Noticias Politica MT
MP denuncia o ex-procurador e dois ex-secretários por crime ambiental
O Ministério Público denúnciou o ex-procurador-geral adjunto de Cuiabá, Fernando Augusto Vieira de Figueiredo e os dois ex-secretários adjuntos de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Capital, Gilson Nunes dos Santos e Eduardo Figueiredo Abreu, por terem concedido autorização para construção do empreendimento "Parque Residencial Bonavita" numa área considerada zona de interesse ambiental. Além deles, também foram citados na ação os servidores municipais, Maria da Penha Imperial Mayolino e José Maria de Assunção.
Sob verticalização nacional, Teté é confirmada no Turismo; PR, Cultura
A deputada estadual eleita Teté Bezerra está confirmada pelo Palácio Paiaguás como a nova secretária de Desenvolvimento do Turismo, assim como o também parlamentar João Malheiros na Cultura, conforme antecipou o blog com exclusividade na última quarta (8). Ela entra no staff como cota do PMDB, mesmo partido do governador Silval Barbosa, enquanto Malheiros é indicação do PR do senador eleito Blairo Maggi.
CNJ inicia dia 13 inspeção no TJ
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) inicia na próxima segunda-feira a inspeção no Tribunal de Justiça (TJ) de Mato Grosso determinada pela corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon. O presidente do Judiciário mato-grossense, desembargador José Silvério Gomes, solicitou aos gestores internos e auxiliares o suporte necessário para a correição, que será realizada nas unidades administrativas judiciais e extrajudiciais de primeira e segunda instâncias.
Processo sobre promoção de juiz será julgado na terça
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) irá julgar na próxima terça-feira o Procedimento de Controle Administrativo (PCA) que trata da promoção do juiz da 1ª Vara Especializada de Famílias e Sucessões da Comarca de Várzea Grande, Fernando Miranda Rocha, ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ).
Processo sobre promoção de juiz será julgado na terça
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) irá julgar na próxima terça-feira o Procedimento de Controle Administrativo (PCA) que trata da promoção do juiz da 1ª Vara Especializada de Famílias e Sucessões da Comarca de Várzea Grande, Fernando Miranda Rocha, ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ).
Presidente da AMM não apóia o candidato do seu partido
Presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Pedro Ferreira (PP) anunciou ontem, em coletiva à imprensa, que não apoiará candidato do seu partido, o prefeito progressista de Glória D’Oeste, Nilson Borgatto, caso não se consolide chapa única para a eleição da nova diretoria da entidade. Ele reiterou ainda que o acordo feito na campanha à sua eleição, que contou com aval do ex-governador e senador eleito, Blairo Maggi (PR), incluía apenas o compromisso de não disputar a reeleição.
Ferra reclama de vaga ao CNJ
O procurador-geral de justiça Marcelo Ferra encaminhou ontem ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) uma reclamação administrativa contra o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ). Ferra pede que o presidente do TJ, desembargador José Silvério Gomes, preencha a vaga de desembargador do TJ, reservada ao MPE, pelo quinto constitucional. “Queremos que o CNJ se pronuncie sobre o caso”, disse o procurador-geral, que encaminhou ao órgão uma certidão do Tribunal de Justiça atestando a existência da vaga em aberto.
Presidente nega haver articulação para emplacar seu sucessor na AMM
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Pedro Ferreira (PP), garantiu que não existe nenhum acordo relativo a sua sucessão entre ele e o vice-presidente e prefeito de Terra Nova do Norte, Manoel Freitas (PR). O progressista argumentou que não houve conversa neste sentido e que, inclusive, há 2 anos, o ex-governador e senador eleito Blairo Maggi (PR) e o governador reeleito Silval Barbosa (PMDB) participaram da reunião em que Manoel desistiu de disputar a presidência da AMM para apoiá-lo. "Se houvesse um acordo Blairo e Silval estariam nas ruas pedindo voto", ponderou Pedro.
AL não pode ser a responsável por afastar governadores, avalia Serys
O afastamento de governadores acusados de cometer crimes pode deixar de ser uma prerrogativa das Assembleias Legislativas. Ocorre que um projeto de lei que permite à Justiça a abertura de processo criminal contra os chefes de Estado sem que os parlamentares estaduais sejam consultados foi aprovado nesta quarta (8) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Agora, o projeto segue para o plenário da Casa. “Tanto os parlamentares quanto os governadores que são acusados de irregularidades precisam ser investigados e julgados. Sou contra a necessidade de autorização”, afirmou a senadora Serys Marly (PT), que se diz favorável à aprovação do projeto.
Com aval de Riva e Cidinho, Meraldo busca chapa de consenso na disputa
O prefeito de Acorizal Meraldo Figueiredo (PR) se articula para consolidar o seu nome e ser o sucessor de Pedro Ferreira no próximo dia 22. Para garantir o apoio dos prefeitos, ele decidiu escolher um membro de cada um dos 15 consórcios do Estado para compor a chapa de 18 membros.