Publicado em Sexta - 11 de Junho de 2010 | por Lucio Pereira Mello

Brasil Rural Contemporâneo, a riqueza gastronômica de todas as regiões em um só lugar

Geleia de cagaita, granola de licuri, bombons de baru e buriti, banana chips, azeite de pequi, salame cracóvia, linguiça defumada de soja, doce de panã, rosquinha de pinga,  tender de carne de avestruz,  patê de gengibre. Estas são apenas algumas das delícias de todas as regiões do País que os visitantes vão encontrar na VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária- Brasil Rural Contemporâneo, que se realiza entre 16 e 20 de junho, na Concha Acústica de Brasília (DF).
Leia mais...

Estância Bahia aquece o mercado com cruzamento industrial

Publicado em Sexta - 11 de Junho de 2010

O uso indiscriminado do cruzamento industrial causou retração de preços no passado, mas hoje a técnica não está só voltando como ganhando força rapidamente. Ao longo da última década a pecuária de corte se modernizou bastante para atender mercados exigentes por qualidade, caso da UE e dos EUA, encontrando na técnica de cruzamento industrial, a resposta para uma pecuária de ciclo mais curto com ganhos genéticos mais rápidos, aumentando a produtividade e produzindo carcaças específicas para atender o mercado.
Leia mais...

MT: agricultores vão poder renegociar dívidas de compra de máquinas

Publicado em Sexta - 11 de Junho de 2010

Agricultores de Mato Grosso conseguiram na Justiça direito de renegociar as dívidas de compra de máquinas. São decisões de primeira instância, que ainda podem ser modificadas, mas permitem ao produtor recalcular o débito de acordo com a capacidade de pagamento. Clique aqui e veja o vídeo da matéria do Globo Rural desta sexta-feira (11.06).
Leia mais...

Agricultores de MT estocam milho safrinha a céu aberto

Publicado em Quinta - 10 de Junho de 2010

Em Mato Grosso, onde a colheita do milho safrinha está mais adiantada, os agricultores estão estocando a produção a céu aberto. Na região de Lucas do Rio Verde, a situação preocupa. Com os silos lotados, o milho é jogado a céu aberto. Em Lucas do Rio Verde (distante 360 quilometros da capital mato-grossense) a colheita da safrinha começou a menos de um mês e a falta de espaço para guardar a produção já preocupa.
Leia mais...

Laboratório da Empaer completa 27 anos de pesquisa auxiliando o produtor rural de MT

Publicado em Quinta - 10 de Junho de 2010 | por Rosana Persona

O laboratório da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) completa 27 anos de pesquisa e inovação tecnológica voltadas para o produtor rural. Entre os destaques, foi diagnosticado pelos pesquisadores em 1999, no município de Cáceres, o primeiro foco da doença Sigatoka negra, que causou a morte dos bananais na região. No ano de 2005, no município de Terra Nova do Norte, foi encontrada a doença Murcha de phytomonas, um protozoário, que dizimou plantas e frutos decoqueirso. O laboratório da Empaer foi o primeiro a emitir laudo oficial de diagnóstico fitossanitário nos produtos de origem vegetal para produtores rurais e exportadores de soja. Localizado no município de Várzea Grande, o laboratório atende os produtores rurais do Estado de Mato Grosso.
Leia mais...
Representante da Petrobras explica a participação da Empresa no Selo Social.
Representante da Petrobras explica a participação da Empresa no Selo Social.

Petrobras esclarece a participação dos pequenos produtores na cadeia do biodiesel

Publicado em Quinta - 10 de Junho de 2010

Ricardo Prado Millen, da Diretoria Agrícola da Petrobrás Biocombustível (PBio), apresentou as diretrizes e os mecanismos que a empresa utiliza para adquirir, e processar oleaginosas energéticas para produção de biodiesel. A apresentação foi realizada hoje (10) no IV Congresso de Mamona (IV CBM) e I Simpósio Internacional de  Oleaqinosas Energéticas (I SIOE), em João Pessoa (PB).
Leia mais...

Ministra Márcia Lopes inaugura primeiro Banco de Alimentos de Londrina

Publicado em Quinta - 10 de Junho de 2010

O primeiro Banco de Alimentos de Londrina (PR) será inaugurado nesta sexta-feira (11/6), às 8h30, pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia Lopes. Também participam da cerimônia, o governador do Paraná, Orlando Pessuti, e o prefeito de Londrina, Barbosa Neto.
Leia mais...

Terceiro leilão de milho terá mudanças

Publicado em Quinta - 10 de Junho de 2010

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou no final da tarde desta quinta-feira (10.06) o aviso para o terceiro leilão de milho, marcado para a próxima quinta-feira 17.06). A oferta pública será feita por meio do Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) e 600 mil toneladas para o estado, como ocorreu nos dois primeiros leilões. Foram feitas alterações nos valores dos prêmios para as regiões 4, 5 e 6 de Mato Grosso e a pasta também ampliou o prazo para a comprovação das operações (venda e escoamento para outros estados ou para a exportação). O prazo estabelecido anteriormente para a prestação de contas era de até 4 meses após a realização do leilão e agora passa a ser de 5 meses.
Leia mais...
Soja segurou os números e continua sendo o carro-chefe da agricultura mato-grossense, somando 18,7 milhões de toneladas
Soja segurou os números e continua sendo o carro-chefe da agricultura mato-grossense, somando 18,7 milhões de toneladas

Produção de grãos em MT tem leve variação

Publicado em Quarta - 09 de Junho de 2010 | por Vívian Lessa

A produção de grãos em Mato Grosso se mantém praticamente estável nesta safra se comparada ao desempenho da temporada anterior. O 9º levantamento do ciclo 2009/10, divulgado nesta terça-feira (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que o Estado apresenta um leve incremento de 0,2% na produção, aumentando de 28,307 milhões de toneladas na safra passada para 28,377 milhões/t na atual. Como na pesquisa passada, Mato Grosso aparece na segunda posição no ranking nacional de maior produtor, atrás do Paraná, que produzirá 30,7 milhões/t.
Leia mais...

Produção de milho registra a maior queda em MT

Publicado em Quarta - 09 de Junho de 2010

A produção de milho de Mato Grosso está cerca de 500 mil toneladas menor nesta temporada. A estimativa negativa consta no levantamento da Conab. Conforme os dados, o Estado deverá produzir 7,562 milhões de toneladas do grão nesta safra, cujo volume é 6,4% inferior ao registrado no ciclo passada, quando a produção alcançou 8,081 milhões de toneladas. O desempenho decrescente também é observado na produtividade no grão, que nesta safra deverá ser até 20% a menos que a do plantio passado, ou seja, deverá reduzir de 4,926 mil por hectare para 3,940 mil/ha.
Leia mais...