Noticias
Policia MT Sema-MT flagra garimpo ilegal em Unidade de Conservação e impede dano ambiental em Alto Paraguai e Diamantino
Na área fiscalizada, foi localizada uma espingarda, com nove munições intactas e uma deflagrada, no interior de um barraco que servia de moradia temporária para os infratores. Foi apreendido todo o material relacionado à extração mineral, uma motocicleta e uma carreta, utilizados para transporte de terras para a lavagem em bateias (peneiras utilizadas para "lavar" as pedras no rio e separar o ouro).
Policia MT Alunos trancam sala de aula para fumar cigarros eletrônicos
Uma guarnição encontrou uma sala do 2º ano do ensino médio infestada de fumaça, na Escola Estadual Major Otávio Pitaluga, que fica no centro da cidade.
Policia MT Suspeito de estuprar menor de 14 anos no Pedra 90 nega o crime e culpa um 'amigo'
A Polícia Militar prendeu nesta quarta-feira (29) Jonathan Alves de Souza, de 31 anos, principal suspeito de ter estuprado uma menor de 14 anos no bairro Pedra 90, em Cuiabá, na noite da última segunda-feira (27).
Meio Ambiente Período proibitivo do fogo em Mato Grosso começa nesta sexta-feira (1º)
Durante a emergência ambiental, são permitidas medidas temporárias preventivas, como a contratação de brigadistas temporários pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) para auxiliar no trabalho dos bombeiros militares.
Saúde Hospital Metropolitano passa a ofertar serviço de neurocirurgia
Foram ampliados no hospital 30 novos leitos de UTI, sendo 10 para pós-operatório, 10 para atendimento geral e 10 para neurologia, disponibilizados desde as 19h de quarta-feira (29.03).
Educação/Vestibular Seduc realiza em Cuiabá 1º Fórum Estadual de Educação Indígena
Em um dos principais painéis, foi realizada a apresentação e análise de Avaliação Diagnóstica referente a 2021, pelo coordenador de Educação Escolar Indígena, Lucas de Albuquerque Oliveira, e pelo técnico pedagógico da Seduc, Samuel Chaves. Eles debateram os Modelos de Atendimento Educativo para Educação Escolar Indígena e o papel das DREs na Gestão Administrativa e Pedagógica das Escolas Indígenas.
Cidades/Geral Crea-MT fará fiscalização em 29 municípios no mês de julho; dois serão alvo de “Operação Pente Fino”
Tem início na próxima segunda-feira (04/07) as ações fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) previstas para o mês de julho. As fiscalizações seguem até o dia 29 e, nesse período, serão realizadas inspeções em 29 municípios e dois distritos do Estado, tendo como alvo: Obras públicas e particulares, construção civil, postos de combustíveis, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), Usinas Hidrelétricas (UHE), indústrias, frigoríficas, laticínios, armazenagem de grãos, contratos e ISSQN.
“A fiscalização visa garantir que os serviços das Engenharias, Agronomia e Geociências estejam sendo executados por profissionais devidamente registrados no Conselho. Por meio das ações fiscais impedimos que pessoas sem qualificação exerçam as atividades de profissionais legalmente habilitados”, explicou o gerente de Fiscalização do Crea-MT, Jakson Paulo da Conceição.
Ainda segundo Jakson, as ações têm o propósito de verificar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e a existência de profissionais habilitados em obras e serviços relacionados a Engenharia, Agronomia e Geociências.
Municípios fiscalizados – Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Confresa, Curvelândia, Denise, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Lambari D’Oeste, Lucas do Rio Verde, Nova Brasilândia, Nova Olímpia, Nova Ubiratã, Novo Horizonte do Norte, Planalto da Serra, Porto dos Gaúchos, Porto Estrela, Rio Branco, Rondonópolis, Salto do Céu, Santa Cruz do Xingu, Santa Rita do Trivelato, São José do Xingu, Sorriso, Tabaporã, Tangará da Serra e Vera. Distritos: Boa Esperança e Peresópolis.
Operação Pente Fino
Entre os dias 11 e 15 de julho o município de Tangará da Serra será alvo da ‘Operação Pente Fino’ do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). Na ocasião, serão fiscalizadas obras públicas e civis, comércio de defensivos, indústrias e viveiros.
Já no final do mês, entre os dias 25 e 29 de julho, a ‘Operação Pente Fino’ passará por Campo Novo do Parecis. No município, os alvos da operação serão: construções civis, contratos e ISSQN, indústrias, postos de combustíveis e frigoríficos.
Sarah Mendes sob supervisão de Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) / Fotos: Igor Bastos
Cidades/Geral Aeroportos de Mato Grosso fazem campanha contra o trabalho infantil
Em Mato Grosso, a Centro-Oeste Airports, concessionária que administra os aeroportos de Sinop, Alta Floresta, Rondonópolis e o Aeroporto Internacional de Cuiabá - Marechal Rondon, participa, mais uma vez, como apoiadora da campanha. Para contribuir com a mobilização, a empresa está veiculando, desde o dia 22, filmes produzidos pelo MPT nos monitores dos aeroportos.
Cidades/Geral Estado tem alto risco de surtos por doenças de origem animal
A capacidade de resposta frente a situações de risco desses estados foi levada em consideração durante a análise e, segundo a bióloga Gisele Winck associada a Fiocruz, e autora principal do artigo, esse é um fator que torna o País em uma “potencial incubadora” dessas doenças.
Cidades/Geral 97% dos pacientes em UTIs de MT não tomaram todas as doses da vacina contra a covid-19
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), atualmente há 106 pessoas internadas por complicações da covid-19 nas UTIs em Mato Grosso. Desses pacientes, 103 não tomaram todas as doses da vacina contra o novo coronavírus, ou seja, as duas doses iniciais e a dose de reforço.