Noticias Politica Brasil
Eleições em SP: Serra tem 26% e Russomanno, 25%, divulga Ibope
O Ibope divulgou, nesta sexta-feira (3), pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura de São Paulo. É o primeiro levantamento sobre a corrida eleitoral para prefeito da capital paulista feito pelo Ibope depois que os candidatos foram definidos nas convenções partidárias.
Ibope: ACM Neto lidera com 40% em Salvador; Pelegrino tem 13%
O candidato do DEM, ACM Neto, lidera as lidera as intenções de voto para a Prefeitura de Salvador (BA), segundo pesquisa Ibope encomendada pela TV Bahia e divulgada nesta sexta-feira. No levantamento, feito com 602 pessoas entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, ACM Neto aparece com 40%, seguido pelo candidato do PT, Nelson Pelegrino, que tem 13%. A margem de erro é de 4 pontos.
SP: segundo Ibope, Serra é o candidato mais rejeitado
O candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo José Serra é o mais rejeitado entre os postulantes ao executivo da capital paulista, segundo pesquisa Ibope/TV Globo/O Estado de S.Paulo divulgada nesta sexta-feira. Questionados sobre em qual candidato não votariam em nenhuma hipótese, 34% dos entrevistados citaram o tucano, enquanto que Paulinho da Força (PDT) e Soninha Francine (PPS), os mais rejeitados na sequência, aparecem com 13%.
Paes mantém liderança folgada no Rio; número de indecisos é alto
Na segunda pesquisa de intenções de voto para a prefeitura do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes manteve o favoritismo para buscar a reeleição. O candidato do PMDB ficou com 49% das intenções das pessoas entrevistadas pelo Ibope - na pesquisa anterior, do Datafolha, tinha 54%. Na segunda colocação, reaparece o candidato do Psol, Marcelo Freixo, com apenas 8% dos votos.
Ibope: Lacerda tem o dobro das intenções de voto de Patrus em BH
O candidato do PSB à reeleição, Marcio Lacerda, lidera as intenções de votos para a Prefeitura de Belo Horizonte (MG), segundo pesquisa Ibope encomendada pela TV Globo e divulgada nesta sexta-feira. Em um levantamento feito com 805 pessoas entre os dias 31 de julho e 2 de agosto Lacerda aparece com 43%, seguido pelo candidato do PT, Patrus Ananias, que teve 21%. A margem de erro é de 3 pontos.
Lula é o mais popular para eleições presidenciais de 2014, diz pesquisa
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) para o cenário eleitoral em 2014 mostra que, se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria com 69,8% dos votos. O senador Aécio Neves (PSDB) teria 11,9% das intenções de voto e o governador do Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), teria 3,2%.
Pedro Henry negociava Mensalão com José Dirceu por apoio ao PT
O deputado federal Pedro Henry (PP-MT) era o responsável por intermediar e negociar com a cúpula do Partido dos Trabalhadores o apoio político do Partido Progressista em votações na Câmara dos Deputados. Henry, inclusive, chegou a participar de reuniões no Palácio do Planalto quando José Dirceu era ministro da Casa Civil.
Situação de Dias Toffoli é delicada, afirma ministro do STF
A participação do ministro José Antonio Dias Toffoli no julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que começa nesta quinta-feira, 2, é um assunto "delicado", na avaliação do ministro Marco Aurélio Mello. Em entrevista à rádio Estadão ESPN na manhã desta quinta, o ministro comentou a polêmica sobre a presença de Dias Toffoli, advogado de campanhas presidenciais do PT e assessor jurídico da Casa Civil, quando José Dirceu, um dos 38 réus, comandou a pasta.
Julgamento do mensalão estimula debate na universidade
Julgamentos de apelo midiático levam o Direito Penal para a conversa do dia a dia de muitos brasileiros, como ocorreu nos júris dos Nardoni e de Suzane Richthofen. No caso do mensalão, quem se mobiliza no momento para analisar e discutir os trabalhos do Supremo Tribunal Federal (STF) são as faculdades de Direito. Alunos se preparam para avaliar as implicações políticas e os conceitos penais envolvidos no suposto esquema. E os professores, para usar o assunto na sala de aula.
STF começa a julgar hoje réus do mensalão
Após sete anos das primeiras denúncias, o Supremo Tribunal Federal (STF) começa a escrever hoje (2) o último capítulo da história do mensalão, o maior processo político já analisado pela Corte. Os 11 ministros definirão se houve esquema de corrupção e compra de apoio para o governo no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, e caso afirmativo, quais foram os responsáveis pelos delitos.