preservação Permanente das nascentes do Rio Paraguai, principal rio da Planície do Pantanal Mato-grossense. Embora a APP tenha sido criada há cinco anos, até hoje ela não foi implantada. No local, existem lavouras de soja que chegam até aproximadamente 10 metros das nascentes. No período das chuvas, os agrotóxicos utilizados no plantio dos grãos são levados diretamente para o rio.
Estação que detecta terremotos será reativada em Mato Grosso
Uma estação sismológica instalada no norte de Mato Grosso, no município de Porto dos Gaúchos (644 quilômetros de Cuiabá), será reativada no próximo mês. A estação é de responsabilidade do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), que a instalou na região onde são verificados com frequência abalos sísmicos no Estado. Além disso, Mato Grosso é o Estado em que são registrados mais casos de tremores de terra no Brasil. No ano passado, o Observatório Sismológico registrou 42 abalos sísmicos do todo o país, sendo que 20 deles foram em Mato Grosso.
Índios encerram protesto e liberam rodovia em Mato Grosso
Os índios liberaram a pista da BR-163 entre Itaúba e Nova Santa Helena, em Mato Grosso, no início da noite desta sexta-feira (18). Os indígenas mantinham a rodovia bloqueada na altura do quilômetro 943 desde a segunda-feira (14). Somente carros da polícia, dos bombeiros e ambulâncias conseguiam passar.
TCE prorroga prazo de entrega do sistema Aplic
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Valter Albano, por meio de julgamento singular assinado, hoje, prorrogou os prazos de envio da Carga Inicial do Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas (Aplic) para o dia 21 deste mês e arquivo mensal de janeiro, para o dia 4 de abril. A decisão monocrática será homologada na sessão plenária do dia 22.
Leia mais...
Subsede de Luciara recorre ao Ministério Público contra turmas multisseriadas
Seguindo a orientação da Direção Central do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), a subsede de Luciara, a 1.180 km de Cuiabá, entrará com representação no Ministério Público (MP) contra a formação de turmas multisseriadas. A medida será tomada na próxima semana, na Promotoria de São Félix do Araguaia, a 100 km de Luciara.
Audiência pública é marcada por posição contrária dos movimentos sindical e social
A audiência pública sobre a saúde em Mato Grosso foi marcada pela posição contrária dos movimentos sindical e social ao Projeto de Lei (PL) que propõe a transferência da gestão da saúde pública para Organizações Sociais (OS). O encontro foi realizado nesta quinta-feira (17) à tarde, no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Servidores do Indea e Intermat podem parar atividades na próxima semana
Os servidores do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado Mato Grosso (Indea), Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) podem entrar em greve a partir da próxima semana. A decisão da categoria dependerá da reunião entre o secretário de Estado de Administração (SAD), César Zílio, e os diretores do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário de Mato Grosso (Sintap-MT), que estava marcado para acontecer esta semana, mas foi adiada para segunda-feira.
Nova Olímpia completa 57 anos de fundação neste dia 19 de março
O município de Nova Olímpia está completando neste dia 19, seu 57º aniversário de fundação. A data é lembrada pela psicopedagoga e especialista na área de História, Rozimeire Ramos Oliveira, ao destacar que foi nesta data, em 1954, o desbravador Belizário de Almeida, popularmente chamado “Bili”, chegava a essa região juntamente com sua esposa e filhos.
Movimento comunitário de Cuiabá decreta luto por três dias pela morte de conselheiro
O presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), Édio Martins de Souza, decretou luto oficial por três dias pelo passamento do economista Louzite Ferreira da Silva, 66 anos, fundador da Associação dos Moradores do Bairro Morada do Ouro e ex-diretor da Federação Mato-Grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab).