Noticias Politica MT
TCE empossa hoje a 51ª Mesa Diretora
Nesta segunda-feira, dia 02/01, às 17h, acontece a solenidade de posse do conselheiro José Carlos Novelli na Presidência do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Eleito no dia 2 de novembro de 2011, ele será empossado juntamente com os conselheiros Alencar Soares, como vice-presidente e Antônio Joaquim, no cargo de corregedor-geral.
Julier: Estado tem de agir para quebrar onda de crimes
O juiz federal Julier Sebastião da Silval defendeu a aplicação de um "choque de administração" em Mato Grosso, para combater o que ele considera "uma epidemia de criminalidade" no Estado.
Silval veta 4 emendas ao orçamento
Mesmo com a aprovação unânime dos deputados estaduais, o governador Silval Barbosa (PMDB) vetou 4 emendas parlamentares à Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2012, num total de R$ 5,5 milhões. Os parlamentares pretendiam beneficiar as secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e Cultura (Sec), além da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) e do Fundo de Apoio ao Judiciário (Fenajuris).
Blairo faz autoanálise comedida mas aposta em sua PEC da polícia única
A despeito de uma autoavaliação comedida sobre seu primeiro mandato como senador, cuja tônica vai na linha do “na medida do possível”, o ex-governador Blairo Maggi (PR) aposta que 2012 será o ano em que se iniciará a discussão em esfera federal sobre a unificação das polícias nos Estados, proposta de emenda constitucional (PEC) apresentada por ele.
Eder crê em nova fase com Cuiabá e VG recebendo agora grandes obras
Eder de Moraes, que sucedeu Adilton Sachetti no comando das obras preparativas de Cuiabá para a Copa-2014, atravessou 2011 levando porrete por causa de decisões afoitas e polêmicas, de projetos e obras a passos de tartaruga e das incertezas sobre o modelo de transporte. Torcia para enterrar logo o ano e com ele o porrete. Agora em 2014, o cenário é animador. A secretaria extraordinária da Copa estima transformar a Capital e a vizinha Várzea-Grande em grandes canteiros de obras.
Governo lança regra das PPPs; Henry anuncia reinício de obras
Embora ainda não tenha retornado oficialmente ao comando da secretaria estadual de Saúde, o deputado federal Pedro Henry (PP) já faz planos de lançar nas próximas semanas um chamamento público por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) para dar continuidade à construção do Hospital Central, em Cuiabá. O início dos trâmites, segundo o progressista, aguardava apenas a publicação do decreto que regulamenta este tipo de contratação no Diário Oficial, na última semana de 2011.
Municípios, unidos pela AMM, brigam por melhor distribuição
Mesmo proporcionalmente ficando com a maior parte da arrecadação que vem do Estado e dos municípios de Mato Grosso, o governo federal foi responsável por um incremento na arrecadação dos Tesouros Estadual e municipais em 2011. As transferências constitucionais ao governo do Estado foram R$ 283,5 milhões maiores que em 2010.
Deputado quer trecho da BR-163 no PAC
Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, abriu as portas da instituição para apoio a pleito do coordenador da bancada federal, deputado Wellington Fagundes (PR), para inserção no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de obras de duplicação de trecho na estrada do traçado original do projeto Cuiabá/Rondonópolis/Posto Gil, de 23 quilômetros na BR-163, passando pelo Distrito Industrial, aeroporto de Rondonópolis e chegando ao terminal da Ferrovia Ferronorte.
Novo presidente do Tribunal de Contas de MT toma posse amanhã
Toma posse nesta segunda-feira (2) como presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, o conselheiro José Carlos Novelli. A solenidade será realizada às 17 horas, no Centro de Eventos do Pantanal.
Numerólogo diz que Maggi terá problemas judiciais em 2012 e Taques deve ser mais diplomático no Senado
O numerólogo Marco Aurélio Ramos Mendes analisou, a pedido do Olhar Direto, como deverá ser a atuação dos políticos mato-grossenses no Senado Federal em 2012. Os ‘novatos’ no cargo, Blairo Maggi (PR) e Pedro Taques (PDT) terão, de acordo com o numerólogo, mais provações que o veterano Jaime Campos (DEM).