Publicidade

Publicado em Terça - 01 de Março de 2016 | por *RODRIGO CYRINEU

Opinião A voz e a vez do pré-candidato

De figura rechaçada para acolhida pelo ordenamento jurídico, o pré-candidato é, hoje, uma realidade de ôntica, embora ainda não tenha recebido a aceitação – e a devida atenção – dos Tribunais Eleitorais. A propaganda antecipada, também chamada de extemporânea, foi largamente combatida nas eleições anteriores, acarretando saldos negativos decorrentes de aplicação de multas e cassação de candidaturas em casos pontuais, nos quais detectaram-se abusos de poder.

Leia mais...

Opinião Respeito ao trabalhador

Publicado em Sábado - 16 de Janeiro de 2016 | por GABRIEL GUILHERME

Conforme a Associação Mato Grossense dos Transportes Urbanos (AMTU), atualmente mais de 345 mil pessoas entre Cuiabá e Várzea Grande (as duas maiores cidades do Estado), dependem de alguma forma do transporte coletivo, sendo estas irrevogáveis vítimas do deplorável serviço ofertado, pelas empresas encarregadas nesta função.

Leia mais...

Opinião O senador Delcidio foi preso em flagrante ou por prisão preventiva?

Publicado em Quinta - 03 de Dezembro de 2015 | por Mauro Viveiros

A primeira vez que se decreta a prisão de um Senador da República no Brasil oferece ocasião para refletirmos sobre o modelo de prerrogativas constitucionais dos parlamentares e a força normativa da Constituição.

Leia mais...

Opinião A Crise Penaliza o Municipio

Publicado em Sábado - 03 de Outubro de 2015

A crise econômica e política que afeta o Brasil é o assunto mais comentado nos últimos meses no país.

Os reflexos das dificuldades podem ser identificados com muita facilidade e se materializam por meio da desaceleração da economia, do aumento do desemprego, do congelamento de investimentos, do baixo crescimento, entre outros fatores.

Leia mais...

Opinião TV Deseducativa

Publicado em Quarta - 30 de Setembro de 2015

A televisão brasileira poderia ser uma grande fonte de disseminação cultural. Mas, infelizmente, está, e sempre esteve, a serviço do grande capital, o que é totalmente aceito pelas leis do mercado.Lembrei-me do relato de um amigo. Disse-me ele que, em 1981, durante uma viagem à China, voltou encantado com a programação televisiva, totalmente dedicada à cultura e a ensinamentos no campo da prevenção de doenças.

Leia mais...

Opinião Vereador não é profissão

Publicado em Segunda - 14 de Setembro de 2015 | por Vilson Nery e Ceará

Por curiosidade científica buscamos conhecer a Classificação Brasileira das Ocupações, onde consta o Guia das Profissões Regulamentadas, publicada no portal do Ministério do Trabalho (www.mtecbo.gov.br).Descobrimos que existe previsão legal de algumas profissões diferentes e extravagantes, como Repentista, o profissional que “utiliza o improviso rimado como meio de expressão artística cantada, falada ou escrita, compondo de imediato ou recolhendo composições de origem anônima ou da tradição popular”, como preleciona a Lei nº 12.198, de 14 de janeiro de 2010.

Leia mais...

Opinião Um monstro chamado burocracia

Publicado em Quinta - 03 de Setembro de 2015 | por BLAIRO MAGGI

Volto mais uma vez a falar sobre um “monstro” que assombra nosso País: a burocracia! Palavra que nos faz lembrar de filas, certidões, processos e montes de exigências que não parecem fazer sentido.

Leia mais...

Opinião O risco com Dilma – e a incerteza sem ela

Publicado em Segunda - 17 de Agosto de 2015

Se alguém esperava que os protestos de ontem tivessem um tamanho menor, foi surpreendido. Embora a multidão nas ruas tenha sido, segundo todas as medidas, inferior à dos protestos de março, ela superou os protestos de abril. Desta vez, segundo o Instituto Data folha, a reivindicação foi mais clara:

Leia mais...

Opinião Desta vez, Lula não tem pra onde correr. Ou ainda: Acabou, Dilma! Ou ela liberta o país, ou o país dela se liberta. Na lei e na ordem!

Publicado em Terça - 04 de Agosto de 2015 | por Reinaldo Azevedo

Se não houver uma alteração de última hora, o programa político do PT vai ao ar depois de amanhã, dia 6, com a presidente Dilma e o partido estreitando-se, como na poesia, num abraço insano, em horário nobre. 

Leia mais...

Opinião Legislar em crise

Publicado em Quinta - 23 de Julho de 2015 | por Marcello Terto e Silva

Neste cenário de crise política, financeira e econômica, chamam a atenção os trabalhos legislativos da Câmara dos Deputados.No parlamento, a proposição legislativa encerra uma expectativa que os legisladores concebem diante de uma diversidade de fatores: seu eleitorado; as necessidades da comunidade; sua formação acadêmica e profissional; e até os seus anseios e relações pessoais, formalizando-os no intento de convertê-los em lei.

Leia mais...