Publicidade

Publicado em Quinta - 05 de Outubro de 2023 | por Victor Humberto Maizman

Os limites do STF

Tal fenômeno induz a que sejam feitos alguns questionamentos sobre os limites constitucionais no tocante a atuação da Corte Suprema, em especial os fatores que a levam a ser protagonista no cenário político nacional.

Leia mais...

Viva os Conselhos Tutelares!

Publicado em Quinta - 05 de Outubro de 2023 | por Katiuscia Manteli

No entanto, não basta apenas ter leis no papel. É fundamental que elas sejam aplicadas e fiscalizadas de maneira eficaz. É aí que os Conselhos Tutelares entram em cena como guardiões incansáveis do ECA e como pilares da nossa sociedade.

Leia mais...

Casamento livre

Publicado em Quarta - 04 de Outubro de 2023 | por Rosana Leite Antunes de Barros

Os estudos, através de pesquisas populares, e do IBGE, mostram pelo PNAD, que os perfis familiares já se distanciaram do modelo legal e tradicional. Por evidente, o segmento LGBTQIAPN+ carece de legislação a respeito.

Leia mais...

A Importância da Carteira de Trabalho assinada

Publicado em Quarta - 04 de Outubro de 2023 | por Giselle Saggin

Primeiro, na carteira estão anotados detalhes importantes, como as funções desempenhadas, os contratos, os salários e promoções recebidas, entre outras, funcionando como um currículo do trabalhador comprovando sua experiência profissional, o que conta muito em um mercado competitivo.

Leia mais...

Está fazendo 30 anos

Publicado em Terça - 03 de Outubro de 2023 | por ONOFRE RIBEIRO

Transcrevo a seguir trechos de um artigo escrito pelo professor Serafim Carvalho Melo, geólogo e diretor da Federação das Indústrias de Mato Grosso, à época. Ele foi o pioneiro, com uma caravana de dois ônibus leito a sair de Cuiabá até o Sul do Peru.

Leia mais...

Casamento livre

Publicado em Terça - 03 de Outubro de 2023

Mais uma vez, como um incômodo, o amor entre pessoas é questionado. Um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional visa extirpar os registros de uniões homoafetivas.

Leia mais...

Transição energética

Publicado em Segunda - 02 de Outubro de 2023 | por RENATO DE PAIVA PEREIRA

Nestes dias em que o clima do mundo inteiro parece estar virado de ponta cabeça, as pessoas buscam um culpado para justificar tamanho desarranjo. Catástrofes não faltam: algumas regiões sofrem com secas inusitadas enquanto outras estão debaixo d’água; tempestades violentas destroem cidades, ciclones assolam países e a temperatura média da terra nunca esteve tão alta.

Leia mais...

O fetiche do PIB

Publicado em Segunda - 02 de Outubro de 2023 | por LUIZ HENRIQUE LIMA

Esse fetiche nos fascina, nos governa, nos ilude e nos atrasa. Esse fetiche perpassa diversas gerações, ideologias políticas, crenças religiosas e preferências clubísticas.

Leia mais...

Cometer injustiça

Publicado em Domingo - 01 de Outubro de 2023 | por Gabriel Novis Neves

Para evitar que isso aconteça ainda hoje, aprendi em 1968, quando secretário de Educação e Cultura do Estado - à época não dividido -, comparecendo em inúmeras colações de grau, do antigo curso primário, ginasial e científico.

Leia mais...

A pressa do tempo

Publicado em Domingo - 01 de Outubro de 2023 | por Wilson Carlos Fuáh

São esses pensamentos que nos dão o poder para direcionar as ações para o certo ou para o erro, por isso, os bons pensamentos devem ser cultivados e todas as ações planejadas devem ser iniciadas com otimismo, pois essa sensação de vitória, interferem positivamente em nossas decisões futuras.

Leia mais...