Noticias Politica MT
MPE impugna candidaturas a prefeito, vice e vereadores em Confresa
O Ministério Público impugnou as candidaturas de vários candidatos de Confresa, cidade do Norte Araguaia de Mato Grosso. Entre eles três dos quatro candidatos que solicitaram registro na Justiça Eleitoral para disputar a eleição a prefeito da cidade. Foram impugnados os pedidos de Ilário Tavares, da aliança “Unidos por Confresa”; Luiz Carlos Machado, o “Luiz Bang”, do PSOL; e professor Cícero, do PSC, vice de Carmem Terezina Caxambu, do “Ser Humano em Primeiro Lugar”.
25 denúncias foram recebidas pelo TRE
Em menos de dez dias de campanha eleitoral, a ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) já registrou 25 denúncias. A maioria delas é referente à propaganda irregular e abuso de poder econômico. Até negociação de aposentadoria para obtenção de votos foi denunciada ao Tribunal.
Candidatos lançam campanha na TV em 21 de agosto
A maioria dos candidatos à prefeitura de Cuiabá lançará o primeiro programa eleitoral gratuito na TV e rádio, no dia 21 de agosto, apostando as fichas na sua trajetória. Semelhante aos últimos pleitos, não há muitas inovações sobre o formato dos programas, apenas no foco a ser trabalhado, cada um reforçando o perfil, ligado ou não às camadas sociais.
Nova Marilânda terá nas eleições o prefeito mais novo do Brasil
O município de Nova Marilândia, 260 quilômetros de Cuiabá, terá a partir de outubro o prefeito mais novo do Brasil. O feito será possível porque a cidade tem apenas um candidato disputando o pleito. Trata-se de Wener Santos (PR), irmão do ex-prefeito José Aparecido do Santos, o Cidinho. Aos 30 anos de idade , ele chega para a eleição embalado pelo carisma do irmão, que é suplente do senador Blairo Maggi e a força dos republicanos na cidade.
A inteligência da PF atua de forma mais incisiva em 5 dos 141 municípios nestas eleições.
Inteligência da PF atua em 5 cidades de MT nestas eleições
A inteligência da Polícia Federal atua de forma mais incisiva em 5 dos 141 municípios de Mato Grosso. Conforme o TRE, o presidente Rui Ramos acatou pedido de juízes de Campo Verde, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Barão de Melgaço e Juara para que recebessem o reforço. Essas cidades têm histórico de pleitos conflituosos e, por isso, há a necessidade de intervenção mais rígida a fim de evitar ocorrência de crimes eleitorais.
MP registra 54 ações de impugnação contra candidatos em Rondonópolis
O Ministério Público tenta impugnar o registro de candidatura de 54 dos 293 candidatos a vereador por Rondonópolis. Terminou nesta sexta (14) o prazo final para o registro deste tipo de pedido fosse feito por qualquer candidato, partido, coligação e pelo MP. O número de pedidos pode ser ainda maior porque os servidores da Justiça Eleitoral ainda trabalham na contabilização.
Com só 925 eleitores, Araguainha é menor colégio eleitoral de MT
Com apenas 925 eleitores, Araguainha (a 463 km de Cuiabá) é o município do Estado com o menor índice. Em 2008, a realidade não era diferente, mas o curioso é que, ao invés de crescer, a cidade perdeu 7,5% do eleitorado, conforme dados do TSE. Outra peculiaridade é que o menor a população teve que ir duas vezes às urnas, nos últimos 4 anos, para escolher o seu prefeito devido decisão da Justiça Eleitoral.
PT cria coordenação específica a movimento evangélico cuiabano
O vereador Lúdio Cabral iniciou ontem a passeata tendo ao seu lado direito, durante boa parte do trajeto, o ex-secretário-adjunto de Estado de Cultura, Oscemário Daltro. Além de ser pastor, Daltro é uma das principais lideranças do movimento evangélico em Mato Grosso. Ele informou que os religiosos terão uma participação importante não só na campanha do petista, mas também durante a gestão, caso Lúdio venha a ser eleito.
Sem votação da LDO, recesso legislativo será cancelado
Se o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2013) não for aprovado até o dia 17, os trabalhos do Senado prosseguirão normalmente durante o mês de julho, com o cancelamento do recesso parlamentar. Nesse caso, as sessões deliberativas continuarão nas terças, quartas e quintas-feiras, e as não-deliberativas nas segundas e sextas-feiras.