Noticias Agronegócios
ACRIMAT: Mato Grosso, a terra do boi legal
A Acrimat – Associação dos Criadores de Mato Grosso lança hoje, com a presença do governador do estado, Silval Barbosa, em Alta Floresta a campanha do ‘Desmatamento Ilegal Zero’ com o slogan ‘Mato Grosso, a terra do boi legal’. “Os produtores do município de Juara tiveram a iniciativa dessa campanha e resolvemos levar a ideia para os 19 municípios com os maiores rebanhos do estado, e Alta Floresta é um deles”, disse o superintendente da Acrimat, Luciano Vacari. A campanha será lançada durante a abertura da 25ª Expoalta e é uma parceria da Acrimat, da Famato - Federação da Agricultura e Pecuária de MT , do Sindicato Rural de Alta Floresta e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Com alta tecnologia e gestão, produtor tem condições de se manter competitivo
Mesmo com a expansão da cana-de-açúcar no sudoeste goiano, as culturas de soja e milho continuam sendo vantajosas e competitivas na região. A afirmação é do analista econômico da Céleres Consultoria em Agronegócio, Anderson Galvão, um dos palestrantes do Circuito Aprosoja, evento realizado na noite desta segunda-feira (23.05), na sede do Sindicato Rural de Rio Verde, distante 220km de Goiânia
Congo quer arborizar um milhão de hectares de florestas em 10 anos
O Congo quer arborizar, nos próximos 10 anos, um milhão de hectares de florestas para reforçar a sua superfície florestal e acumular assim carbono, anunciou sábado a responsável do Programa Nacional de Reflorestação e Arborização (PNAR), Rosalie Matondo. "Entre 2011 e 2020, nós fixamo-nos o objetivo de realizar um milhão de hectares de plantações florestais de metas múltiplas", indicou a responsável congolesa durante uma conferência com a imprensa, precisando que se trata de prosseguir uma experiência realizada no país desde os anos 50 com a multiplicação do eucalipto. Segundo ela, o Governo quer aumentar a potencialidade e a supefície florestal, valorizando as espécies florestais locais.
Suzano reduz paradas da produção com operadores integrados na manutenção
A Suzano Papel e Celulose reduziu em 54% o tempo improdutivo de sua planta instalada em Limeira, interior de São Paulo, ao investir em capacitação dos seus funcionários da linha de produção e ao atribuir a estes operadores funções relacionadas diretamente às rotinas de manutenção. “Antes de iniciarmos este trabalho, em 2008, nossa expectativa era a diminuir as paradas quinzenais em 48%, mas os resultados foram bem acima do esperado”, declara Moisés Panaro, gerente de manutenção Suzano, unidade Limeira, aos participantes do o Asset Management 2011 – eventopromovido pelo Grupo SKF e que apresenta experiências práticas e resultados positivos obtidos por seus clientes a partir da implementação de processos de otimização da eficiência de ativos industriais, de 17 a 19 de maio, em Buenos Aires Argentina.
Pavitábua apresenta pavimento inovador de eucalipto
A Pavitábua, representante de soluções ecológicas para a construção, apresentou na última feira Tektónica um pavimento inovador de eucalipto, de aplicação em interiores. Em comunicado, a Pavitábua explica que o pavimento eucalipto alta densidade (restyle) vem complementar a gama de produtos da marca, “que têm tido uma crescente procura no nosso mercado”.
Mercado de soja será debatido em Luís Eduardo Magalhães
Luís Eduardo Magalhães/BA irá receber o 6º Circuito Aprosoja na sua etapa nacional. O evento será às 19h, no Buffet 4 Estações, com entrada gratuita para os participantes. Realizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) em parceria com a Associação dos Produtores de Soja da Bahia, os palestrantes convidados trazem informações para ajudar os produtores na tomada de decisão para a safra 2011/2012.
Corumbá terá curso sobre processamento de banana/MS
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), em parceria com o Sindicato Rural municipal, leva gratuitamente a Corumbá o curso de processamento caseiro da banana. Na capacitação, os alunos aprenderão técnicas de reaproveitamento da casca da fruta e como comercializar os produtos para complementar a renda familiar.
Nova entidade de agricultores
Lideranças sindicais ligadas à agricultura familiar anunciam na terça-feira (24), em Brasília, a criação da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer).
Colheita da beterraba açucareira na França é totalmente mecanizada
Safra começa em meados setembro e segue até o início de dezembro. Cooperativa de agricultores reduz gastos durante a produção e colheita. Durante a safra da beterraba, nos campos do norte da França, as lavouras são invadidas por um exército de colheitadeiras, tratores e carretas. Na França e em vários países da Europa, a colheita da beterraba é feita por equipamentos modernos, que foram sendo desenvolvidos ao longo do tempo
Fila de um ano para bens agrícolas com a riqueza do campo
Com a alta dos preços das commodities, os produtores rurais brasileiros obtiveram maior rentabilidade com a venda de seus produtos e estão indo às compras. O resultado são filas de espera de até um ano para a entrega de máquinas agrícolas. Também os setores de defensivos, sementes e fertilizantes estão apresentando crescimento de procura e projetam altas nas vendas de até 15 % em comparação com 2010. Segundo estudo da Universidade Federal de Lavras (MG), a renda do produtor rural aumentou 26% entre março de 2010 e o mesmo mês deste ano.