Publicado em Quarta - 16 de Junho de 2010

Redes de produção valorizam o trabalho da Agricultura Familiar e estarão na Feira em Brasília

Dez estandes voltados para as redes de produção da agricultura familiar serão ocupados por  empreendimentos agroindustriais na VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária Brasil Rural Contemporâneo, que acontece de 16 e 20 de junho, na Concha Acústica do Lago Paranoá, em Brasília (DF). É o Espaço de Comercialização, que reunirá o trabalho de 400 empreendimentos da agricultura familiar, envolvendo cerca de 2 mil famílias.
Leia mais...

Plantio comercial da soja fica proibido por 90 dias em MT

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2010 | por Marcondes Maciel

Começa hoje no Estado o período conhecido como “vazio sanitário” quando fica proibido por 90 dias o plantio da soja. Até o dia 15 de setembro o cultivo será permitido apenas para pesquisa científica e experimentos, com prévia autorização dos órgãos de defesa sanitária.
Leia mais...

Abates recuam em Mato Grosso

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2010

Os dados sobre os abates em Mato Grosso referentes ao mês de abril foram divulgados na última semana pelo Indea. O volume total abatido ficou em 377 mil cabeças abatidas, registrando queda de 4% em relação ao mês de março.
Leia mais...

Colheita do milho atinge 6% da área de Mato Grosso

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2010

Em acompanhamento dos trabalhos de colheita de milho safrinha, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) estima que 6,2%, da área de mais de 2 milhões de hectares, estão colhidos. Apesar da evolução semanal de apenas 4%, o trabalho no campo segue mais adiantado que na safra anterior, quando haviam sido colhidos 2,3% até dia 11 de junho. Os primeiros reportes de produtividade seguem abaixo do esperado na maioria das regiões. A região concentra mais de 47,70% do total da safrinha estadual.
Leia mais...
Atual malha viária que corta MT não comporta mais o volume da produção estadual e vai estrangular a economia
Atual malha viária que corta MT não comporta mais o volume da produção estadual e vai estrangular a economia

Sem logística, situação ficará insustentável para MT em 2020

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2010 | por Marcondes Maciel

Levantamento da consultoria Macrologística, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), projeta uma situação insustentável para 2020 caso não haja melhorias drásticas na infraestrutura de transporte mato-grossense. O resultado do estudo, publicado na revista Exame, mostra que as precárias condições logísticas do Estado roubam a competitividade conseguida pelos produtores no campo. Mais: a capacidade das estradas existentes já está saturada, o que faz com que a velocidade média dos caminhões seja muito menor que a recomendada, de 60 quilômetros por hora.
Leia mais...

Produtores de 9 países discutem no Brasil o futuro das oleaginosas no mundo

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2010

Lideranças das entidades produtoras e exportadoras de oleaginosas (soja, palma, canola) de vários países estão reunidas no Brasil para discutir sobre o aumento da oferta para atender à demanda maior de alimentos, de biocombustíveis e acesso a mercados. Trata-se do Diálogo Internacional de Produtores de Oleaginosas (XII - IOPD, sigla em inglês), que pela primeira vez é realizado no país. A reunião é feita a cada dois anos e em 2008 ocorreu em Berlim, na Alemanha.
Leia mais...
Brasil deve ampliar participação em produtos que já exporta
Brasil deve ampliar participação em produtos que já exporta

Brasil terá maior crescimento agrícola do mundo até 2019

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2010 | por Daniela Fernandes

A produção agrícola do Brasil deverá registrar o maior crescimento mundial, de mais de 40% até 2019, na comparação com o período entre 2007 e 2009, segundo um relatório conjunto da Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado nesta terça-feira.
Leia mais...

Promadeira 2010: Embrapa fecha parceria e será um dos expositores da Feira

Publicado em Segunda - 14 de Junho de 2010

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Mato Grosso), com sede em Sinop, será uma das entidades expositoras na Feira Promadeira 2010. A decisão surgiu durante reunião entre a coordenação da Feira e gestores e técnicos da Embrapa Mato Grosso, no dia 11 de junho, na sede do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad).
Leia mais...

MDA apresenta Política Nacional de Ater para técnicos africanos

Publicado em Segunda - 14 de Junho de 2010

O diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Argileu Martins da Silva, apresentou na manhã desta segunda-feira (14) a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) a técnicos de países africanos que estão reunidos em Brasília (DF).
Leia mais...

Na Feira da Agricultura Familiar, um brinde à diversidade cervejeira

Publicado em Segunda - 14 de Junho de 2010 | por Lucio Pereira Mello

Sabe o que a cerveja e a agricultura familiar têm em comum? A diversidade. Muita gente não sabe, mas a bebida alcoólica mais consumida pelos brasileiros é, assim como a agricultura familiar, uma fonte inesgotável de sabores e paladares. É por isso que a VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária - Brasil Rural Contemporâneo traz para a Concha Acústica de Brasília (DF), entre 16 e 20 de junho, a diversidade das cervejas artesanais, para brindar à diferença e à  variedade.
Leia mais...