Artigos Opinião
A Ordem e o praiapiraputangar
Nos idos de 1979, o poeta, mais que isso, o Silva Freire nos disse em “Os peixes” que praiapiraputangar era a palavra para aquele que só queria observar os acontecimentos. Da cuiabania que orgulha à todos, o mais que advogado fez querer no neologismo representar que o homem daqui que quer só ver e não interferir não passa de um peixe, mas na areia da praia do rio esperando o predador afastar, ou a comida para abocanhar.
Eu e os 50 anos de Brasília (final)
Brasília tem algo parecido à Semana de Arte Moderna, de 1922, quando o Brasil rompeu com o passado colonial. Em 1960 Brasília rompeu com um Brasil litorâneo, alienado e ignorante do Brasil fora do Rio de Janeiro e de Recife. O mais quase não existia. O Centro-Oeste não passava de uma região desconhecida no mapa do Brasil.
A inflação está voltando
Quando Itamar Franco assumiu a Presidência da República, logo após a deposição do Collor, a economia atravessava um estado crítico de desorganização. A inflação alcançava milhares por cento ao ano. Em apenas oito meses Itamar teve quatro Ministros da Fazenda.
Dar a césar o que é de césar, e a Deus o que é Deus
Pelas palavras e instruções de Jesus Cristo, entendo que o dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus é dizer que existem dois reinos diferentes.