Noticias Nacional
Líder do MST diz que eleição de Serra seria o "pior dos mundos" para os sem-terra
Em entrevista nesta quarta no Congresso, o líder do MST João Pedro Stedile disse que a vitória do tucano José Serra nas eleições presidenciais seria "o pior dos mundos" para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
Seminário em Brasília debate acompanhamento familiar para beneficiários do Bolsa Família
Dispostos a incluir cerca de 300 mil famílias, atendidas pelo Programa Bolsa Família e que não cumprem as condicionalidades, no acompanhamento familiar, os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Educação e Saúde iniciaram o primeiro seminário regional intersetorial do programa, nesta quarta-feira (14/4), em Brasília. Os encontros vão acontecer em todas as regiões do País e envolvem técnicos das três áreas, além da assistência social. O objetivo é mostrar que a integração entre os setores contribui para solucionar dramas dos beneficiários que impedem o acesso à escola e aos postos de saúde e, assim, melhorar a condição de vida dessa população.
Lula: micro e pequenos empresários devem se unir para reivindicar ministério
Brasília - Ao discursar hoje (14) em um evento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu aos participantes do encontro que reivindiquem a criação de um ministério que atenda às necessidades dos micro e pequenos empresários.
"Sou contra o populismo judicial", diz Gilmar Mendes
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, defendeu nesta manhã o fim do "populismo judicial" na Justiça brasileira. “Às vezes, falta coragem aos procuradores para arquivarem processos com medo de serem mal interpretados. Os juízes precisam ter essa consciência e combater o populismo na esfera política”, argumentou Gilmar, que passa oficialmente a presidência do STF ao ministro Cézar Peluso no próximo dia 23.
Leis Antifumo do Rio de Janeiro e do Paraná são constitucionais
A Aliança de Controle do Tabagismo - ACT comemora o parecer da Procuradoria Geral da República nas ações diretas de inconstitucionalidade que questionam as leis 5.517/2001, do Rio de Janeiro, e 16.239/2009, do Paraná, que estabelecem ambientes fechados livres do fumo. Segundo o Procurador Geral da República Roberto Gurgel e a vice-procuradora geral da República Deborah Duprat, ambas as leis são constitucionais e as ações que as questionam devem ser julgadas improcedentes.
Seminário em Brasília debate acompanhamento familiar para beneficiários do Bolsa Família
Identificar os motivos que levam famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família a não cumprirem as condicionalidades nas áreas de saúde e educação e implementar ações de apoio educacional, socioassistencial e de saúde para esses beneficiários. Esse é um dos principais desafios do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) na gestão do programa de transferência de renda do Governo Federal, em 2010. As regras para o acompanhamento familiar foram estabelecidas no final do ano passado e 217 Municípios desenvolveram uma experiência piloto com 1.418 famílias.
""Não existe ex-estuprador"", alertou promotora
A Vara de Execuções Penais de Brasília, que concedeu a Adimar Jesus da Silva o direito à prisão domiciliar, recebeu um alerta do Ministério Público, pedindo rígida fiscalização sobre o ex-detento para resguardar a dignidade e a integridade sexual de crianças. Expedido pela promotora Maria José Miranda Pereira em 14 de janeiro, quando quatro vítimas já tinham sido executadas, o alerta poderia ter salvo a vida dos dois últimos rapazes.
Secretários querem mudanças no programa Minha Casa, Minha Vida
A troca de comando no Fórum Nacional de Secretários de Habitação promete aumentar a pressão por mudanças no Minha Casa, Minha Vida, o principal programa federal de moradias populares. Lair Krähenbühl, titular da Secretaria de Habitação de São Paulo desde a gestão José Serra, assumiu ontem a presidência da entidade.
Crimes de senador e deputado terão força-tarefa no STF
Uma força-tarefa contra os crimes cometidos por deputados, senadores e ministros está sendo montada no Supremo Tribunal Federal (STF). Uma mudança no regimento, proposta pelos ministros Gilmar Mendes e Cezar Peluso, atual e próximo presidente do órgão, permitirá que uma unidade da Polícia Federal fique à disposição do tribunal para tornar mais ágeis as diligências necessárias para julgar os processos contra políticos.
FGTS pode ser penhorado para pensão alimentícia, decide STJ
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser penhorado para quitar parcelas atrasadas de pensões alimentícias. A decisão é do dia 2 de março, mas só foi publicada agora no Diário da Justiça Eletrônico. A Terceira Turma do STJ foi unânime na decisão.