Noticias Politica Brasil
Ficha Limpa muda e abre caminho para “farra” na eleição em outubro
Aprovado no Senado na última quarta-feira (19), o Ficha Limpa pode não barrar os políticos que já tenham condenação na Justiça. Uma alteração de última hora na proposta que barra os fichas sujas abriu uma brecha para livrar todos em outubro. A dúvida é se a lei vai valer ou não para políticos com condenação anterior à aprovação do projeto, que segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Pesquisa eleitoral do Datafolha mobiliza 313 profissionais
Uma hora e meia após zarpar do porto Boizão, em Manaus (AM), o barco The Flash pifou e ficou à deriva no rio Amazonas. Faltavam ainda 30 minutos para chegar a Manaquiri, cidade de 21 mil habitantes onde Maurício de Aquino deveria entrevistar 14 pessoas para o Datafolha.
Deputado petista diz que Ficha Limpa "dificilmente" valerá nas eleições de 2010
O primeiro vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), afirmou que, dificilmente, o projeto Ficha Limpa terá validade no processo eleitoral de 2010. Para ele, haverá questionamentos judiciais contra a proposta e sua possível aplicação nas eleições de outubro.
Popularidade do governo Lula vai a 76% e volta a nível recorde
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a registar 76% de aprovação para o seu governo, um recorde desde que assumiu, em janeiro de 2003. O petista tinha obtido essa taxa em março deste ano, mas depois recuara para 73%, em abril. Os dados são de pesquisa nacional Datafolha realizada ontem e anteontem com 2.660 entrevistas.
Brechas em projeto favorecem candidatura de "fichas sujas"
Enviado para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o projeto Ficha Limpa tem brechas que permitirão a candidatura de políticos condenados em segunda instância por crimes como trabalho escravo e irregularidades em obras.
Em Nova York, Dilma se irrita e "demite" tradutora
Problemas com uma tradutora na coletiva de imprensa irritaram nesta sexta-feira a pré-candidata petista em Nova York. Dilma Rousseff chegou a chamar a tradutora de "minha santa".
Aumento para servidores vai custar R$ 603,5 mi para Câmara dos Deputados
O reajuste salarial para os servidores da Câmara dos Deputados aprovado nesta semana pelo Congresso irá aumentar em R$ 603,5 milhões a folha de pagamento da Casa.
Marina critica mudança feita no Ficha Limpa
Dois dias depois de votar a favor do projeto Ficha Limpa, a pré-candidata do PV à Presidência, Marina Silva, criticou ontem as mudanças feitas na proposta. Uma emenda do senador Francisco Dornelles (PP-RJ) deixou claro que a inelegibilidade por oito anos só valerá para os políticos condenados por órgão colegiado depois da sanção da nova lei.
Lula assumirá papel de ""pai dos pobres"" na despedida do poder
Um presidente Lula ainda mais emotivo e contador de histórias vai entrar em campo no segundo semestre. Nas viagens pelo País, Lula falará como o pai que se despede dos filhos e deixará claro que somente a continuidade de seu governo - ou seja, a eleição de Dilma Rousseff - fará a população pobre se sentir menos órfã. A voz embargada do presidente no discurso de comemoração do 1.º de Maio organizada pela CUT foi só o começo do mar de lágrima.
Ministro do TSE suspende inserções do DEM
O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Aldir Passarinho Junior decidiu suspender a inserção nacional de propaganda partidária do DEM por propaganda eleitoral antecipada e divulgação da imagem pessoal dos pré-candidatos ao governo de Minas Gerais e ao Senado pelo PSDB, Antonio Anastasia e Aécio Neves, respectivamente.