Noticias Saúde
Hoje, no Dia Mundial Sem Tabaco, conheça serviços gratuitos para quem quer parar de fumar
Hoje, 31 de maio, é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco e as mulheres estão no foco da data comemorativa deste ano, já que elas representam 200 milhões do total de 1 bilhão de fumantes em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar das atividades de 2010 estarem direcionadas ao público feminino, os esforços para reduzir o consumo do cigarro envolvem ambos os sexos, que cada vez mais são alertados sobre os problemas que o fumo traz à saúde. Mas se fumar faz mal, por que esperar mais se é possível parar agora?
Programação Neurolinguística ajuda a falar em público
Falar para um público – seja ele formado por centenas de pessoas em uma palestra ou apenas pelo chefe ou companheiro de trabalho em uma reunião – pode ser bastante desafiador. A SBPNL - Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística oferece entre os dias 11 e 13 de junho o curso Falar em público, que busca realçar as habilidades necessárias para se apresentar com segurança e eficiência. Para isso, o participante desenvolve suas capacidades para estruturar uma apresentação, aprende a lidar com perguntas aparentemente hostis e a responder questões com objetividade adequada e para influenciar e motivar sua audiência.
O ideal é que um médico especializado faça o acompanhamento do processo
Especialistas dão dicas para parar de fumar
Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que, no mundo, o cigarro é a maior causa de mortes que poderiam ser evitadas. Cerca de 5 milhões de pessoas perdem a vida por ano em razão do tabagismo – entre as mulheres o número é de 1,5 milhão. Mesmo que você seja fumante, ainda há tempo de cuidar da saúde e minimizar os impactos da prática.
Pesquisa mostra que meninas estão fumando mais que meninos
Mundo tenta conter tendência do fumo entre meninas
O índice de brasileiros que fumam vem caindo nas últimas décadas, passando de 33% em 1989 para 15% em 2008, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mas há um grupo específico preocupa os especialistas: as jovens e adolescentes, que têm experimentado mais o cigarro do que os meninos. Esse cenário não se limita ao Brasil, tanto que a OMS (Organização Mundial da Saúde), escolheu o tema Gênero e Tabaco com Ênfase no Marketing para Mulheres como tema para o Dia Mundial Sem Tabaco, que acontece nesta segunda-feira (31).
Estudo comprova efeito da acupuntura para dor
As agulhas usadas na acupuntura em certos pontos do corpo ativam receptores cerebrais responsáveis pela dor, causando efeito analgésico, mostra estudo da revista Nature. O trabalho ajuda a desvendar o mecanismo neurológico por trás da prática oriental milenar.
Vacina contra câncer de mama deve ir a teste dentro de um ano
Uma vacina contra o câncer de mama deverá ir a teste dentro de 1 ano, segundo reportagem publicada neste domingo pelo diário britânico "Daily Telegraph".
Fumo é responsável por 40% das mortes de mulheres com menos de 65 anos
O Dia Mundial sem Tabaco deste ano, comemorado nesta segunda-feira (31), terá como alvo as mulheres. O tema de 2010, escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é gênero e tabaco com ênfase no marketing para as mulheres. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 40% das mortes de mulheres com menos de 65 anos são causadas pelo consumo de tabaco.
Dependência do celular causa falta de concentração e perda do sono
O Brasil tem atualmente cerca de 250 milhões de celulares e especialistas dizem que 20% dos usuários sofrem de uma síndrome capaz de gerar dependência do aparelho.
Uma em cada sete brasileiras já fez aborto
Uma pesquisa feita pelo Ibope e elaborada pelo Instituto Bioética Direitos Humanos com 2.000 mulheres revela que uma em cada sete, com idade entre 18 e 39 anos, já fez aborto.
ACT celebra o dia mundial sem tabaco com exposições em Brasília sobre ambientes livres de fumo
A Aliança de Controle do Tabagismo – ACT comemora o Dia Mundial Sem Tabaco com a exposição “Quem não fuma não é obrigado a fumar”, no Hall da Taquigrafia, Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília, de 31 de maio a 2 de junho, das 9h às 18h.