Noticias Brasil Eleições 2012
Líder do PMDB, Temer terá mais força que vices de FHC e de Lula
Diferentemente de Marco Maciel e José Alencar, que foram extremamente leais respectivamente a Fernando Henrique Cardoso e a Lula, a expectativa é de que Michel Temer seja um vice em que a presidente Dilma Rousseff vá confiar, mas desconfiando.
Silval diz que não irá "remoer" derrota de Dilma em MT
O governador Silval Barbosa (PMDB) diz acreditar que a derrota da presidente eleita Dilma Roussef (PT) em Mato Grosso não vai interferir no tratamento especial que o Estado receberá do governo federal, assim como o presidente Lula, que apesar de ter perdido para o PSDB nas eleições de 2002 e 2006, não isolou a região. “O importante é tocar o barco para frente”, destacou, em entrevista por telefone ao Olhar Direto nesta segunda-feira (1º).
"Derrota se deve a crise religiosa e mágoa de ruralistas", analisa Pagot
O PSDB assim como fez no primeiro turno eleitoral venceu o PT em Mato Grosso e manteve a preferência da maioria dos eleitores neste domingo ao candidato a Presidente José Serra. Apesar da ex-ministra ter vencido nos principais colégios eleitorais como Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, o grupo político ligado ao governador Silval Barbosa (PMDB) não conseguiu evitar a derrota da candidata.
Vitória de Dilma consagra força do lulismo, diz cientista Ana Cláudia Barros
Na análise do cientista político, Paulo Roberto Figueira Leal, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, a disputa presidencial, que resultou na vitória de Dilma Rousseff (PT), consagrou o lulismo como uma força eleitoral mais impactante do que o próprio petismo.
Especialistas acreditam que vitória de Dilma vai estimular mulheres em geral a participarem da política
Para especialistas, eleição de Dilma ajuda a enterrar preconceito no País
A eleição da petista Dilma Rousseff é um passo importante para que a sociedade brasileira enterre de uma vez por todas o preconceito de gênero. Esta é a opinião de diferentes cientistas políticos, professores universitários e políticos ouvidos pelo Terra sobre o tema após a confirmação da vitória da escolhida do presidente Lula para sucedê-lo. Todos concordam, entretanto, que ainda não se pode falar que o Brasil alcançou a emancipação da mulher e a igualdade de gêneros, e que muito da vitória da ex-ministra da Casa Civil se deve à popularidade de seu padrinho político, independente do fato dela ser mulher.
Serra: "Quis o povo que não fosse agora"
"Não é um adeus, é um até logo", diz Serra após derrota
Ao lado da cúpula do PSDB e de sua mulher, o candidato derrotado à presidência José Serra fez o seu primeiro pronunciamento após os resultados das urnas na noite deste domingo (31) no comitê de sua campanha, no Edifício Joelma, região central de São Paulo. Em sua mensagem, Serra disse não fazer uma despedida após a dura campanha dos últimos sete meses, mas um "até logo", destacando que a oposição dará sua contribuição para o desenvolvimento do País.
Leia mais...
Tiririca conversou com jornalistas após votar no domingo (31)
Até se for analfabeto, Tiririca deve receber diploma de deputado
Eleito deputado federal mais votado do país, com 1,35 milhão de votos, Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, deverá decidir em breve se irá comparecer a uma audiência que colherá material gráfico para comprovar que ele sabe ler e escrever. O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloisio Sérgio Rezende Silveira, informou que marcará a audiência, mas não definiu ainda a data. Após votar no domingo (31), em São Paulo, o humorista fez apenas uma afirmação sobre a possibilidade de realizar o teste: "Tranquilo".
Apuração de escândalos seguirá na transição Lula-Dilma
Eleita ontem, Dilma Rousseff (PT) terá que dividir a montagem da sua equipe de governo com explicações sobre dois escândalos que marcaram sua campanha --o caso Erenice Guerra e a quebra de sigilo fiscal de tucanos e pessoas próximas a José Serra (PSDB).
Dilma vai acompanhar Lula em viagens à África e Ásia
A presidente eleita Dilma Rousseff (PT) vai descansar nos próximos dias, mas em seguida, no fim de semana, retoma as primeiras atividades como sucessora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao lado de Lula, Dilma segue para viagens à África e à Ásia. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse neste domingo (31) que Dilma confirmou os planos de descanso e viagens ao exterior.
Desunião e estilo centralizador de Serra marcaram campanha tucana
Em fevereiro deste ano, o então governador de São Paulo, José Serra (PSDB), recebeu de Luiz Gonzalez, responsável pelo marketing de sua campanha, um roteiro para as eleições.