Publicado em Terça - 14 de Agosto de 2012 | por Mario Eugênio Saturno

Violência piora?

A violência humana foi algo que sempre me interessou. Sempre acreditei na humanidade e em um futuro de paz e progresso. Por outro lado, causa-me espécie ver um país tão pacifista como o Brasil com uma violência interna tão grande. A quantidade de mortos sem motivo, inclusive no trânsito, é muito grande. Certamente, a omissão das autoridades é patente, falta fiscalização, falta legislação, falta cultura.
Leia mais...

VLT: O melhor para Cuiabá

Publicado em Domingo - 12 de Agosto de 2012 | por José Geraldo Riva

A realização da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá é uma oportunidade para Mato Grosso receber investimentos em áreas estruturantes. Por meio do evento futebolístico, o desenvolvimento será realidade e o mundo terá conhecimento sobre os nossos potenciais.
Leia mais...

Nada de Novo

Publicado em Domingo - 12 de Agosto de 2012 | por Lourembergue Alves

Nova pesquisa de intenção de votos a prefeito de Cuiabá. Porém, o cenário político-eleitoral continua o mesmo de antes. Nenhuma mudança. Pelo andar da carruagem eleitoral, candidato algum mudará sua colocação de início. Isso é ruim. Bem mais quando se percebe a incapacidade dos postulantes retardatários. Não reagem, e até parecem conformados com os lugares em que lhes foram reservados na fotografia divulgada.
Leia mais...

Justiça seja feita!

Publicado em Sexta - 10 de Agosto de 2012 | por Maurício Aude

Hoje, dia 11 de agosto, comemoramos o dia do advogado, aquele que tem por designação constitucional colaborar com o aperfeiçoameto da justiça, exercendo papel de extrema relevância na pacificação de conflitos sociais.
Leia mais...

Revalidação de diploma de médicos

Publicado em Quinta - 09 de Agosto de 2012 | por GABRIEL NOVIS NEVES

É um assunto sério a revalidação de médicos formados no exterior, especialmente para os que desejam exercer a sua profissão em nosso país.
Leia mais...

Outra vez pau em nós?

Publicado em Quinta - 09 de Agosto de 2012 | por Eduardo Póvoas

Parece que Cuiabá nasceu para sofrer.
Já escrevi sobre a Copa do Mundo por estas bandas e coloquei em todos meus artigos a minha clara e cristalina posição.

Leia mais...

Alinhamento Político (2)

Publicado em Quarta - 08 de Agosto de 2012 | por Juacy da Silva

Ao escrever o artigo anterior com o mesmo título meu propósito foi o de estimular os leitores e eleitores, já que dentro de poucos meses estaremos escolhendo prefeitos e vereadores de milhares de municípios , a refletirem um pouco mais quando de suas escolhas.
Leia mais...

Um país derrotado

Publicado em Segunda - 06 de Agosto de 2012 | por Pedro Cardoso da Costa

Passa Olimpíada, entra Olimpíada e o desempenho do Brasil não melhora ou ao menos inicia uma linha ascendente no quadro de medalhas. Há ressalvas a serem consideradas, como ingresso pela primeira vez depois da realização de cinco edições. Mas as causas vão além da falta de qualquer política nacional para os esportes, da omissão quase absoluta do brasileiro na prática de esporte. Um diagnóstico preciso é difícil, pois nunca existe apenas uma causa para a obtenção de resultados tão pífios.
Leia mais...

Educação, vitórias e derrotas

Publicado em Domingo - 05 de Agosto de 2012 | por Mario Eugênio Saturno

Quando passei no vestibular, em 1980, na Universidade Federal de São Carlos, fui alertado que viveria na cidade vermelha do Brasil, ou seja cidade que agregava muitos comunistas. Na verdade, São Carlos mostrou-se uma cidade progressista, uma Florença em pleno estado de São Paulo. Certamente incutiu em mim uma grande tolerância às ideias divergentes.
Leia mais...

Mensalão: por onde anda a OAB?

Publicado em Quinta - 02 de Agosto de 2012 | por Luciana Serafim

Vai começar o maior julgamento já visto no Supremo Tribunal Federal, em termos de complexidade em matéria penal. Uma gama de réus, cada qual com uma reconhecida banca de advogados criminalistas. O currículo da maioria dos colegas dispensa qualquer apresentação: tem histórico e grande conhecimento jurídico. A opinião pública acompanha o caso, oscilando entre opiniões apaixonadas e partidárias e uma curiosidade atípica pela grandiosidade do caso. Mas falta alguém nesse cenário: a OAB.
Leia mais...