Artigos Opinião
Qual a hora de parar...?
Propus a parar há seis anos quando fui acometido de um câncer no intestino grosso. De lá para cá não aceitei nenhum patrocínio de causas. Debato-me com um passivo imenso de causas litigiosas que depois de um lustro insistem em me desafiar.
Empreendedorismo feminino
Afinal, muitas ainda acumulam funções dos seus lares e não recebem o mesmo estímulo que os homens para ter o seu próprio negócio. Mas ainda bem que, a cada ano que passa, as mulheres conquistam novos papéis na sociedade e caminham rumo ao protagonismo em diversos mercados de atuação.
Desiguais, mesmo iguais
Contudo, há que se homenagear o último citado filósofo quando a isso chama de percepção. Se existe ou não ‘ideias abstratas’ pode ser assunto para outro Bedelho.Filosófico; por ora, contentam-se com o posto até agora.
Os cristãos e a política
Neste sentido o evangelho tem, também, uma lucidez política. Pois, Jesus passou por este mundo fazendo o bem a todos, como diz o livro dos Atos dos Apóstolos (At 10,38). É por isso, que a Igreja, continuadora da missão de Jesus, deve continuar trazendo sua contribuição para o ordenamento político e paz social, em vista do bem de todos.
Mariana Ferrer: a (in)Justiça que fala pelas mulheres
Em nosso país, esse caso tornou-se emblemático para discutir a questão do estupro em vários sentidos, inclusive ao que se refere ao silenciamento de tal crime. O julgamento de Mariana Ferrer apenas escancarou o machismo que corrói uma sociedade marcada pela naturalização do estupro.
Ensino que salva
Desmistificar situações através do estudo faz alcançar conhecimento, livrando da ignorância, que a tantos e tantas está a aprisionar. Aprendemos que podem nos extrair tudo que é material, mas o conhecimento, aquele que nos é enxertado na mente, é impossível furtar.
Período de defeso
Nesse período proibitivo da pesca, período de defeso, que teve início a partir da (quinta-feira) 1 de outubro, momento em que as atividades pesqueiras estão proibidas nos rios de Mato Grosso, para que os peixes subam os rios para desova.
Nada vem de graça
Na verdade vivemos presos a hábitos e são estes que nos limitam, e ao desfazermos das rotinas, podemos até romper uma importante barreira rumo à evolução de nossas vidas, pois viver é saber administrar os contrastes que a vida nos oferece.
Estupro
Sempre que você não quiser, não se sentir confortável, não estiver disposta a fazer sexo, a resposta é: não. E se algum homem, seja ele quem for, continuar, ele estará cometendo um crime e a culpa jamais será sua.
O nosso caminho de pedras
A nossa incipiente democracia tem mostrado que enverga, mas não quebra. Resistiu a Color, Lula, Dilma e ora se debate heroicamente no estuário da incerteza de uma roleta russa e, se não fosse a firmeza de nossas instituições, o Capitão já teria virado ditador, sob a inspiração do seu santo de devoção: um famoso torturador. Cruz credo!!!