Noticias Nacional
ABIH da Região Norte defende parâmetros de qualidade para hotelaria
O diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis para a Região Norte, Roberto Bulbol, ressaltou nesta quinta-feira (6), em Manaus (AM), a importância de se estabelecerem parâmetros de qualidade para a hotelaria brasileira. Ele é um dos participantes da oficina promovida pelo Ministério do Turismo (MTur) para discutir a matriz de classificação de Hotel de Selva, na capital amazonense.
Abertas inscrições para 2ª fase do Benchmarking 2010
Peru, México, Brotas e Socorro, Gramado e Canela, Pantanal e Búzios: esses são os roteiros da segunda etapa do Benchmarking 2010, que seleciona empresários do setor turístico para fazerem visitas técnicas, com o intuito de observar e vivenciar as boas práticas de destinos referência no Brasil e no exterior. Os interessados devem fazer suas inscrições por meio da ficha de inscrição até o dia 02 de junho.
Lula publica Decreto que regulamenta registro civil único
O Diário Oficial desta quarta-feira (5/5) trouxe o Decreto 7.166, que regulamenta a Lei 12.058/09, que autoriza o registro civil único. Agora, a carteira de identidade, o passaporte, o CPF e a carteira de motorista são alguns dos documentos que passarão a ter o mesmo número de registro. O número único de registro de identidade civil é válido para brasileiros natos e naturalizados. De acordo com a lei, a implementação do registro único deve começar em meados de outubro de 2010.
STJ condena ex-presidente da Assembleia de Rondônia a 14 anos de prisão
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) condenou na última quarta-feira (05) o ex-deputado estadual Natanael José da Silva a 14 anos e oito meses de prisão em regime fechado, além de perda do cargo público de conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia e ao pagamento de multa de R$ 87.700. Ele respondia a processo pela prática de peculato (apropriação e desvio), supressão de documento e coação na época em que presidia a Assembleia Legislativa de Rondônia.
Procurador-geral diz que Ministério Público é odiado pelo Legislativo
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou nesta quinta-feira que o Ministério Público é "odiado" no Congresso Nacional exatamente porque investiga os atos de seus integrantes.
Incra recadastra acampados de Itaquirai, no Mato Grosso do Sul
O Incra encaminhou nesta quinta-feira, 6, uma equipe para fazer o recadastramento das famílias acampadas no município de Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul. O recadastramento tem como objetivo levantar o número de pessoas que poderão ser atendidas, emergencialmente, pelo programa Cesta de Alimentos, do Governo Federal.
Manejo florestal em assentamento ganha norma de procedimentos
Desde o último dia 9 de abril, o Incra possui uma Instrução Normativa (IN) que estabelece critérios e procedimentos para as atividades de manejo florestal sustentável em projetos de assentamentos em todo o País. A IN nº 61, assinada pelo presidente da autarquia, Rolf Hackbart, é o primeiro instrumento regulatório interno que visa à promoção do uso adequado das florestas.
Mutirão agilizará 45 processos sobre crimes de conflito no campo no PA
Mais 45 processos envolvendo crimes resultantes de conflitos no campo no Pará terão seu andamento agilizado este mês dentro do mutirão fundiário promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), no estado. A previsão é de que a segunda fase do mutirão - que já deu andamento a 24 ações na primeira fase - comece na próxima semana. A primeira fase dos trabalhos terminou na última sexta-feira (30/4), com a realização do Tribunal do Júri que condenou a 30 anos de reclusão o fazendeiro Regivaldo Galvão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da missionária Dorothy Stang, em fevereiro de 2005.
SC tem maior número de bibliotecas do País e realiza Encontro Estadual do Programa Arca das Letras
O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, da Secretaria do Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), completará a marca de 813 bibliotecas rurais e 1.626 agentes de leitura de comunidades rurais formados em todo o Estado de Santa Catarina.
TJDFT terá que alterar portaria sobre jornada de trabalho dos médicos
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) terá que alterar portaria da presidência que estabelece a jornada de trabalho dos servidores médicos. A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na última terça-feira (05/05). A Portaria GPR 454 do TJDFT, publicada em abril de 2009, fixa em seis horas a jornada de trabalho do cargo de analista judiciário - especialidade medicina, o que, segundo entendimento do CNJ, contraria anterior decisão do próprio Conselho e a lei que estabelece jornada de quatro horas para os profissionais.