Noticias Politica MT
Prefeito Murilo equilibra 6 acusações e escândalos e permanece no cargo em VG
É delicada a situação política e jurídica do prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos (PR). Por mais que ele se esforce, seu conceito como gestor cai em descrédito cada vez mais. Para piorar, carrega sobre os ombros seis processos por improbidade administrativa. Apesar disso, Murilo, orientado pelo irmão-empresário-sócio Toninho Domingos, não demonstra tanta preocupação com as acusações, nem tampouco com a pressão da comunidade, que começa a dar sinais de arrependimento por ter garantido ao gestor seu segundo mandato. Menos de dois anos após a reeleição, o prefeito acumula contra ele pedido de afastamento feito pelo Ministério Público, condenação à perda de direitos políticos e agora é peça principal de um embate direto entre a Câmara Municipal e a sociedade, que cobra providências. Querem o impeachment do republicano.
“Governo está mostrando que não é confiável”, diz membro da Aprosoja
O coordenador da Comissão de Sustentabilidade Socioambiental da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) Ricardo Arioli Silva, criticou o governo estadual no sentido de notificar indevidamente os produtores da região e causar entraves ao setor. “A partir de agora o agricultor terá que avaliar bem a adesão ao MT Legal, porque o governo está mostrando que não é confiável”, disparou o coordenador.
Silval nega uso da máquina pública
Silval Barbosa (PMDB) frisou não ter preocupação com os processos eleitorais que investigam sua campanha e que foram constituídos a partir de denúncia de seus adversários e lembrou que quando decidiu candidatar-se a reeleição, emitiu documento oficial determinando a todos os auxiliares diretores e que estes repassassem aos demais servidores públicos, ordens expressas da proibição de qualquer, mínima que seja manifestação eleitoral por este ou por aquele candidato.
As máquinas compradas pelo Governo continua sendo alvo de polêmica: agora, por uso indevido
Prefeito é acusado de usar máquina em área particular
O Ministério Público deflagrou uma operação contra prefeito, proprietários rurais e servidores do município de São José do Xingu (1.200 km a Nordeste de Cuiabá). Denúncia de dois vereadores da cidade revelou que Gilberto Mendes Leoncine, o prefeito da cidade, mantinha maquinários cedidos pelo Governo do Estado em obras nas propriedades rurais particulares da região, quando deveriam estar executando obras públicas.
Tangará: MP denuncia prefeito Júlio César Ladeia
O Tribunal de Justiça (TJ/MT) recebeu denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) contra o prefeito Júlio César Ladeia (PR), de Tangará da Serra (a 240 km de Cuiabá). Com isso, ele passará a responder processo (ação penal) por fraude em licitação para contratação de empresa de publicidade, o que pode gerar cassação do mandato e dos direitos políticos dele por 5 anos.
Vereadores somem e Legislativo fica "às moscas"
A Câmara de Campos de Júlio estaria entregue "às moscas". A cidade, que recentemente teve a prefeita Claídes Lazaretti Masutti (PMDB) e seu vice, Francisco José Caldas Dutra, afastados dos cargos por compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições de 2008, está sem direção no Legislativo, já que os vereadores têm aparecido apenas para as seções ordinárias. Atualmente, a Câmara é comandada por Raimundo Pinheiro Nunes.
Das 16 investigações em andamento no TRE, 8 são contra Silval
O processo eleitoral de 2010 já encerrou, mas 16 processos de investigação ainda continuam em tramitação no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Destes, oito são contra o governador reeleito Silval Barbosa (PMDB).
Audiência pública debaterá mobilidade urbana para a copa em MT
A Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal (Agecopa) fará audiência pública para apresentação do Plano de Mobilidade Urbana na região metropolitana de Cuiabá. O evento está marcado para acontecer no dia 19 de novembro, às 9h, no auditório da Assembleia Legislativa, em Cuiabá. O aviso de audiência foi publicado no Diário Oficial do Estado que circula hoje.
Prefeito interino Deucimar Silva visita secretarias e Sanecap
Duas secretarias municipais de Cuiabá foram visitadas hoje (21-10) à tarde pelo prefeito interino da Capital, Deucimar Silva, que deseja levantar um histórico pormenorizado de como as Pastas atuam e quais as principais dificuldades encontradas para que possam cumprir os serviços reivindicados pela população. Deucimar reafirmou que, após todas as visitas serem cumpridas, ele fará um relatório técnico para ser entregue ao prefeito Chico Galindo, na próxima semana, documento que conterá sugestões capazes de neutralizar alguns entraves observados na máquina e propiciar seu avanço a contento dos habitantes da cidade.
Zeca diz que existe controle de velhos caciques no comando da AL
O deputado eleito Zeca Viana (PDT), irmão do prefeito de Primavera do Leste, Getúlio Vianna (PR), defende a renovação da Mesa Diretora no Legislativo. Para ele, existe um controle de “velhos caciques” na Casa. “Pelo que estou sabendo, todos os eleitos querem ser presidente da Casa. Até mesmo aqueles que já exerceram a função. Mas, eu sou favorável à renovação, pois isso é bom para democracia”. Ele pondera que não quer disputar a presidência da AL, por nunca ter atuado como parlamentar, mas pretende fazer parte da equipe que vai comandar a Casa no biênio 2011/2012.