Noticias Politica MT
10% da safra de Soja vendidos
A cerca de dois meses e meio para o início do plantio do ciclo 10/11, os sojicultores mato-grossenses já conseguiram negociar 10% da safra de soja por meio dos contratos futuros, segundo levantamento da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja). No ano passado nesta mesma época dos negócios não passavam de 5% da produção estimada para 09/10.
Pesquisa aponta vitória de Adriano Silva na Unemat
O candidato a reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), professor Adriano Silva, da Chapa 1, lidera a preferência da comunidade universitária para ser eleito na próxima quarta-feira, dia 30. De acordo com pesquisa do Instituto Vetor Pesquisas, realizada entre os dias 21 e 22 de junho, Adriano Silva tem 52,4% da preferência dos três segmentos, contra 15,5% de Edna Sampaio e 10,3% de Elias Januário. Esses números referem-se à modalidade estimulada, em que acadêmicos, servidores e professores são informados sobre os três candidatos.
Gandra determinou adoção de 10 procedimentos
Com base nas investigações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o ministro Ives Gandra determinou à presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso a adoção de dez procedimentos visando impedir a continuidade da concessão de créditos irregulares.
Um dos inquéritos é conduzido pelo promotor Célio Fúrio e trata de 7 magistrados aposentados compulsoriamente pelo CNJ.
MPE investiga pagamentos suspeitos a 70 magistrados
O Ministério Público Estadual investiga setenta magistrados de Mato Grosso que teriam recebido créditos irregulares do Tribunal de Justiça entre os anos de 2003 e 2005. Dez deles são os juízes e desembargadores aposentados compulsoriamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), acusados de participação em esquema de desvio de dinheiro público para uma cooperativa de créditos ligada à Maçonaria.
Vereador Lourivaldo Rodrigues de Moraes, conhecido como Kirrarinha.
Repórter de TV de Pontes e Lacerda é agredida dentro do CISC por vereador e pré-candidato a deputado estadual
O vereador Lourivaldo Rodrigues de Moraes, conhecido como Kirrarinha, agrediu a socos a repórter Márcia Pache da TV Centro Oeste de Pontes e Lacerda, filiada ao SBT, na manhã desta terça-feira, nas dependências do CISC daquele município.
Após decisão "fantasma", TRE julga recurso de Wilson Santos
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) vai julgar novamente nesta terça-feira (29) o recurso do ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), contra a reprovação das contas da campanha eleitoral de 2008. O acórdão da decisão, que decidiu pela reprovação do balanço, foi publicado sem que o julgamento fosse concluído e, por isso, o presidente do TRE em exercício, Rui Ramos, anulou a decisão e determinou que o processo fosse apreciado mais uma vez.
Projeto propõe Comissão Permanente contra violência e pedofilia
Casos e mais casos abalam a opinião pública e comovem o estado e o Brasil, a exemplo do ocorrido com o menino Kaytto: violentado e morto em Cuiabá por um maníaco que estava em liberdade condicional e reincidiu no crime de abuso sexual a menores. O maníaco confessou dizendo, ainda, que se permanecesse solto, atacaria novamente. Diante disso, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), considera importante o Estado criar uma Comissão Permanente objetivando o combate ao crime contra a violência e a pedofilia.
Justiça condena ex-prefeito de Tangará à prisão e multa por corrupção
O juiz da Vara Única Criminal de Tangará da Serra, Jacob Sauer, condenou o ex-prefeito Jaime Muraro por corrupção ativa e os empresários Ivanir Primom e Argeu Fogliato, sócios da empresa Acirel Engenharia e Construção Ltda, por corrupção passiva. Muraro foi acusado de favorecer a empresa num processo licitatório para a construção da Vila Olímpica de Tangará. Tanto o ex-prefeito quanto os dois empresários foram condenados 6 anos e 8 meses de prisão, em regime inicialmente semi-aberto, além de multa no valor de 80 vezes a quantia referente ao salário mínimo vigente à época. Os três devem recorrer da decisão.
A primeira etapa da segunda fase do exame foi anulada, após suspeitas de fraudes
CNJ decide rumo de concurso público nesta terça-feira
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) irá definir, nesta terça-feira (29), os rumos do concurso público para Ingresso na Magistratura, aberto no início deste ano, para preenchimento de 43 vagas de juízos substitutos, conforme a pauta de julgamento, publicada no site da instituição.
Magistrados realizam inspeção em Comarcas do Médio Norte
A real situação de pelo menos 11 Comarcas do interior de Mato Grosso está sendo levantada em inspeção e correição que começou na sexta-feira (25) e vai até o dia 2 de julho por determinação da Corregedoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Problemas de estruturação, falta de servidores, juízes, acúmulo de processos são checados in loco por um grupo de magistrados convocado pelo corregedor-geral, desembargador Manoel Ornellas de Almeida.