Artigos Opinião
Outros outubros virão
O processo histórico é complexo e dinâmico e a sua evolução não é linear. Há períodos de retrocesso e há momentos de ruptura. É como um rio que atravessa um continente e cujas águas ora são retidas em sinuosos meandros e ora se precipitam em caudalosas cataratas. Porém, atrasadas ou apressadas, o seu destino é abraçar o oceano.
Ainda a reeleição
No artigo da semana passada abordei o instituto da reeleição, suas nuances e desdobramentos, com a certeza de que ele é mais negativo do que positivo, pois impede a renovação dos quadros políticos, com o seu viés autocrático. A democracia implica na renovação periódica dos quadros políticos.
Ansiedade e infarto
Afinal, o infarto requer atendimento de urgência, para que consequências mais graves sejam evitadas. Já a crise de ansiedade, embora não cause perigo de morte, precisa ser diagnosticada e tratada para que a qualidade de vida do paciente melhore.
Infância com menos telas, isso é possível?
É durante o sono que os ossos fortalecem, que o cérebro se desenvolve, que protegemos o sistema imunológico e o mais importante, é quando fixamos a memoria. Criança que abusa das telas além de ter saúde física frágil vai ter saúde mental abalada.
Um pouco sobre o câncer na infância
Globalmente, esse é um aumento considerável desde meados da década de 1970, quando a taxa de sobrevida em 5 anos era de apenas 58%. Ainda assim, as taxas de sobrevida variam com o tipo de câncer e outros fatores.
Na eleição
A pergunta é saber por que as Forças Armadas, que tem função constitucional diferente, estão envolvidas com urna eletrônica? Pode até ter a imagem arranhada perante a opinião pública por obedecer ordem de “trabalho” do presidente que não faz parte das tarefas dessa instituição.
Os limites do STF
Todavia, com o atual texto constitucional, além do Procurador-Geral da República, foi conferida a legitimidade também a outros personagens para acionar o Supremo Tribunal Federal de forma direta, ou seja, sem passar pelo crivo de outros Tribunais.
Eleição do fim do mundo
Em 2018 surge o primeiro fora de parâmetros ideológicos: Jair Bolsonaro. Identificado como direita, não tem perfil ideológico claro. Ao longo da administração ganhou a classificação de extrema-direita. Na verdade, nada disso é verdade. Porque ele surgiu em 2018 no vácuo de um grande movimento chamado de anti-lulopetismo. Sua gestão foi errática quanto a ideologias.
O olhar para eles e elas
Não se cuida de prazeres materiais, mas, sim, de vida que demonstre e encontre prudência. Nas lições sobre ética, vislumbra-se que o ser ético vai muito além do arcaico conceito, tendo na prática do bem que redunda na felicidade, a eticidade.
Gestão de risco
Primeiramente é importante conceituar o que é risco: é a possibilidade de que eventos aconteçam e afetem o alcance da estratégia e dos objetivos, geralmente impactando de forma negativa, ou seja, uma incerteza.