Noticias Politica MT
Taques lidera gastos da cota parlamentar entre os mato-grossenses
Pedro Taques (PDT) foi o senador mato-grossense que mais utilizou a cota para o exercício da atividade parlamentar, entre fevereiro a dezembro do ano passado. O pedetista utilizou R$ 197,1 mil, ao todo, sendo que a maior parte desta despesa foi montar e manter seu escritório político. Para este fim, ele gatou R$ 72 mil. Já no ranking nacional, Taques ocupa a 42ª posição entre os senadores que mais gastaram em 2011.
Governo de MT avalia quanto deve ser "economizado"
O orçamento do Estado foi disponibilizado ontem via Sistema de Contabilidade e Finanças de Mato Grosso (Fiplan), com decreto a ser publicado até o dia 13, como previsto pelo Executivo, passando pelo aval da Casa Civil. Mas estar à disposição não significa "poder ser posto em prática". Governador Silval Barbosa (PMDB) coordenou nova leva de reuniões no Palácio Paiaguás e determinou contingenciamento, ou seja, o "bloqueio" dos recursos das áreas "meio e fim", atingindo de cheio a maioria das pastas de primeiro escalão.
Petistas rejeitam proposta de Kassab de indicar vice de Haddad
Petistas reagiram hoje com surpresa e descrença ao tomarem conhecimento sobre a suposta proposta feita na semana passada pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a edição desta semana da revista Veja, Kassab teria oferecido um quadro do PSD para ser o vice na chapa encabeçada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, à sua sucessão. "Ninguém da Executiva do partido estava sabendo disso", disse o vereador Chico Macena, secretário de Comunicação do PT paulistano.
Governo vai agilizar mecanismos de proteção a produtores
Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 09 de janeiro, na Casa Civil, os ministros Mendes Ribeiro Filho (Agricultura, Pecuária e Abastecimento); Gleisi Hoffmann (Casa Civil); Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional) e Nelson Barbosa (interino da Fazenda) discutiram a criação de novos mecanismos de proteção aos produtores rurais que tenham perda de renda em virtude de situações de emergência. O Mapa e a Fazenda vão apurar os números de quebra de safra junto aos agentes financeiros e governos estaduais e darão ênfase aos mecanismos já existentes de prorrogação das dívidas previstos no Manual do Crédito Rural, que podem ser acessados imediatamente pelos agricultores.
Oito políticos alternam pré-candidaturas a prefeitura de Cuiabá
Mesmo com discussões bastante aquecidas desde o ano passado, o cenário para a disputa da prefeitura de Cuiabá começa a se desenhar só a partir do próximo mês. São 8 possíveis pré-candidatos que se alternam em confirmar a participação no pleito e negá-la.
MT conclui proposta que instituirá Política de Mudanças Climáticas
Após um ano de discussão no âmbito do Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas (FMMC), Mato Grosso concluiu a minuta da proposta de Lei que instituirá a Política Estadual de Mudanças Climáticas. Os debates foram iniciadas em 2010 e, após passar pela Procuradoria-Geral do Estado, do qual recebeu contribuições relativas à forma, foi encaminhada, ainda em 2011, para Casa Civil, que irá dar a forma de mensagem para ser enviada à Assembleia Legislativa.
Lançar-se candidato é importante, diz Zahran sobre Dorileo a prefeito
Enquanto o pré-candidato a prefeito de Cuiabá, Dorileo Leal (PMDB), do Grupo Gazeta de Comunicação, dispara críticas à TV Centro América, o empresário Ueze Zahran, superintendente do Grupo Zahran, que detém os direitos sob a filiada da Globo em Mato Grosso, evita polemizar o assunto. “Lançar candidatura é importante. O empresário que gosta de política e tem espaço, deve participar. A maioria dos políticos é desta área, o mais importante é construir um bom Estado”, disse, ao ser indagado sobre o projeto do peemedebista.
Dilma recebe ministros nesta segunda para ouvir balanço sobre chuvas
Os cinco ministros que se reuniram na noite de domingo (08), em Brasília, para avaliar a situação dos Estados atingidos pelas chuvas terão que apresentar um balanço das ações à presidente Dilma Rousseff, em reunião marcada para as 10h30 desta segunda, no Palácio do Planalto.
Com a máquina pública na mão, Galindo é o candidato mais forte
Um analista político não acredita que o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, esteja sendo sincero quando afirma que não será candidato à reeleição. Ele admite que o ano de 2012 será marcado por uma efervescência política muito mais intensa do que o ano passado, mas acha ainda muito cedo para os políticos se exporem. Vem daí a sua crença de que o prefeito é e será um dos principais, senão o ator principal do cenário político da eleição municipal da Capital.