Noticias Saúde
OMS mantém alerta para pandemia de gripe suína
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quinta-feira a decisão de manter o alerta de pandemia da gripe suína, um ano após sua entrada em vigor e a adoção de medidas excepcionais de saúde no mundo todo para controlar sua propagação.
Ontem, antes de a população saber da extensão do prazo, houve filas em unidades
Em Cuiabá, campanha contra Gripe A segue até dia 12
A população cuiabana ainda não imunizada contra a gripe A (H1N1) tem até o sábado da semana que vem para receber a vacina. Ontem, que seria o último dia de vacinação marcado pelo Ministério da Saúde, a prefeitura anunciou a prorrogação da campanha por mais dez dias visando atingir as metas de imunização entre adultos de 20 a 39 anos idade, gestantes e crianças de dois a cinco anos.
Aumentam as confirmações de mortes por dengue em MT
O último avanço da dengue em Mato Grosso contabilizou a confirmação de mais três mortes em decorrência da doença, segundo a Saúde Estadual. Agora, são 54 mortes registradas, sendo 38 confirmadas. Entretanto, em número de notificações, este é um dos mais irrisórios avanços da doença no Estado. Foram apenas 47 casos a mais em relação à última semana, fechando um total de 38.060 casos. Dentre esses, 758 são ocorrências graves da doença.
Especialistas dizem que proibição à doação de sangue por homossexuais ainda é necessária, mas ativistas protestam
Nova regra mantém proibição de gays doarem sangue
Apesar de protestos de ativistas, os homossexuais devem continuar proibidos de doar sangue no Brasil. As novas regras sobre o assunto, que foram propostas nesta quarta-feira (2) pelo Ministério da Saúde, continuam vetando a participação de homens que tenham feito sexo com outros homens nos 12 meses anteriores à doação, mesmo que eles usem camisinha.
Tontura pode ser alerta para diabates, hipertensão ou arteriosclerose
Sintoma típico de labirintite, a sensação de tontura deve ser bem investigada, pois muitas vezes é um alerta para outras doenças como diabetes, hipertensão arterial e arteriosclerose.
Estudo liga obesidade a câncer de próstata agressivo
O tamanho de um tumor cancerígeno de próstata é diretamente proporcional ao peso do paciente. E quanto maior o tumor, mais agressivo o câncer, revelou um estudo publicado nesta quarta-feira (2).
Leia mais...
Com o aumento da faixa etária, o governo espera que 13,9 milhões de pessoas se estimulem a doar sangue
Brasil deve permitir que jovem de 16 a 17 anos doe sangue
O Ministério da Saúde vai rever as regras sobre a doação de sangue no país. Nesta quarta-feira (2), o órgão publicou no Diário Oficial da União uma proposta sobre o assunto, que agora entra em consulta pública por 60 dias, para que a sociedade dê sugestões sobre o tema. Uma das mudanças é a permissão para que adolescentes de 16 a 17 anos também possam doar sangue, mediante autorização dos pais – hoje, apenas as pessoas de 18 a 65 podem doar. Idosos de 65 a 68 anos também devem entrar no grupo que pode fazer a doação.
Cidades podem estender vacinação contra a nova gripe
O Ministério da Saúde emitiu nesta quarta-feira (2) uma recomendação aos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais e Municipais de Saúde para que os municípios continuem a vacinar contra a gripe H1N1 crianças acima de 2 anos e abaixo de 5 e adultos entre 30 e 39 anos. A campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N1 foi encerrada nesta quarta.
Mobilização nacional chega ao fim, mas vacinação contra H1N1 em municípios continua
A mobilização nacional para vacinação contra a gripe H1N1 termina nesta quarta-feira (2) em todo o Brasil, com 73.205.076 pessoas imunizadas, segundo dados parciais informados pelos Estados e Municípios até as 15h. É a maior vacinação já realizada no país, superando os 67 milhões de imunizados contra a rubéola, em 2008. Os 73,2 milhões de vacinados representam 37% da população brasileira. Proporcionalmente, é a maior campanha realizada no mundo. Estados Unidos, por exemplo, vacinaram 24% de sua população. México, 20%; Suíça, 17%; França, 8%; e Alemanha, 6%.
Augusto Amaral em reunião com ministro da Saúde reitera projetos para Mato Grosso
O secretário de Estado de Saúde Augusto Amaral participou do XXVI Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o VII Congresso de Saúde, Cultura e Paz e não Violência no Estado do Rio Grande do Sul, no município de Gramado. Durante o evento o secretário manteve reunião com o ministro José Gomes Temporão, onde reiterou as necessidades de Mato Grosso para as linhas de financiamento na execução das ações de saúde do Estado.