Publicado em Sexta - 02 de Julho de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

As obras da Copa 2014

A desclassificação do Morumbi (SP) como um dos estádios da Copa do Mundo de 2014, ainda deve render muita discussão. Da mesma forma, o projeto de construir o “Piritubão”. O São Paulo não tem os recursos que o projeto de reforma determinado pela comissão da Fifa exige e, com isso prefere até ficar fora do mundial.
Leia mais...

Pose de mais, ciência de menos

Publicado em Sexta - 02 de Julho de 2010 | por Onofre Ribeiro

Inicio este artigo adiantando que não aprecio o futebol da maneira como ele habitualmente é visto: como paixão. É um esporte que já foi mais significativo, antes de se tornar um negócio bilionário, estritamente comercial. Vejo jogos apenas na época de copas do mundo, com reduzido interesse.
Leia mais...

VLT é solução para mobilidade urbana em Cuiabá

Publicado em Quinta - 01 de Julho de 2010 | por José Geraldo Riva

A Copa do Mundo é um grande evento que nos faz parar por alguns instantes, ficar na frente de uma televisão e torcer para nosso time. Nesses momentos, eu começo a refletir como será em 2014, quando a Copa ocorrerá no Brasil e, com um frio na barriga, lembro-me que Cuiabá será também uma subsede.
Leia mais...

Ética

Publicado em Quinta - 01 de Julho de 2010 | por Aladir Leite Albuquerque

A pergunta hoje é uma das mais comuns no meio da sociedade, referente aos  políticos de nosso Estado, onde estão os valores da, ética e do caráter.
Leia mais...

Um polo de riquezas

Publicado em Quarta - 30 de Junho de 2010 | por Eduardo Rota

Sertãozinho é um polo disseminador de riquezas no estado de São Paulo. Com pouco mais de 110 mil habitantes, distribuídos em 418 km², a cidade é forte no segmento industrial, sobretudo no setor sucroenergético, e ocupa papel de destaque no cenário econômico nacional. Seu PIB per capita é de R$ 26.586,00, o maior da região.
Leia mais...

Sem fim...

Publicado em Quarta - 30 de Junho de 2010 | por Gabriel Novis Neves

A minha professora Valéria está me ensinando a escrever “SEM FIM.” Estou gostando das aulas, entretanto já fui alertado por ela sobre o risco de transformar essas histórias de “sem fim” em tradição - um fato muito repetido, primeiro vira verdade, e com o passar dos anos, em tradição. Citou-me um exemplo bem corriqueiro: numa família de vários filhos é frequente ouvirmos que fulano ou fulana é o/a predileto/a do pai ou da mãe. Esta colocação, de tão recorrente transformou-se primeiramente em verdade e hoje se acredita mesmo que sempre existe um filho/a favorito. Virou tradição.
Leia mais...

Crédito sem discriminação

Publicado em Quarta - 30 de Junho de 2010 | por João Francisco Salomão

Lançada há dois anos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mais precisamente em 12 de maio de 2008, a Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) foi um reconhecimento tácito do governo à necessidade de fortalecer e desenvolver a indústria, bem como garantir um fluxo permanente de investimentos no setor. Afinal, a atividade manufatureira é decisiva para a multiplicação de empregos, avanço de P&D, exportações e a sustentabilidade de crescimento do PIB sem riscos de recrudescimento da chamada inflação de demanda.
Leia mais...

Aposta no passado compromete o futuro

Publicado em Quarta - 30 de Junho de 2010 | por João Guilherme Sabino Ometto

São animadoras as estimativas que acabam de ser divulgadas pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) quanto aos investimentos estrangeiros diretos (IED) na região em 2010. Seu volume deverá alcançar US$ 100 bilhões, retornando ao patamar verificado antes da grande crise mundial. O crescimento em relação ao ano passado deverá chegar a quase 50%.
Leia mais...

A segurança pública e a sociedade

Publicado em Quarta - 30 de Junho de 2010 | por Archimedes Marques

Um dos problemas mais afligente do Brasil de hoje é sem sombras de dúvidas, a questão da segurança pública que deixa a desejar aos anseios da população, pois em todos os lugares a violência e a criminalidade crescem em proporções imensuráveis e de maneira incontrolável pelo poder público.
Leia mais...

Bola na trave altera o placar

Publicado em Quarta - 30 de Junho de 2010 | por Kleber Lima

Depois da classificação do Paraguai para as oitavas da Copa do Mundo da África, provavelmente a canção “Partida de Futebol” terá outro significado para os fãs do Skank e também para os torcedores do Japão. Foi uma bola na trave do zagueiro Komano que alterou tanto o placar que o jogo ficou 5 x 3 para nossos vizinhos sul-americanos, sendo que os nipônicos sequer chegaram a cobrar o último pênalti.
Leia mais...