Publicado em Sexta - 16 de Novembro de 2018 | por Renato Scordoa

Opinião Sistema ineficiente

Infelizmente, este trabalho não mostra um dado ainda mais alarmante. De acordo com estudo feito pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Insolvência da PUC-SP, a maioria das empresas que ajuízam recuperação judicial já se encontram em estado falimentar, o que reflete o baixo sucesso de recuperação das empresas, que, muitas vezes, mal assessoradas, procuram este tipo de solução.

Leia mais...

Opinião Controle seu peso para um coração saudável

Publicado em Sexta - 16 de Novembro de 2018 | por Dr. Juliano Slhessarenko

Similarmente à prevenção, o tratamento da doença cardíaca é inseparável do tratamento da obesidade. Há uma série de programas de perda de peso supervisionados, desde alterações nos hábitos alimentares e físicos até refeições pré-embaladas, farmacoterapia e cirurgia para perda de peso, que podem ser usados para causar impacto tanto na doença cardíaca quanto na obesidade.

Leia mais...

Opinião Um ano da Reforma Trabalhista

Publicado em Quinta - 15 de Novembro de 2018 | por Otacílio Peron

Muitos por causa da Medida Provisória, que alterava alguns conceitos, mas acabou logo perdendo o seu efeito, e outros, como a Lei de Terceirização, que teve que aguardar a decisão da Adim, proferida recentemente pelo STF.

Leia mais...

Opinião Taxação do agronegócio

Publicado em Quinta - 15 de Novembro de 2018 | por Felipe Amorim Reis

Segundo dados da Confederação Nacional da Agricultura e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o agronegócio foi determinante para impulsionar o crescimento econômico no Brasil neste ano, pois teve alta de 1,4%, fazendo alavancar 0,4% do Produto Interno Bruto.

Leia mais...

Opinião Eleições OAB-MT 2018

Publicado em Quinta - 15 de Novembro de 2018 | por Renato Gomes Nery

Estas eleições não seguiram a padrão plural do passado de Instituição, bem como das acirradas disputas das últimas eleições gerais que galvanizaram o Brasil em vários polos e tendências. Enfim as eleições da OAB/MT. - representante da sociedade civil – que interessava a toda sociedade mato-grossense parece não interessar nem mais os diretamente interessados: os advogados.

Leia mais...

Opinião Mulheres na governança familiar

Publicado em Quarta - 14 de Novembro de 2018 | por Cristhiane Brandão

Por conta disso, são importantes na elaboração do protocolo familiar e na criação do conselho da família, por exemplo. As habilidades femininas em liderar, conciliar, organizar e administrar projetaram nos últimos anos grande parte das mulheres para novos papeis e elas hoje têm cada vez mais espaço nas empresas.

Leia mais...

Opinião Um ano de Reforma Trabalhista: e ai?

Publicado em Quarta - 14 de Novembro de 2018 | por Ederaldo Lima

Um dado importante da reforma trabalhista é o acordo legal, este que na legislação anterior não existia e que foi uma das grandes novidades junto as mudanças que estão no mercado de trabalho, de acordo com o TST, proporcionou no total até outubro de 2018 125.621 desligamentos negociados por esta ferramenta.

Leia mais...

Opinião A prescritibilidade de reparação de danos ambientais

Publicado em Quarta - 14 de Novembro de 2018 | por Alberto Scaloppe

Assim, quando julgado no Supremo Tribunal Federal o mérito da repercussão geral, serão definidos parâmetros de prescrição para garantir segurança jurídica tanto aos danos praticados anteriormente ao estabelecimento da Constituição Federal (CF) de 1988 (cujo prazo prescricional era de cinco anos,

Leia mais...

Opinião Inoportuno!

Publicado em Quarta - 14 de Novembro de 2018 | por Faissal Calil

Refiro-me aos senadores que aprovaram recentemente por 41 votos a 16, projeto que aumenta em 16% os salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Com o reajuste, os subsídios dos magistrados passarão de R$ 33,7 mil para R$ 39,2 mi.

Leia mais...

Opinião Cavalo de Troia no Enem

Publicado em Sábado - 10 de Novembro de 2018 | por Percival Puggina

O cavalo de troia tem o poder de agir nacionalmente e de influenciar a quase totalidade dos estabelecimentos de ensino médio do país, mobilizando algo entre 5 e 7 milhões de estudantes por edição. O atrativo que oferece e a pressão de demanda que determina, leva as escolas a condicionarem seus conteúdos às pautas do ENEM. Desse modo, a burocracia do MEC dá o tom ideológico que devem entoar as salas de aula de todo o país. E depois – imenso paradoxo! – esses cavalheiros que impõem regras a todos, agitam suas bandeirinhas vermelhas em defesa da liberdade de cátedra e da autonomia do professor... Dá-me forças, Senhor!

Leia mais...