Artigos
Opinião Arma resolve?
Senão, vejamos: cerca de 06 armas são vendidas por hora no Brasil, em lojas especializadas, segundo dados do Exército. Além dessas vendas, o número de novas licenças para pessoas físicas, concedidas pela Polícia Federal, tem crescido nos últimos anos. Passou de 3.029, em 2004, para 33.031, em 2017. O número de novos registros para colecionadores, caçadores e atiradores desportivos, dados pelo Exército, também subiu. Em 2012, foram 27.549 e, em 2017, 57.886. No total, hoje, são mais de meio milhão de armas nas mãos de civis: 619.604; a maioria, não registrada, portanto, mas legais. A posse de armas atualmente no Brasil é regulamentada pela lei federal 10.826, de 2003, conhecida como o Estatuto do Desarmamento.
Opinião A extinção do TCE
Quanto à primeira alegação, é preciso reconhecer que nenhuma instituição estatal, inclusive as Cortes de Contas, foi capaz de prevenir os desvios bilionários ocorridos na esfera federal, como na Petrobrás e nos fundos de pensão, e na estadual, como no VLT e no MT-Integrado. Todavia, cabe assinalar que as competências dos órgãos de controle externo estão delimitadas pela Constituição, não lhes sendo possível, no regramento atual, lançar mão de ferramentas valiosas em processos de investigação, tais como a quebra de sigilos fiscal e bancário. Nada obstante, foram adotadas inúmeras medidas cautelares e impostas sanções a poderosos agentes políticos.
Opinião Bastidores da escrita
Ele, por sua vez, imaturo, com múltiplas traições à esposa no currículo, surge como criança deslumbrada perante a honraria sueca. O desgaste da relação é evidenciado a cada cena numa caminhada para um desfecho trágico, em que parece haver uma acomodação do caos, algo que, curiosamente, a vida parece fazer a cada instante.
Opinião A raiz da crise fiscal
A linguagem numérica é de imensa importância para dialogar com o governo recém-empossado em Mato Grosso. Desde que assumiu seu cargo, o novo governador passa seu tempo divulgando percentuais assustadores para comprovar o caos financeiro do estado e apontar o responsável pelo “buraco negro” de Mato Grosso, aquilo que suga todos os recursos disponíveis.
Opinião Servidores, patrimônio do Estado
Além de trabalhar, os servidores muitas vezes bancam o Estado. Logo que entrei para a Politec, lotado no interior, fui chamado para uma ocorrência envolvendo morte por eletroplessão (choque elétrico). Antes de me deslocar para o local procurei na base o multímetro (aparelho que mede tensão e corrente elétrica). Não tinha. No caminho parei em uma loja de ferramentas e comprei um, do meu bolso. Sem ele a família jamais teria descoberto onde estava a corrente de fuga que matou um adolescente e provavelmente faria outras vítimas. PS: ainda é o único multímetro da unidade.
Opinião Regras não escritas do capitalismo
O palestrante apresentou um estudo dos EUA que detalha que, nos próximos 30 anos, o mercado agropecuário no mundo aumentaria em 40 bilhões de dólares. Que, enfatiza o documento norte americano, os EUA tem que ganhar a maior parte dessa expansão e que o único competidor seria o Brasil.
Para ajudar nisso o documento pede ao governo de lá que, ao invés de dar subsídio agrícola ao setor do milho, municiem Ongs para perturbar a produção brasileira no campo. Assim funciona o capitalismo norte americano.
Opinião O ovo da serpente
Na Rússia, neste mesmo período, a serpente gestou a Revolução de outubro/1917. Na China, Itália, Cuba as condições para o surgimento de regimes autoritários foram parecidas. O Golpe de 1964, foi gestado e levado a cabo para debelar condições precárias e a pretensa ameaça de implantação do Comunismo à moda Cubana em voga naquela época. Enfim, é história plasmada com os equívocos e erros cometidos.
Opinião Violência contra a mulher de sempre
Com a independência das mulheres, fruto dos movimentos feministas, as agressões a mulheres são vistas como absurdos no mundo atual. Antigamente, se perfazia em algo comum expressões patriarcais, tal como “chefe de família”. O pai, figura distante, provedor, era visto como verdadeiro “cacique” nos lares, a quem era garantido a última palavra. Ainda que a genitora dissesse alguma coisa, a chegada do progenitor definia os destinos familiares. E essa “gerência” do homem a tudo, todas e todos, o fez ganhar status de comando.