Publicado em Quarta - 18 de Outubro de 2023 | por Hilda Menna Barreto

A mamografia na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Mulheres com mutação dos genes BRCA1 ou BRCA2, ou com parentes de 1° grau com carcinoma mamário ou com mutação genética comprovada, devem realizar o rastreamento anual com mamografia a partir dos 30 ou 35 anos de idade.

Leia mais...

Outubro: é preciso falar sobre

Publicado em Quarta - 18 de Outubro de 2023 | por Rosana Leite Antunes de Barros

Logo, tem se conseguido manter com procedimentos e medicamentos a vida das pessoas, descobrindo-se a doença no início. Ao se pensar nos recortes de raça, cor e orientação sexual, os agravantes se tornam maiores.

Leia mais...

Feito no Brasil, pelos brasileiros

Publicado em Quarta - 18 de Outubro de 2023 | por Luciano Vacari

Os produtos artesanais são elaborados com matéria-prima de origem animal, de produção própria, fabricados com a utilização de técnicas predominantemente manuais por indivíduo que detenha o domínio integral do processo produtivo e utilize receita preferencialmente tradicional respeitando as características regionais e costumes.

Leia mais...

Por um mundo sem pobreza

Publicado em Terça - 17 de Outubro de 2023 | por Juacy da Silva

A Assembleia Geral da ONU aprovou uma Resolução nesse sentido em 22 de dezembro de 1992. Assim, o “17 de outubro” representa uma oportunidade para reconhecer o esforço e a luta das pessoas que vivem na pobreza, uma oportunidade para ouvir seus problemas e um momento para reconhecer que os pobres são os primeiros em lutar contra esta pobreza que os acomete.

Leia mais...

Mentiras, mentiras e mentiras

Publicado em Terça - 17 de Outubro de 2023 | por Robson Fraga

Mentiram quando falaram da liberdade de expressão. Mentira: ainda hoje jornalistas são perseguidos. Gays, lésbicas e simpatizantes hostilizados nas ruas por que amam diferente daqueles que acham normal apenas uma forma de amor.

Leia mais...

Por um mundo sem pobreza

Publicado em Segunda - 16 de Outubro de 2023 | por JUACY DA SILVA

Neste 17 de Outubro de 2023, o mundo estará celebrando mais um DIA INTERNACIONAL DE ERRADICAÇÃO DA POBREZA, vamos refletir um pouco mais sobre esta mancha social, política e econômica que tanto nos entristece e envergonha como cidadãos e cidadãs e também como membros desta grande família universal que é a Humanidade.

Leia mais...

Outubro: é preciso falar sobre

Publicado em Segunda - 16 de Outubro de 2023 | por ROSANA LEITE

O site da Agência Patrícia Galvão divulgou importante pesquisa realizada pelo The Lancet sobre a saúde das mulheres. Concluiu-se que a abordagem feminista pela saúde das mulheres, teria o condão de salvar vidas.

Leia mais...

Síndrome do fracasso inevitável

Publicado em Sexta - 13 de Outubro de 2023 | por Thiago Vinicius Pinheiro da Silva

No serviço público, a síndrome do fracasso inevitável pode se manifestar em diferentes cenários. Por exemplo, um servidor público que recebe repetidamente tarefas de menor importância pode começar a se sentir desvalorizado e, como resultado, seu desempenho pode diminuir.

Leia mais...

As guerras partidárias

Publicado em Sexta - 13 de Outubro de 2023 | por Gaudêncio Torquato

Os EUA, infelizmente, borram sua imagem de liderança no painel das democracias planetárias. Quais as razões para tal mudança de paradigma? A principal aponta para a alteração da fisionomia política na sociedade pós-industrial. A política deixa de ser missão para se tornar profissão.

Leia mais...

A Existência Humana

Publicado em Quinta - 12 de Outubro de 2023 | por Gonçalo Antunes de Barros Neto

A busca pelo entendimento da existência humana tem sido uma constante na filosofia ao longo dos séculos. Desde os primeiros pensadores da Grécia Antiga até os filósofos contemporâneos, a questão da existência tem desafiado mentes brilhantes.

Leia mais...