Noticias Meio Ambiente
Estudo alerta para relação entre refugiados e mudanças climáticas
A mudança climática aumenta a vulnerabilidade das pessoas que são obrigadas a abandonar seus lares e buscar refúgio em outras regiões ou países, afirmou nesta quinta-feira o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres. O ex-primeiro-ministro de Portugal se referiu ao agravamento da situação dos refugiados pela mudança climática em seu discurso na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, que termina amanhã no Rio de Janeiro.
Em extinção, maior folha do mundo ainda é encontrada no Amazonas
Em uma expedição pela bacia do Rio Madeira, em plena Floresta Amazônica, o doutor especialista em florística e fitossociologia Carlos Alberto Cid Ferreira, encontrou uma de suas maiores paixões: a Coccoloba spp. (Polygonaceae), considerada pelo Guinness Book a maior folha dicotiledônea do mundo e que chega a ter 2,50 metros de comprimento por 1,44 metro de largura na fase adulta.
Metade de ativistas mortos no mundo é do Brasil
Um estudo da ONG Global Witness concluiu que 711 ativistas foram assassinados no mundo todo ao longo da última década por protegerem a terra e a floresta - e mais da metade é composta por brasileiros. De acordo com a pesquisa, divulgada durante a Rio+20, 365 brasileiros foram mortos entre 2002 e 2011 ao defenderem direitos humanos e o meio ambiente.
MT e mais 3 estados concentram 93% dos desmates na Amazônia Legal
Desmatamento na Amazônia Legal Brasileira recuou 74% em maio na comparação com o igual período do ano passado. Entre um intervalo e outro passou de 165 quilômetros quadrados para 42,5 quilômetros quadrados, indicou nesta quarta-feira (20) o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia - Imazon. Inverteu a posição dos estados que mais contribuíram com a destruição da floresta. Mato Grosso - que até abril concentrava 71% dos desmates - passou para a segunda posição no ranking ao concentrar 26% das ocorrências. Já o Pará absorveu 50% e ocupou o topo do ranking.
Participação empresarial na RIO+20 é importante para o futuro do planeta, afirma diretor da Firenze Energética
A Firenze Energética, que opera a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Nortelândia desenvolve ações para fazer o que for correto e se compromete a agir para obter progressos em seis temas centrais: energia e clima, água e ecossistemas, agricultura e alimentos, desenvolvimento social, cidades e urbanização, economia e financiamento.
Repasse é feito a famílias em troca de preservação
Inspirado no Bolsa Família e no Bolsa Verde, o piso social, ou socioambiental, visa garantir renda a famílias pobres ao mesmo tempo em que fomenta atividades de conservação ambiental.
Governo oficializa cidades de MT e PA fora da lista dos desmatadores
Portaria publicada nessa segunda-feira (11) no Diário Oficial da União confirma a retirada das cidades de Alta Floresta (MT) e Santana do Araguaia (PA) da lista negra dos maiores desmatadores da floresta Amazônica. Ambos foram inclusos na relação de cidades prioritárias às ações de controle e desmatamento pelo Governo Federal depois de aumentarem expressivamente a degradação. Com a oficialização passam a desfrutar de uma série de vantagens. Entre elas, a abertura para receber incentivos econômicos e fiscais, planos, pleitear projetos da União visando o desenvolvimento econômico e social sustentável.
Aves da Amazônia estão mais ameaçadas do que nunca, alerta UICN
As aves que habitam na Amazônia estão mais ameaçadas do que nunca, pois o risco de extinção de uma centena de espécies aumentou neste ano, segundo a nova edição da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) divulgada nesta quarta-feira.
Para ONG, Código motivou desmate, mas pecuaristas de MT discordam
Mato Grosso foi o segundo estado do Brasil que mais desmatou a Amazônia Legal entre agosto de 2010 e julho de 2011, conforme anunciou nesta terça-feira (5) a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. O desmatamento pode ter aumentado naquele período devido ao temor dos proprietários rurais pela possibilidade de mudança no Código Florestal Brasileiro, conforme avaliou o Instituto Centro de Vida (ICV), organização não governamental que atua no estado.
Desmatamento na Amazônia Legal cai 8%
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou nesta terça-feira (5) redução na taxa de desmatamento da Amazônia Legal. Dados consolidados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes) indicam, entre agosto de 2010 e julho de 2011, uma redução de 8% no desmatamento em comparação com o período anterior.