Publicado em Terça - 12 de Janeiro de 2021 | por Onofre Ribeiro

Opinião Upgrade do capitalismo e do socialismo

Do mesmo modo, quem pensa que o radicalismo entre os partidos Republicano e Democrata é uma simples rusga política. Para quem pensa que o capitalismo venceu o socialismo neste mundo das pandemias. Ou que o socialismo prevaleceu sobre o capitalismo. Ou, ainda, quem acha que as ideologias de esquerda e de direta estão vivas e fortes.

Leia mais...

Opinião Peça de Retórica

Publicado em Terça - 12 de Janeiro de 2021 | por Lourembergue Alves

Mesmo assim, sem os saberem, reproduzem as táticas do velho mestre dos atenienses. Górgias era um jogador. Jogava com as palavras e ideias, sem ser o seu inventor.

Leia mais...

Opinião Onde perdemos o rumo?

Publicado em Segunda - 11 de Janeiro de 2021 | por DANIEL MEDEIROS

Deve ter sido lá atrás, quando éramos acostumados com a escravidão. Foram mais de trezentos anos, no campo e na cidade, em todas as regiões do país, a presença dos negros escravizados, trabalhando, produzindo, carregando, limpando, cabeça baixa, sem reclamar pra o dono não ser obrigado a castigar. Foi nesse tempo, aliás, que um conceito muito torto de “bondade”, “generosidade" foi se formando.

Leia mais...

Opinião Trump e Bolsonaro

Publicado em Segunda - 11 de Janeiro de 2021 | por RENATO DE PAIVA

Leia mais...

Opinião Dia de Reis

Publicado em Sexta - 08 de Janeiro de 2021 | por Auremácio Carvalho

Agora, muita denúncia de fraude, muita denúncia de fraude. Eu falei isso tempo atrás e a imprensa falou: sem provas, o presidente. O que aconteceu ontem é a continuação de uma campanha de Trump para minar o processo democrático dos Estados Unidos. Ao não reconhecer a derrota, ir para as redes sociais alegar fraude, pressionar autoridades a mudar os resultados e atrapalhar o andamento do processo democrático.

Leia mais...

Opinião O mito da imparcialidade

Publicado em Sexta - 08 de Janeiro de 2021 | por Gonçalo Antunes de Barros Neto

O que expõe maior distância entre as duas deusas é a imagem da espada e da balança. Enquanto a representação grega se encontra com a balança em uma mão e a espada em outra, Justiça, ou Iustitia, prefere a prática do ‘jus-dicere’, tendo a balança segurada nas duas mãos. Em consequência, a espada é apenas apoiada, em posição de inércia, podendo ser utilizada quando for preciso.

Leia mais...

Opinião A palavra do ano 2020

Publicado em Quinta - 07 de Janeiro de 2021 | por Sérgio Cintra

Dicionários mundo afora elegem, ano a ano, palavras para representar aquele período de tempo. Em anos anteriores, o inglês Oxford “elegeu” termos como “pós-verdade” e “emergência climática”. 2020 foi tão atípico que importantes dicionários britânicos, como o Merriam-Webster e o Collins, além do Oxford, dividiram-se entre “pandemy”; “lockdown”; “Black Lives Mattar”.

Leia mais...

Opinião Os deuses foram Pilatos

Publicado em Quinta - 07 de Janeiro de 2021 | por Roberto Boaventura da Silva Sá

Mas só teria essa postura quem, de fato, havia internalizado a dimensão da tragédia vivida, não apenas pelas vítimas diretas da covid-19, em especial pelas que saíram dos hospitais em caixões lacrados e sem velório, mas por todos os familiares e amigos de cada uma dessas vítimas fatais. Em menos de um ano, foram quase 200 mil! Como foi lembrado por um telejornal, número que não é encontrado em 97% de nossas cidades.

Leia mais...

Opinião O poder da autoestima

Publicado em Terça - 05 de Janeiro de 2021 | por Rosângela Lucas

Para que a autoestima se firme na sua vida, você precisa entender que o respeito com o próximo é importante. Grande parte das pessoas que possui uma bela autoestima tem um grandioso respeito por elas e pelas outras pessoas.

Leia mais...

Opinião Cuiabá, um bom lugar

Publicado em Terça - 05 de Janeiro de 2021 | por Onofre Ribeiro

Seria óbvio assinalar que esta posição estratégica requer visões de governantes estadistas. Nenhuma cidade no mundo atual cresce sem olhar pra sua carteira de identidade e saber de onde veio e pra onde vai. Quanto mais a cidade for vista nesse panorama, mais importante será para os negócios, e muito melhor pra quem mora nela.

Leia mais...