Artigos Opinião
Ferrogrão, Amazônia, poder político
Ao atender em liminar ao pedido do PSOL, de não autorizar a passagem da ferrovia Ferrogrão dentro do Parque Nacional de Jamanxim, no Pará. O projeto da ferrovia prevê a redução de pequena parte de 862 hectares do parque pra passagem dos trilhos que ligarão Sinop, em Mato Grosso, ao porto fluvial de Miritituba, no Pará.
O dilema de contratos futuros de soja
A princípio, a melhor e mais rápida solução é que os acordos sejam resolvidos de maneira extrajudicial. Como também está em discussão o fator atraso na entrega, é recomendado que produtores enviem notificações consubstanciadas em embasamento técnico de engenheiros agrônomos. O documento deve conter dados sobre a produção, como a maturidade da soja e motivação pela qual o grão ainda não será entregue.
Fiagro - Imóveis rurais no radar
O Fiagro poderá fazer aplicações em imóveis rurais, dentre outras. Segundo o senador Paulo Rocha (PT/PA), com essa possibilidade, investidores estrangeiros poderão investir em terras nacionais além do limite legal. A polêmica parece infundada. F
Mansplaining
E aqui deve-se deixar bem evidente a diferença entre lugar de fala e protagonismo. Lugar de falar é, por liberdade, de toda e qualquer pessoa. Todavia, por protagonismo deve-se entender aquele ou aquela que na ‘pele’ sente a realidade, possuindo total direito de representar com a fala. Trocando em miúdos: aos homens é dado o direito de discorrer sobre o tema feminismo. Entretanto, o palco ou a mesa de honra deve ser delas.
Um golpista à solta
Seu discurso aos correligionários e apoiadores de que terá que tomar “medidas duras” é mais uma bravata e ameaça ao STF, à sociedade e até mesmo ao legislativo, caso não se aprove seu recurso. Torce secretamente para que haja alguma convulsão social para poder utilizar dos recursos extraordinários de que dispõe a constituição para essas ocorrências.
Negacionismo, incompetência e catástrofe nacional
A evolução da pandemia do coronavirus foi rápida e atingiu praticamente todos os paises, em todos os continentes. Todavia, a incidência tanto de casos quanto de mortes tem sido bem diferentes, sendo que as Américas (Norte, Central, Sul e Caribe), além da Europa concentram a grande maioria tanto de casos quanto de mortes.
O que importa nessa vida? Parte III
No artigo anterior, vendo a indignação da sociedade mato-grossense e brasileira com mais uma benesse aos doutores da lei do MPE/MT, eu apenas reproduzi o que muitos queriam falar. Os doutores da lei, segundo o Portal Transparência, não recebem menos de 40 mil reais por mês. E passarão a receber mais para cuidarem da saúde, mesmo estando trabalhando em "home office", ou seja, em casa.
Lockdown de almas?
Às vezes fico pensando na parcela da sociedade pega no “stop” que o vírus SARS-CoV-2 obrigou a humanidade a realizar, em posição desconfortável e sem qualquer preparação para tal acontecimento, quer seja em nível material, psicológico ou espiritual.
Cenários pós Covid-19 em Mato Grosso
Nesse grave contexto, acredito que devemos tomar medidas transformadoras. Parar com as brigas e mesquinharias políticas entre os políticos e suas politicagens e nos unir em prol da sociedade, porque temos uma oportunidade histórica de reconstruir nossas vidas para o bem-estar e a melhoraria da humanidade.
É possível aumentar a arrecadação municipal sem aumentar impostos?
De lá para cá muita coisa mudou. As cidades do século 21 tem tráfego intenso, são tecnológicas, digitais. Tudo ganhou uma velocidade exponencial, mas ainda lidamos com processos lentos e pouco eficientes que impactam na gestão pública e nos serviços oferecidos à população.