Publicidade

Publicado em Sexta - 01 de Novembro de 2013 | por NESTOR FERNANDES FIDELIS

Finados?

Para muitas pessoas, a morte é o fim de tudo; para outras tantas, é um castigo. Há aqueles que pensam ser a morte um mistério que não deve ser desvendado, tampouco comentado, para não atraí-la, visto terem verdadeiro pavor da sua chegada. Mas cresce o número de pessoas que veem a morte como a falência dos órgãos físicos vitais, propiciando a liberdade ao Espírito que naquele corpo, até então, habitava.
Leia mais...

HIPERATIVIDADE: Como crianças hiperativas são trabalhadas em sala de aula;

Publicado em Quinta - 31 de Outubro de 2013

RESUMO: Os casos de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) vêm aumentando muito em todo país, sendo pouco conhecido, apesar dos estudos a respeito terem se intensificado nas últimas décadas. Esta pesquisa teve como objetivos apresentar fatos que diariamente o professor enfrenta em sala de aula com aluno hiperativo; conhecer quais as características de uma criança hiperativa e avaliar se todos os alunos que apresentam os sintomas do TDAH fizeram ou fazem tratamento. Pode se concluir que ainda existe uma lacuna a ser preenchida, pois os professores, pais e familiares não possuem o conhecimento do transtorno e que muitas vezes não procuram a ajuda necessária, dificultando assim o trabalho a ser desenvolvido com a criança em sala de aula, e em seu convívio social.
Leia mais...

A Contribuição da Psicomotricidade na Educaçã Infantil

Publicado em Quinta - 31 de Outubro de 2013

O presente trabalho traz a tona às contribuições da psicomotricidade na educação infantil, a psicomotricidade é a ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento em uma relação ao seu mundo interior e exterior. Assim esta ciência veio para que haja entendimentos acerca do seu real objetivo que é o de incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças , além de se divertirem,criam,interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem.Então percebe-se que os profissionais da educação além de utilizar,acabam recomendando que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil.Assim a um destaque da psicomotricidade na educação infantil,que é o de criar oportunidades e espaços para que as crianças possam realizar várias atividades,sempre experimentando o novo,tornando-se cada vez mais confiantes,saudáveis e autônomos.
Leia mais...

A história do sofá

Publicado em Quarta - 16 de Outubro de 2013 | por Gabriel Novis Neves

Vira e mexe uma decisão do poder público me faz lembrar a história do sofá do português. É tão antiga que todos conhecem - menos as novas gerações.
Leia mais...

Ser professor é sacerdócio

Publicado em Quarta - 16 de Outubro de 2013 | por Licio Antonio Malheiros

Infelizmente a educação em nosso país, tem sido tratada pelos governantes (leia-se) Federal, Estadual e Municipal, com maior descaso possível. Em nosso Estado, a coisa está pior, em função de uma greve dos professores, que se arrasta, por 65 dias. Em se tratando da educação em nosso Estado; hoje 15 de outubro, dia em que se comemora o Dia dos Professores. Aqui, não temos nada para comemorar, pois a referida greve penalizam os próprios professores e, os 430 mil alunos que estão sem aulas.
Leia mais...

O sábio professor cuiabano

Publicado em Quarta - 16 de Outubro de 2013 | por Wilson Carlos Fuá

Dia 15 de outubro legalmente é dia dos professores, mas todos nos que reconhecemos a contribuição que recebemos dos nossos mestres como presente em nosso saber, temos a consciência que todos os dias e todas as horas os professores devem ser homenageados.
Leia mais...

A inveja

Publicado em Quarta - 16 de Outubro de 2013 | por Gabriel Novis Neves

De tão maléfico, este sentimento é classificado pelo catolicismo como um dos sete pecados capitais, e tem acompanhado a humanidade através da sua trajetória pela terra, aliás, muito bem descrito desde os tempos bíblicos, quando Caim matou Abel.
Leia mais...

Com Conviver Com a Violência

Publicado em Sexta - 11 de Outubro de 2013 | por Wilson Carlos Fuá

Hoje, Cuiabá está entre as cidades mais violentas do país, é todo tipo de violência, desde assalto a mão armada até agressão verbal no trânsito, são saidinhas de banco indo até sequestros relâmpagos. As casas são arrombadas e as famílias são violentadas fisicamente e moralmente. A pior missão cabe aos parentes, enterrar os seus mortos por força da banalidade que tomou conta de Cuiabá.
 
Leia mais...

Dia das Crianças e trabalho infantil

Publicado em Sexta - 11 de Outubro de 2013 | por José de Paiva Netto

Temos uma boa notícia para comemorar este ano no Dia da Criança, 12 de outubro. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) comunicou que, entre 2000 e 2013, foram reduzidos em um terço os casos de trabalho infantil no mundo. O número de crianças e adolescentes (de 5 a 17 anos) que trabalham caiu de 246 milhões para 168 milhões.
Leia mais...

Caminho e entrave ao autoconhecimento

Publicado em Sexta - 11 de Outubro de 2013 | por Eldes Ivan de Souza

O texto deste artigo é um excerto e uma adaptação que fiz da obra Jesus – Aproximação Histórica, de autoria de José Antonio Pagola, publicado pela editora Vozes,5ª edição, 2012, que começa assim :
Leia mais...