Publicado em Sábado - 19 de Fevereiro de 2022 | por Vanessa Moraes

Opinião O envelhecimento e a audição

A Presbiacusia é caracterizada por uma perda auditiva nos dois ouvidos para tons de alta frequência, resultante de mudanças degenerativas e fisiológicas no sistema auditivo com o aumento da idade.

Leia mais...

Opinião Vírus domina noticiário; tem fatos positivos, negativos e sem explicações

Publicado em Sexta - 18 de Fevereiro de 2022 | por ALFREDO DA MOTA MENEZES

A Covid domina o noticiário mundial. Tem fatos positivos, negativos e outros sem explicações ainda.

Leia mais...

Opinião Agrotóxicos e os novos critérios para aprovação

Publicado em Sexta - 18 de Fevereiro de 2022 | por Arno Schneider

Argumenta o Mapa que se um pesticida foi anteriormente aprovado por três países, entre eles EUA, Japão, Austrália e países da Comunidade Europeia que utilizam os mais rigorosos critérios de segurança, já haveria a possibilidade de o Brasil aprovar em caráter provisório o seu uso.

Leia mais...

Opinião Não ao tabu e sim a beleza

Publicado em Sexta - 18 de Fevereiro de 2022 | por Nayara Cerutti

Sim, as mulheres são mais cobradas que os homens em tudo inclusive na aparência. Pode parecer até charmoso para um homem de negócios chegar em uma reunião com olheiras, e a gravata um pouco torta, vão avaliar que ele estaria cansado por ter se dedicado a pensar muito na pauta da reunião, mas com certeza estaria com ideias brilhantes.

Leia mais...

Opinião Ambiente político e a realidade

Publicado em Quinta - 17 de Fevereiro de 2022 | por Onofre Ribeiro

De outro, as inovações inevitáveis que estão nos alcançando em grande velocidade e sem a mínima chance de que o passado volte a funcionar como antes. No Brasil está em andamento um esforço muito grande dentro das corporações do Estado e na mídia pra se agarrar ao passado que vai definhando dia após dia.

Leia mais...

Opinião Os sinais da menopausa

Publicado em Quinta - 17 de Fevereiro de 2022 | por Giovana Fortunato

É um episódio que, geralmente, acontece entre os 40 e 60 anos por conta da queda dos níveis de estrógeno e progesterona no corpo, que é causada pelo envelhecimento dos ovários.

Leia mais...

Opinião O crime de peculato

Publicado em Quarta - 16 de Fevereiro de 2022 | por Vinícius Segatto

Para configurar o peculato, o sujeito ativo do crime precisa ser um funcionário público que tenha a posse do bem em razão do exercício da sua função, ou que mesmo não tendo a posse, vale-se do seu cargo para apropriar ou desviar desse bem.

Leia mais...

Opinião CPI do leite

Publicado em Terça - 15 de Fevereiro de 2022 | por VICTOR MAIZMAN

A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso através de seus parlamentares já tem o número suficiente de assinaturas para constituir e instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, para apurar possível infração da ordem econômica na cadeia produtiva do leite e seus derivados, levando em conta inexistência de livre concorrência na relação entre as empresas de laticínio e os produtores de leite, abuso de posição dominante com imposição unilateral de preço pós-fixado e a prática de truste por conta do incentivo ao consumo do chamado de leite longa vida.

Leia mais...

Opinião Dia do rádio

Publicado em Terça - 15 de Fevereiro de 2022 | por GONÇALO ANTUNES DE BARROS

O dia 13 de fevereiro de 1946 foi marcado pelas Nações Unidas como o dia da criação do rádio. Também, no ano de 2011 foi proclamado, na Conferência Geral da UNESCO, o Dia Mundial do rádio, eternizando essa importante comunicação em massa.

Leia mais...

Opinião Regime de Precatórios

Publicado em Segunda - 14 de Fevereiro de 2022 | por Ricardo Alves dos Santos Júnior

Portanto, diferentemente do que se sucede em uma relação privada, na qual o acervo patrimonial do devedor é usado para honrar a obrigação reconhecida pelo Poder Judiciário, os liames envolvendo entes públicos possuem um regime próprio de adimplemento.

Leia mais...