Noticias Economia
Governo elevará imposto
O governo vai elevar o imposto dos importados que concorrerem com os fabricados por setores beneficiados pela desoneração da folha de pagamentos. Pelo modelo-piloto para confecções e calçados, as empresas deixam de recolher os 20% do INSS da folha de pagamentos. Em troca, recolhem 1,5% sobre o faturamento. Com a indústria em crise, o governo quer ampliar os setores agraciados por eventual redução da carga tributária.
"Filosofia da companhia deve ficar clara"
O que é uma empresa de tendência?
É uma empresa que, diferentemente das demais, pode invadir a intimidade e a privacidade do profissional. O motivo é que ela tem uma atividade bem clara e com princípios religiosos ou ideológicos evidentes. Seu negócio está diretamente ligado a sua doutrina. Então, ela pode questionar, nos seus processos seletivos, aspectos relacionados a sua doutrina. E, com base nas respostas, pode optar ou não pela contratação desse profissional. Também pode exigir uma postura do empregado no exercício da função. Um exemplo é a cobrança que o Vigilantes do Peso faz com suas orientadoras para manterem o peso. Isso está diretamente ligado à doutrina da empresa, por isso não é classificado como abuso.
Inflação chinesa deve situar-se em 3% nos próximos meses
A China não deve registrar novas quedas acentuadas no índice de preços ao consumidor no decorrer dos próximos meses e a inflação deve ficar em torno de 3%, segundo artigo publicado hoje no China Securities Journal.
Inflação perde força
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,45% em fevereiro. O resultado é inferior ao registrado um mês antes, quando a taxa foi 0,56%. O IPCA mede a inflação oficial do país. A meta definida pelo Banco Central para 2012 é 4,5%, com margem de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.
Turismo no Mercosul cresce no ritmo da economia brasileira
Com um crescimento impulsionado pelo bom momento da economia brasileira, o Mercosul faturou mais de US$ 15 bilhões em turismo em 2011, informaram seus representantes durante a realização da Bolsa Internacional do Turismo (ITB) de Berlim, uma das feiras mais importante do setor.
BNDES prevê taxa de investimento acima de 20% em 2012
Uma participação maior do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no crédito está em discussão no governo, em meio a esforços para elevar a taxa de investimento do país ante 2011, disse o presidente do banco de fomento.
Lotes do leilão da Aneel são vendidos com deságio médio de 38%
Os 5 lotes do leilão de transmissão de energia ofertados nesta sexta (9) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na sede da BM&F Bovespa, tiveram deságio médio de 38,38%. Os dois arremates mais expressivos tiveram participação chinesa em parceria com a Companhia Paranaense de Energia (Copel)
Megaleilão se expande
Desde 2001 recordista mundial na venda de bovinos à batida do martelo, no Megaleilão do município de Água Boa, no Vale do Araguaia, o empresário Maurício Tonhá anuncia que neste ano a marca de 40.711 cabeças desovadas em 2011 pela Estância Bahia – âncora de grupo empresarial - não será ultrapassada.
Petróleo tem nova alta com sinais positivos da Grécia e Alemanha
Os contratos futuros de petróleo voltaram a subir nesta quinta-feira, ainda embalados pela expectativa de reestruturação da dívida da Grécia e pelo crescimento acima do esperado da produção industrial da Alemanha, principal economia da Europa.
MT registra 4,76% de cheques devolvidos
Mato Grosso ficou na 11ª posição no ranking dos estados com maior incidência de cheques devolvidos nos 2 primeiros meses de 2012. Com 4,76% dos cheques que voltaram devido a falta de fundos para quitar a dívida, o Estado ficou acima da média nacional que foi de 1,97% e também liderou a lista no Centro-Oeste ficando à frente dos outros 2 estados e Distrito Federal que compõem a região. Porém, o 1º vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio), Hermes Martins da Cunha explica que o Estado está numa posição aceitável, se comparado aos últimos anos quando a taxa de devolução de cheques oscilava entre 10 e 13% em Mato Grosso.