Publicado em Quarta - 01 de Agosto de 2012 | por Gabriel Novis Neves

Manguinhas de fora

Aos poucos, o atual governador está colocando as suas manguinhas de fora e mostrando ao nosso povo como recebeu o Estado do seu antecessor.
Leia mais...

Investimento para Chapada

Publicado em Terça - 31 de Julho de 2012 | por José Geraldo Riva

Sem dúvida, Chapada dos Guimarães é uma das cidades mais lindas do país. As belezas naturais do município são sempre valorizadas pelos turistas que visitam durante todo o ano.
Leia mais...

Solidão da pobreza

Publicado em Segunda - 30 de Julho de 2012 | por Onofre Ribeiro

Tenho uma propriedade rural em Acorizal, próximo a Cuiabá e lá, nos fins de semana, ouço bastante o rádio. Numa dessas sessões noturnas de “zapping” entre uma estação e outra, acabei por descobrir um programa na rádio 101,9, da capital, às 19h30m, que transmite recados das famílias para os presos em penitenciárias.
Leia mais...

A derrapada eleitoral

Publicado em Segunda - 30 de Julho de 2012 | por Lourembergue Alves

Dos bairros, se tem a melhor visão do cenário político-eleitoral várzea-grandense. Não é para menos. Pois, há muito, a área central da cidade perdeu a condição de termômetro da política local. Isso, aliás, ficou claro nas últimas eleições, quando a periferia forneceu os retratos fiéis das campanhas eleitorais de 2004 e 2008.
Leia mais...

Um passo a mais

Publicado em Domingo - 22 de Julho de 2012 | por Eduardo Mahon

A democracia plena demanda acesso irrestrito às informações públicas. Um passo fundamental na administração foi dado ao divulgar os salários do funcionalismo, incluindo o de autoridades judiciárias. Não foi surpresa alguma ao se constatar uma distorção histórica que é a quebra dos limites constitucionais de vencimentos pela cumulação sucessiva de vantagens, indenizações e outros proventos não discriminados. Novamente, a Ordem dos Advogados que cobra transparência, omite-se em dar o exemplo e fazer o mesmo com os próprios funcionários.
Leia mais...

A consultoria RH e a competitividade das empresas

Publicado em Quinta - 19 de Julho de 2012

Sem grandes esforços é possível constatar que a evolução tecnológica está atingindo todos os setores da sociedade. Também é fácil de constatar que as pessoas, sejam elas lideres ou liderados, estão mais exigentes em todos os aspectos.
Leia mais...

As Intervenções do Poder Judiciário nas Licitações

Publicado em Quinta - 19 de Julho de 2012 | por Rafael Costa Bernardelli

A concepção de processo licitatório implica numa série de movimentos que correspondem a momentos que podem ser fracionados, os quais podem ser considerados atos administrativos.
Leia mais...

Lampião no Mundo das Celebridades

Publicado em Quinta - 19 de Julho de 2012 | por Archimedes Marques

Octavio Iani ( 1926/2004), considerado um dos fundadores da sociologia no Brasil, tem um belo estudo sobre tipos e mitos do pensamento brasileiro. Para ele, o Brasil pode ser visto ainda como um país, uma sociedade nacional, uma nação ou um Estado-não nação em busca de um conceito. É neste processo de buscar uma cara que florescem as figuras e as figurações, os mitos e as mitificações de "Lampião", "Padre Cícero", "Antonio Conselheiro", "Tiradentes", "Zumbi" e outros, reais e imaginários.
Leia mais...

Criação Desnecessária

Publicado em Terça - 17 de Julho de 2012 | por Lourembergue Alves

Completam-se, hoje, onze dias de campanha político-eleitoral. Sua temperatura ainda continua morna. Sem grandes lances, em especial na disputa pela prefeitura de Cuiabá. Ainda que se tenham ataques pessoais. Estes, na maioria das vezes, dirigidos a quem se encontra à frente das pesquisas.
Leia mais...

A propósito...(2)

Publicado em Domingo - 15 de Julho de 2012 | por Onofre Ribeiro

Continuo este série de três artigos numa tentativa de abordagem do contexto da região Centro-Oeste e, nela, Mato Grosso desde a década 60, a partir da construção de Brasília, como uma descentralização político-cultural do Brasil litorâneo. No primeiro artigo falei da criação da UnB como construtora de um marco civilizatório partindo de Brasília, para iniciar a construção de um Brasil do interior para o litoral.
Leia mais...