Publicado em Segunda - 31 de Maio de 2010 | por Bruno Peron Loureiro

Tailândia e ideais nobres

O conflito na Tailândia acende o candelabro da esperança de distribuição da riqueza no país, ainda que se faça uso do recurso derradeiro da força física. O mérito desta nação é o de deixá-lo aceso entre tantas adversidades.
Leia mais...

A massa

Publicado em Segunda - 31 de Maio de 2010 | por Bruno Boaventura

Leitor, um pouco de imaginação e consideração pelo escrito é o que peço. Sem babaquices, faça a vontade de assistir a Copa do Mundo da África do Sul um canal para uma reflexão sobre o que é a massa, mais do que nunca um produto da condição social da vida humana. 
Leia mais...

O emprego e a falta de qualificação

Publicado em Segunda - 31 de Maio de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Frequentemente – especialmente nos anos eleitorais – surgem as noticias positivas. Anuncia-se agora que, depois de enfrentar bravamente a crise que transformou grandes tigres da economia internacional em desnutridos gatinhos, o Brasil é um paraíso de empregos. O ano deverá fechar com a criação de mais de 10 milhões de postos de trabalho e tudo vai bem, segundo dizem. Ardilosamente, justificam que quem não consegue uma colocação é porque não atende às qualificações exigidas pelo mercado, onde existem milhares de vagas não preenchidas.
Leia mais...

Uma Lei Para Assegurar a Democracia

Publicado em Domingo - 30 de Maio de 2010 | por Lourembergue Alves

Vive-se, hoje em dia, sob o signo da transparência. Signo da democracia, cujo eixo não é outro senão o de tudo às claras. Nada para debaixo do tapete. Em boa hora, portanto, diria o (e) leitor, entra em vigor no país a Lei Complementar n° 131, de 2009, um adendo à Lei de Responsabilidade Fiscal, que obriga prefeitos, governadores e o presidente a prestarem contas em tempo real. 
Leia mais...

Defesa do pobre e da democracia

Publicado em Domingo - 30 de Maio de 2010 | por Arthur Virgílio

O defensor público tem relevante papel na construção de democracia verdadeira no Brasil. Já havia falado sobre isso, em setembro do ano passado, quando votamos a nova Lei Orgânica da Defensoria Pública, proporcionando-lhe a necessária autonomia administrativa e financeira, num dos momentos mais altos vividos pelo Senado na atual legislatura. Voltei ao tema dias atrás, na sessão destinada às comemorações do Dia do Defensor Público.
Leia mais...

De brasilidade

Publicado em Domingo - 30 de Maio de 2010 | por Eduardo Gomes

Por todos os argumentos de ordem econômica, por toda logística de transporte e integração nacional a BR-163 tem que ser pavimentada no Pará. Compartilho esse entendimento acrescentando outro, que nunca é citado nos artigos sobre essa rodovia.
Leia mais...

Deus não precisa de santos

Publicado em Sábado - 29 de Maio de 2010 | por Mario Eugenio Saturno

Quando me tornei católico, pensava como outros cristãos: Deus Todo-Poderoso não precisa dos santos. E resolvi estudar a Bíblia para assegurar-me. Já em Gênesis achei algo interessante: o anjo do Senhor disse a Agar: volta para a tua senhora e humilha-te diante dela. Vais dar à luz um filho: dar-te-ás o nome de Ismael, porque o Senhor te ouviu na tua aflição (Gn 16, 7-11). Pela tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. Lot, ao vê-los, foi-lhes ao encontro (Gn 19,1). Jacó encontrou uns anjos de Deus e exclamou: "É aqui o acampamento de Deus!" Por isso deu àquele lugar o nome de Maanaim (Gn 32,1-2).
Leia mais...

A Mata Atlântica em Minas

Publicado em Sábado - 29 de Maio de 2010 | por José Fernando Aparecido

No dia 27 de maio foi comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica. Porém, não temos nada que comemorar. Minas lidera o desmatamento do maior biodiversidade brasileiro em biodiversidade no Brasil. Só em nosso Estado, entre os anos de 2008 e 2010, registramos mais de 12,5 mil hectares desmatados. Para o amigo leitor ter uma idéia clara, é como se desmatássemos em apenas 2 anos, mais de 15 mil campos de futebol, ou 20 campos de futebol a cada dia, mais precisamente, 7,5 mil campos de futebol a cada ano.
Leia mais...

Alugueres públicos

Publicado em Sábado - 29 de Maio de 2010 | por Pedro Cardoso da Costa

Quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tomou posse e cobrava que o Estado brasileiro se ativesse às suas funções essenciais, ou de Estado, como alguns gostam de falar, atribuía a disfunção ou o exercício precário ao fato do Brasil se envolver em todas as atividades da economia, em especial na condição de proprietário. Era comum a crítica ao fato de  governo federal possuir fábrica de calcinhas.
Leia mais...

Limpando a casa

Publicado em Sexta - 28 de Maio de 2010 | por Petrônio Souza Gonçalves

A história da Humanidade se resume a uma simples constatação: a maioria mobilizada domina as minorias desorganizadas. Assim foi, assim é, assim será. No Brasil foi sempre a mínima minoria contra a máxima maioria. Um bocadinho contra o resto. Na colônia, no império, em todas as repúblicas, e até na ditadura. O Brasil é o país das minorias, o desfile nababesco das oligarquias para os olhos tristes de uma gente que pelas frestas da prisão social só espia.
Leia mais...