Publicado em Segunda - 09 de Agosto de 2010 | por Bruno Peron Loureiro

Virtudes de qualquer cidadão

A natureza, cedo ou tarde, devolve à humanidade aquilo que esta tirou daquela. Enquanto a tragédia das inundações pluviais afetou desta vez o Paquistão, o oeste da Rússia assistiu à declaração de estado de emergência devido ao calor excessivo e incêndios florestais.
Leia mais...

Vazio Nas Ruas

Publicado em Segunda - 09 de Agosto de 2010 | por Lourembergue Alves

A disputa pela chefia do Executivo estadual ainda não está definida. Falta bastante para isso. Sobretudo quando se percebe que as coligações e as candidaturas não se fazem presente nas ruas. Preferem, pelo menos por ora, atuarem nos bastidores, bem como no tribunal. Batalhas necessárias, porém não de caráter decisivos. 
Leia mais...

O estado do medo

Publicado em Sábado - 07 de Agosto de 2010 | por Otaviano Pivetta

Um estado desgovernado como está Mato Grosso hoje, gera aflição e medo nos mato-grossenses. Medo da violência, estampada na criminalidade que cresce num espaço desocupado pelo estado cujo governo se mostra fraco e omisso.
Leia mais...

A Copa e o potencial dos municípios

Publicado em Sábado - 07 de Agosto de 2010 | por Pedro Ferreira de Souza

O fato de Cuiabá ter sido escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 nos deixou orgulhosos. Sabemos que não apenas a Capital, mas os municípios de outras regiões também serão beneficiados com a realização do mundial em Mato Grosso. Os municípios com potencial turístico já estão cadastrados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento de Turismo. Estão identificados os que são dotados de belezas naturais e que fazem parte dos roteiros integrados por região.
Leia mais...

Negociação coletiva e gestão empresarial

Publicado em Sábado - 07 de Agosto de 2010 | por Eduardo Pragmácio Filho

A negociação coletiva trabalhista tem, além das funções clássicas de prevenção e solução de conflitos e de criação de normas que regerão as relações de trabalho, uma nova e importante função ligada à participação e à cogestão dessas relações dentro da empresa.
Leia mais...

Falso cooperativismo

Publicado em Sábado - 07 de Agosto de 2010 | por Vander Morales

Regidas por regras próprias, as cooperativas de trabalho estão se tornando um exemplo de como uma ideia bem intencionada pode ser deturpada em benefício de uma minoria inidônea. Há tempos, estamos assistindo a proliferação de falsas cooperativas de trabalho que, por estarem isentas de obedecer às normas constitucionais, como as detalhadas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), encontraram um filão que, em última análise, prejudica os trabalhadores e exerce feroz concorrência desleal com as empresas sérias que prestam serviços nos mesmos segmentos.
Leia mais...

Mais que uma epidemia social

Publicado em Sexta - 06 de Agosto de 2010 | por Petrônio Souza Gonçalves

Sem saber como combater a nova epidemia social, segue o crack dizimando famílias, destruído gerações, aprisionando almas e corações pelos centros urbanos e nos mais distantes grotões do Brasil.
Leia mais...

Mato Grosso que queremos

Publicado em Sexta - 06 de Agosto de 2010 | por Sérgio Guimarães

Numa campanha eleitoral onde a maior atenção é dada aos ataques pessoais, às impugnações, às articulações exclusivamente pragmáticas com vistas a chegar ao poder e onde praticamente não existem a apresentação e discussão de propostas; passou quase despercebida a divulgação, pelo Partido Verde na semana passada da “Carta Verde de Mato Grosso”; com sua visão de futuro para nosso estado.
Leia mais...

Público Diferente do Privado

Publicado em Sexta - 06 de Agosto de 2010 | por Lourembergue Alves

O lidar com os negócios públicos é bem diferente de tocar uma empresa privada. Todos sabem disso, ou deveriam saber. Embora, em época de campanha, um ou outro candidato ao Executivo teima em dizer do contrário. Pois vem com o discurso de que “o bem sucedido no particular” tem tudo para ser “um grande gestor público”.
Leia mais...

Dia D do Wilson

Publicado em Quinta - 05 de Agosto de 2010 | por Kleber Lima

Não desejaria nem ao meu mais pertinaz inimigo – se é que os tenho – o inferno astral vivido pelo tucano Wilson Santos nessa largada das eleições de 2010. Preso a uma insegurança jurídica cruel, não pôde até o momento soltar sua campanha na rua, porque, a rigor, ainda não tem certeza se será mesmo candidato a governador este ano. Esta dúvida atroz acabou por engessar sua campanha. Pelo que se observa até o momento, WS faz, por hora, apenas uma campanha de imprensa e algumas reuniões, catando santinho no chão para evitar desperdício.
Leia mais...