Publicado em Sexta - 07 de Julho de 2017 | por EDUARDO GOMES

De coração

Imaginava que o Nortão fosse meu velho conhecido, pois acompanho seu dia a dia desde a abertura da rodovia que lhe deu o sopro de vida. Estava enganado: pois não conhecia o melhor daquela região, que é seu povo de alma generosa. Tenho na memória a história daquela área, sei dados de sua economia e mantive contato com suas principais figuras, mas somente descobri o cerne de seus habitantes ao escrever o livro “Nortão BR-163: 46 anos depois”, que chegou à segunda edição – já esgotada.

Leia mais...

Transexuais: mudança sem cirurgia

Publicado em Sexta - 07 de Julho de 2017 | por GISELE NASCIMENTO

O Brasil é um Estado Democrático de Direito, o que significa, em resumo, que é regido por regras e princípios que retiram sua base de legitimação da Constituição Federal, documento maior a que as leis e as autoridades devem respeito.Estas normas asseguram a todas as pessoas os direitos individuas e coletivos que estão especificados no ordenamento jurídico e os que, ainda que não expressos, se podem extrair por consequência.É dever de todos, inclusive (e especialmente) das autoridades constituídas, a observância desses direitos e garantias, sob pena de punição aos que não as cumprirem.


Leia mais...

Salvemos nossas crianças

Publicado em Quinta - 06 de Julho de 2017

Jesus, no Seu Evangelho, consoante Mateus, 24:15 e 16, alertou: “Quando, pois, virdes a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda! — qui legit, intelligat), então, os que estiverem na Judeia fujam para os montes”.Que lugar mais santo no mundo pode existir além da intimidade das criaturas de Deus, o coração, o cérebro, a Alma das pessoas?Atentemos para a covardia e crueldade contra nossas crianças que, quando não são arrancadas do útero materno, sofrem todo tipo de agressão física e/ou psicológica por parte daqueles que deveriam protegê-las

Leia mais...

Coreia do Sul: Exemplo para o Brasil

Publicado em Quarta - 05 de Julho de 2017 | por Marcelo Duarte

Imagine um país que em meados do século passado era pobre e agrário, que sobreviveu a Ditadura Militar nos anos 1960 e 1970, se redemocratizou a partir da década de 1980, e, em 2016, passou por um doloroso processo de impeachment presidencial por conta de casos de corrupção. Sem dúvida, os fatos remetem ao Brasil, mas escrevo aqui sobre a surpreendente Coreia do Sul, que se reinventou e hoje é uma das economias mais avançadas do planeta. O tigre asiático exporta para todo o mundo desde grandes navios, veículos, arroz a produtos eletrônicos de primeira linha (provavelmente, você, leitor, tenha um smartphone sul-coreano).

Leia mais...

O caos na saúde e a falta de planejamento

Publicado em Terça - 04 de Julho de 2017 | por Wellington Fagundes

A crise da saúde em Mato Grosso tem sido assunto recorrente há cerca de um ano e, por várias vezes, manifestei minha preocupação com a situação apontando algumas saídas, principalmente no que diz respeito ao planejamento de ações, tão necessário para qualquer atividade pública, principalmente em se tratando de vidas humanas. O caos hoje registrado vinha se configurando há algum tempo e não faltaram alertas: tanto da minha parte, como de vários setores da sociedade, inclusive do Conselho Regional de Medicina.

Leia mais...

Robôs são o futuro, mas calma!

Publicado em Segunda - 03 de Julho de 2017 | por Bruno Torres

Desde a Revolução Industrial entre os anos de 1760 e 1830 - a sociedade questiona relação entre máquinas e a força humana. Durante algumas décadas, a discussão ocorreu sobre como seria a utilização e a adaptação sobre elas, entretanto com a evolução tecnológica a discussão ficou mais aprofundada e com isso começou a ganhar força as conversas sobre robotização e o impacto disso dentro da sociedade, onde a tendência é ganhar em produtividade e economia.

Leia mais...

Sobre tentativas do Governo Taques de privatizar escolas em Mato Grosso

Publicado em Sábado - 01 de Julho de 2017 | por Professor Gilmar Soares

Vivemos momentos de várias tentativas de privatização da Escola Pública no Brasil e em Mato Grosso. O governo Pedro Taques, refém dos interesses empresariais que financiaram sua campanha, não se faz de rogado e colocou para gerenciar a Educação Pública do estado ninguém menos que um legítimo representante do privatismo; o secretário Marcos Marrafon. Um gestor que, quando na Secretaria de Estado de Planejamento, coordenou processo que conduziu Mato Grosso a integrar um Consórcio Interestadual, presidido por Marconi Pirilo (governador do PSDB de Goiás), que para além das privatizações pretendidas, cria uma nova classe média agropecuária.

Leia mais...

Nova técnica da lipo-papada sem cirurgia

Publicado em Sexta - 30 de Junho de 2017 | por LUIS NUNES E ERNANI CAPOROSSI

Uma das principais vilãs da aparência facial, a papada pode se tornar um verdadeiro tormento para os mais vaidosos. Isso porque, com o passar dos anos, o excesso de pele embaixo do queixo tende a ficar cada vez mais flácido e requer tratamentos estéticos potentes para ser removido.A novidade do momento é que um procedimento feito com ácido deoxícolico é capaz de acabar com esse problema, em substituição às tradicionais técnicas invasivas.

Leia mais...

Modernização e oportunidades ao pequeno produtor

Publicado em Quinta - 29 de Junho de 2017 | por Eumar Roberto Novack

Se por um lado as regras no Estado brasileiro têm a finalidade de garantir a segurança jurídica dos atos do ente público, afinal na administração pública só pode ser feito aquilo que a lei permite, por outro, é fácil perceber que o excesso normativo ganhou conotação negativa, atrapalhando o desenvolvimento econômico e social do país. São tantas normas, procedimentos e comportamentos que tornam as organizações públicas ineficientes, bem como as corporações e empresas privadas.

Leia mais...

Batendo cabeça à beira do abismo

Publicado em Quarta - 28 de Junho de 2017 | por José Vieira

Jovens e até idosos com a personalidade completamente desfragmentada vagando pelas ruas ou em casas luxuosas como verdadeiros zumbis, sem poder dispor-se de si, de ser quem são, adulterados por drogas que geram um ar frio e depressivo. Eles são "os outros" que não queremos ver, mas poderia ser eu, você, seu filho, um amigo.

Leia mais...