Publicado em Segunda - 25 de Setembro de 2017 | por Rosana Leite Antunes de Barros

Opinião Violência doméstica e suicídio

No mês onde a prevenção e combate ao suicídio é maior, com a campanha "Setembro Amarelo", pesquisas mostram, mais uma vez, o quanto a violência doméstica e familiar é preocupante. Dentre os fatores que fazem com que mulheres atentem contra a própria vida, está a violência no seio familiar.

Leia mais...

Opinião O casal e a sexualidade

Publicado em Sexta - 22 de Setembro de 2017 | por Larissa H. Mamedes

É frequente a busca por teoria sexual por um dos membros de um casal. As queixas são diversas, mas a principal questão que é trazida é: o que fazer para resgatar o desejo? Os casais com este tipo de dúvida geralmente se baseiam na comparação de como a vida sexual era quando iniciaram a relação e como ela está após alguns meses ou anos de relacionamento.

Casal é uma relação complexa, que tem por objetivo a troca sexual e a constituição de uma nova família, procriando ou não.

Leia mais...

Opinião A Volta de Jesus sobre as nuvens vai muito além do significado literal

Publicado em Terça - 19 de Setembro de 2017 | por Paiva Netto

Eis que Jesus vem com as nuvens, e todos os olhos O contemplarão, até mesmo os daqueles que O traspassaram. E todas as nações da Terra se lamentarão sobre Ele. Sim. Amém. (Apocalipse, 1:7)

O que expressa o fato de vir Jesus sobre as nuvens, além do entendimento literal aqui descrito? Exprime que, quando Ele voltar, todas as coisas Lhe devem ser devolvidas, não somente a Religião, mas também a Política, a Filosofia, a Ciência, a Economia, a Arte e tudo o mais, porque estes foram talentos que o Senhor da Seara deixou com Seus servidores de forma que os multiplicassem, enquanto Ele saía numa viagem.

Leia mais...

Opinião Concessões e privatizações

Publicado em Segunda - 18 de Setembro de 2017 | por Daniel Almeida de Macedo

O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) promoveu na data de 12/09 manifestações simultâneas em 19 terminais aéreos em todo país contra o programa de desestatização do governo federal, que pretende transferir à iniciativa privada 14 aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Somente em Mato Grosso, a proposta do governo é efetuar a concessão dos terminais de Cuiabá, Sinop, Alta Floresta, Barra do Garça e Rondonópolis. Afinal, as concessões e privatizações são benéficas para o conjunto da sociedade e para o Estado brasileiro?

Leia mais...

Opinião Perguntar ofende?

Publicado em Sábado - 16 de Setembro de 2017 | por Jairo Pitolé Sant"Ana

Óbvio que não se pode prejulgar ninguém, melhor aguardar a apuração dos fatos, que, espera-se, seja imparcial (embora nem sempre, como se sabe), antes de qualquer juízo de valor. Em entrevista ao espanhol El País no início desta semana, o escritor e ex-assessor especial de Lula na Presidência da República, Frei Betto, que esteve preso durante a ditadura militar, alertou. "Vi muitos companheiros de prisão que, sob tortura física ou psicológica, declararem o que nossos algozes queriam ouvir".

Leia mais...

Opinião O que fizeram com o Brasil?

Publicado em Quinta - 14 de Setembro de 2017 | por Julio Cezar Rodrigues

O Partido dos Trabalhadores – PT, ideologicamente à esquerda do espectro político, cujo Art. 1º do seu Estatuto, disponível no site do TSE, diz, com todas as letras do nosso rico alfabeto o seu objetivo, sua finalidade ou seja, qual o modelo de sociedade o partido canalizará esforços para construir, implantar, estabelecer: “Art. 1º - O Partido dos Trabalhadores (PT) é um associação voluntária de cidadãos e cidadãs que se propõe a LUTAR POR DEMOCRACIA, pluralidade, solidariedade, transformações políticas, sociais, institucionais, econômicas, jurídicas e culturais, destinadas a eliminar a exploração, a dominação, a opressão, a desigualdade, a injustiça e a miséria, com o OBJETIVO DE CONSTRUIR O SOCIALISMO DEMOCRÁTICO”.

Leia mais...

Opinião Setembro Amarelo

Publicado em Segunda - 11 de Setembro de 2017 | por ANTONIO LIMA

O setembro amarelo, inicialmente, foi trazido pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), e a intenção desta campanha iniciada em 2014 é levar informações sobre o que é o suicídio, e tem como principal objetivo prevenir e combatê-lo.

Atualmente, no Brasil, o suicídio faz mais vítimas que a Aids e vários tipos de câncer e, infelizmente, grande parte da sociedade encara isso como um tabu.

Leia mais...

Opinião Ameaça nuclear

Publicado em Segunda - 11 de Setembro de 2017 | por Daniel Almeida de Macedo

Os reiterados testes de mísseis realizados pelo governo de Pyongyang tem deixado o mundo perplexo. É absolutamente perturbador que o espaço aéreo de um país seja violado pela trajetória de um foguete militar, especialmente quando esse artefato é lançado de uma base da Coreia do Norte, nação comandada por um tirano imprevisível que tem em mãos um sinistro programa bélico-nuclear. Na noite de segunda-feira no Brasil, dia 28/08, o Japão se encontrou precisamente diante dessa terrível ameaça. Um foguete foi lançado de um ponto próximo à capital norte-coreana e sobrevoou a segunda maior ilha do Japão, Hokkaido, caindo após 14 minutos em águas do Oceano Pacífico.

Leia mais...

Opinião Violência na escola

Publicado em Sábado - 09 de Setembro de 2017 | por Luiz Gonzaga Bertelli

Na semana passada, a imagem de uma professora de 51 anos com o sangue escorrendo no rosto viralizou e provocou indignação nas redes sociais. Marcia Frigi dá aulas de português e literatura num supletivo para adolescentes e adultos em Indaial, município catarinense de pouco mais de 55 mil habitantes, a 160 km de Florianópolis. Local da agressão: a sala de aula. Causa: pediu a um aluno de 15 anos que colocasse o livro que tinha no colo sobre a carteira, suspeitando que ele estivesse ocultando um celular. O garoto reagiu com um palavrão. A professora o expulsou da sala e foi agredida primeiro com o livro e depois com socos.

Leia mais...

Opinião A corrupção vai acabar

Publicado em Quarta - 06 de Setembro de 2017 | por Renato Gomes Nery

Algumas pessoas estão assustadas com os estarrecedores números da corrupção aqui no Estado de Mato Grosso. As revelações de um ex-governador são demolidoras. No contexto de sua delação premiada, as imagens gravadas falam por si, envolvendo quase todos os membros da Câmara dos Deputados da legislatura anterior.E elas prometem muito mais.

Leia mais...