Artigos Opinião
Milhões de motivos para votar...
Qualquer pessoa que comece um texto, geralmente se inicia pela dúvida do título. Para este, pensei em titular com “começou a baixaria”. Imagino que a maioria esmagadora saberia que faria referência à campanha à presidência da República entre os dois principais candidatos. Dilma Rousseff tachou José Serra de biruta de aeroporto.
A anistia e a cobra
Quando éramos crianças, a literatura nos ensinava que aquecer a cobra, mesmo que necessitada, é perigoso, pois, por instinto, o réptil pode atacar. E isso não mudou. Não podemos, de forma alguma, acalentar as cobras sociais que se apresentam pelo nosso trajeto. O Supremo Tribunal Federal, ao manter intacta a Lei da Anistia, nos dá uma inequívoca demonstração de segurança jurídica. Livrou-nos da “cobra” do revanchismo que alguns pretendem reviver depois de terem se beneficiado por mais de três décadas do perdão que funcionou como pedra de toque para a redemocratização brasileira.
O verdadeiro 1º de Maio
A data de 1º de maio na verdade representa lutas históricas dos trabalhadores contra a exploração dos senhores do poder que continuam criando bolsões de pobreza em todo País, coisa que não é diferente em nosso querido Estado de Mato Grosso e em especial a nossa querida capital Cuiabá.
Adeus "Leão" Pantaneiro
Hoje, 30 de abril se meu pai vivo estivesse, seria um dia de muita tristeza para ele.
Leia mais...
Perde um de seus maiores amigos, o Dr. José Fragelli.
Invejosos e cabotinos
Onde quer que existam pessoas, existem conflitos. O ambiente corporativo não é exceção. Por mais saudável e bem administrada que seja uma empresa, por mais inteligente e bem aplicada que seja sua política de recursos humanos, ainda assim haverá espaço para que proliferem intrigas, antipatias e disputas pelo poder.
A crescente valorização do intangível
Com a virtualização contumaz do mundo, assistimos também a virtualização das grandes empresas e das grandes marcas. Hoje, apenas uma logomarca pode valer muitas vezes mais que a estrutura física das maiores multinacionais do planeta. Fato este que seria impensado em outros tempos. Por que uma marca pode valer tanto? Por que ela traz signos e sinais de uma empresa, atributos a um produto, podendo alavancar investimentos e fundos mundo afora, alicerçada pela globalização que impera atualmente.
Compromisso ético contra a inflação
Ao decidir elevar a taxa de juros em XXXX%, o Banco Central respondeu à crescente preocupação com o possível desencadeamento de uma onda inflacionária, que poderia colocar em xeque o projeto nacional de ter um crescimento econômico sustentável.
Erros desmedidos
Erros estratégicos de campanha são comuns, e cometidos por todos os atores da política. Não apenas por inexperientes. É claro que a inexperiência faz com que se erre mais. Mas erram também, e muito, os mais calejados. O ex-metalúrgico, agora na chefia da administração pública federal, se encontra nessa última lista. Na disputa de 2010, por exemplo, ele insistiu para que o deputado Ciro Gomes desistisse de sua candidatura à Presidência da República. Insistiu tanto, que acabou por "convencer" o PSB a descartar tal possibilidade.
Ironia do destino com Fragelli
Mato Grosso amanheceu de luto nesta sexta-feira (30). Recebemos a notícia de falecimento do ex-governador José Fragelli, por causas naturais, em sua casa, na cidade de Aquidauana. E que ironia... Fragelli faleceu na mesma semana em que o estádio que leva o seu nome, e é carinhosamente chamado de Verdão, começou a ser demolido.
Cronoterapia, o tempo na terapia
A ciência tem desenvolvido uma grande variedade de remédios para tratar as mais diversas doenças. Obviamente, diversos fatores influem no desempenho de um tratamento. Uma nova linha de pesquisa, que considera o ciclo circadiano humano, de vigília e sono, pode revolucionar as terapias.