Noticias Agronegócios
Redes de produção valorizam o trabalho da Agricultura Familiar e estarão na Feira em Brasília
Dez estandes voltados para as redes de produção da agricultura familiar serão ocupados por empreendimentos agroindustriais na VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária Brasil Rural Contemporâneo, que acontece de 16 e 20 de junho, na Concha Acústica do Lago Paranoá, em Brasília (DF). É o Espaço de Comercialização, que reunirá o trabalho de 400 empreendimentos da agricultura familiar, envolvendo cerca de 2 mil famílias.
Precisão no plantio mecanizado do café eleva produtividade
Muito se fala sobre a importância da colheita, do manejo, adubação e pós-colheita do café, mas não adianta usar tecnologia de ponta para estes processos sem pensar primeiro na implantação da lavoura cafeeira. A importância e a mecanização desta fase para o sistema de produção do café é o tema de uma das palestras do Simpósio Mecanização da Lavoura Cafeeira, que aconteceu no último dia 15 de junho, durante a Expocafé 2010, na cidade de Três Pontas, em Minas Gerais. O palestrante foi o cafeicultor José Eustáquio Soier, consultor em mecanização do café da Mundo Novo Máquinas Agrícolas, que falou também sobre a importância da mecanização e das tecnologias para a poda do cafeeiro.
Maior evento latino-americano da Agricultura Familiar abre nesta quarta-feira em Brasília
Abre nesta quarta-feira (16), às 13h, em Brasília, a maior mostra de agricultura familiar da América Latina: a Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo. O evento, que reúne 650 empreendimentos familiares e tem uma extensa programação cultural, vai até domingo (20), na Concha Acústica, na beira do Lago Paranoá. A entrada é franca para a feira e para os shows. Haverá transporte gratuito partindo da Rodoviária do Plano Piloto a cada 15 minutos, inclusive no horário dos shows.
Terra Legal entrega hoje títulos a famílias de Mato Grosso
Nery Luiz Nonato recebe hoje, às 15h, Brasília, o título de propriedade definitiva da chácara Santa Rita de Cássia, onde mora com sua família há 16 anos. A área tem 8 hectares e fica em Acorizal. No mês de fevereiro Nery fez o cadastro no programa Terra Legal Amazônia, com objetivo de receber a titulação de sua terra.
Além de um passivo acumulado há alguns anos, em 2010 outras parcelas começam a vencer e levam preocupação ao campo
Especialista defende revisão dos valores devidos no campo
As dívidas dos produtores rurais brasileiros já ultrapassam o patamar de R$ 20 bilhões. Só em Mato Grosso o montante do endividamento é superior a R$ 12 bilhões, segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja). Sem conseguir repactuar as parcelas que estão vencendo em 2010, os produtores já demonstram preocupação em relação à próxima safra. As dívidas referem-se às operações de investimento, custeio repactuado de safras anteriores e parcela de 2010 do FAT-Giro Rural e, segundo os agricultores, estão bem acima da capacidade de pagamento do setor.
Brasil deve ampliar participação em produtos que já exporta
Brasil terá maior crescimento agrícola do mundo até 2019
A produção agrícola do Brasil deverá registrar o maior crescimento mundial, de mais de 40% até 2019, na comparação com o período entre 2007 e 2009, segundo um relatório conjunto da Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado nesta terça-feira.
Produtores de 9 países discutem no Brasil o futuro das oleaginosas no mundo
Lideranças das entidades produtoras e exportadoras de oleaginosas (soja, palma, canola) de vários países estão reunidas no Brasil para discutir sobre o aumento da oferta para atender à demanda maior de alimentos, de biocombustíveis e acesso a mercados. Trata-se do Diálogo Internacional de Produtores de Oleaginosas (XII - IOPD, sigla em inglês), que pela primeira vez é realizado no país. A reunião é feita a cada dois anos e em 2008 ocorreu em Berlim, na Alemanha.
Atual malha viária que corta MT não comporta mais o volume da produção estadual e vai estrangular a economia
Sem logística, situação ficará insustentável para MT em 2020
Levantamento da consultoria Macrologística, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), projeta uma situação insustentável para 2020 caso não haja melhorias drásticas na infraestrutura de transporte mato-grossense. O resultado do estudo, publicado na revista Exame, mostra que as precárias condições logísticas do Estado roubam a competitividade conseguida pelos produtores no campo. Mais: a capacidade das estradas existentes já está saturada, o que faz com que a velocidade média dos caminhões seja muito menor que a recomendada, de 60 quilômetros por hora.
Colheita do milho atinge 6% da área de Mato Grosso
Em acompanhamento dos trabalhos de colheita de milho safrinha, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) estima que 6,2%, da área de mais de 2 milhões de hectares, estão colhidos. Apesar da evolução semanal de apenas 4%, o trabalho no campo segue mais adiantado que na safra anterior, quando haviam sido colhidos 2,3% até dia 11 de junho. Os primeiros reportes de produtividade seguem abaixo do esperado na maioria das regiões. A região concentra mais de 47,70% do total da safrinha estadual.
Abates recuam em Mato Grosso
Os dados sobre os abates em Mato Grosso referentes ao mês de abril foram divulgados na última semana pelo Indea. O volume total abatido ficou em 377 mil cabeças abatidas, registrando queda de 4% em relação ao mês de março.