Noticias Politica MT
Confiex aprovada reestruturação da dívida de MT
Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, aprovou proposta de reestruturação da dívida pública de Mato Grosso, para cota de R$ 1,2 bilhão dentro do montante total, que se aproxima de R$ 5,2 bilhões.
Leia mais...
Câmara alterou até regimento para contemplar substitutos
Desde que a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, em abril, um projeto de lei que reduzia de 121 dias para um mês o prazo mínimo de licença aos vereadores para que o suplente seja convocado, quatro novos parlamentares passaram pela Casa. Os mais “empolgados” com a nova regra parecem ser os tucanos.
8 suplentes ‘reinaram’ na AL este ano
Apesar de ser composta por 24 vagas, a Assembleia Legislativa “abrigou” durante o primeiro ano desta legislatura 32 deputados estaduais entre suplentes e titulares. O mais beneficiado com o sistema de rodízio foi o tucano Carlos Avalone (PSDB), que trocou de cadeira três vezes em 2011.
Governo insere 8 nomes na "lista suja"
Mato Grosso tem 8 dos 52 novos empregadores que foram inseridos em dezembro de 2011 pelo governo na chamada “lista suja”, ou seja, no cadastro com os nomes de empregadores flagrados com mão-de-obra análoga à de escravo. No Estado estão 32 dos dos atuais 294 exploradores de mão de obra em condições desumanas, número que em nível nacional foi recorde com esta última atualização que retirou apenas dois nomes do cadastro.
Por 2012, prefeitos se rendem à farra fiscal
Os prefeitos brasileiros ignoraram os apelos da equipe econômica para economizar dinheiro e aceleraram os gastos para garantir mais um mandato ou fazer o sucessor na disputa eleitoral de 2012. Com isso, a União e os Estados pouparam de janeiro a novembro mais do que fizeram em todo o ano de 2010, não só para mostrar rigor fiscal por causa da crise internacional, mas para compensar o rombo deixado pelos municípios.
Mais político, Silval encerra o 1º ano do mandato já distanciado de Maggi
Silval Barbosa (PMDB) manteve-se fiel à chamada turma da botina, capitaneada por Blairo Maggi, durante todo período de 3 anos em que respondeu como vice, de janeiro de 2007 a março de 2010. Nesse interím, assumiu o Palácio Paiaguás por 9 vezes. Não tomava uma decisão sem o consentimento do titular. Ganhou confiança e recebeu retribuição. Maggi renunciou ao posto para concorrer ao Senado. Silval ganhou a cadeira de governador. Ambos partiram para o teste das urnas e saíram vitoriosos, com Maggi tendo votação expressiva para senador e Silval reeleito no primeiro turno.
Vereador da base do governo Zaeli quase agrediu vereador que denunciou caos na coleta de lixo
O caos na coleta de lixo em Várzea Grande que já era anunciado, pelo vereador Antonio José de Oliveira – Toninho do Gloria líder da bancada do (PV), e que fez uso da tribuna para levar em plenário as reclamações da população em relação à coleta de lixo, pois o parlamentar já vinha criticando há algum tempo, porém após usar a tribuna, logo em seguida, foi retrucado pelo vereador Wanderley Cerqueira (PSD) que presidia a sessão. O questionamento teria sido em voz baixa e direcionado para o vereador Toninho do Glória, que relatou na época ter sido ofendido pelo colega parlamentar, o que gerou uma revolta da população que estava assistindo a seção por ouvir da parte do parlamentar do (PSD) afirmações quanto à condição racial do vereador Toninho, a ponto de quase sofrer agressão física por parte do ex - presidente da casa vereador Wanderley Cerqueira que pertence ao partido do prefeito Tião da Zaeli (PSD)