Publicado em Terça - 21 de Setembro de 2010 | por Débora Fernanda Faria

Normas para o pedido de equiparação salarial

Segundo a Lei, “sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade”.
Leia mais...

O flanelinha, o camelô e o mercado

Publicado em Terça - 21 de Setembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

No vácuo do exercício da autoridade pelos titulares dos poderes públicos, o “flanelinha”, ou “guardador de veículos” tornou-se uma praga nacional. Durante muito tempo as autoridades o toleraram diante do demagógico entendimento de que o país estava em crise e era melhor ele estar ocupado em guardar veículos do que obrigado a roubar para sobreviver. Diante das esfarrapadas desculpas, a atividade instalou-se e hoje tem, em São Paulo, até um sindicato que promete conferir legalidade e segurança jurídica para o seu exercício.
Leia mais...

O Melhor dos Amigos

Publicado em Terça - 21 de Setembro de 2010 | por Lourembergue Alves

Preso àquela gaiola, ninguém notava o seu olhar meigo e atencioso, e, por vezes, sedutor. Até que a mulher se deixou encostar à parede de vidro. Ficou encantada pelo seu “jeito criança de ser”. Não teve dúvidas, pagou o preço pedido, e, em poucos minutos, lá estava ele, acanhado, em um dos cantos da casa. Nada, porém, lhe passava despercebido. Estava atento a tudo e a todos. 
Leia mais...

De caminhada

Publicado em Terça - 21 de Setembro de 2010 | por Eduardo Gomes

Cuiabá sangrava muito no final dos anos 1970. Havia forte indignação popular com o seccionamento territorial para a criação de Mato Grosso do Sul. O regime vigente não permitia manifestações nas ruas. Mas, nem o arbítrio impediu que nas urnas em 1978, Mato Grosso votasse contra o candidato ao Senado Garcia Neto, que à época da divisão era governador biônico e na fase final do rito emancipatório apoiou a União.
Leia mais...

Disfarce de meio-cidadãos

Publicado em Segunda - 20 de Setembro de 2010 | por Bruno Peron Loureiro

A primeira atitude digna de qualquer cidadão é concordar ou discordar sem medo do constrangimento do senso comum ou daquela atmosfera que rodeia quando se destoa do que a maioria faz e pensa. Melhor que esta etapa rudimentar da cidadania é ter a capacidade de justificar a decisão, a escolha ou a opinião.
Leia mais...

O Caso dos Explorados da Caverna

Publicado em Domingo - 19 de Setembro de 2010 | por Eduardo Pragmácio Filho

A grande mídia noticiou, recentemente, o infortúnio acontecido com o soterramento de 33 trabalhadores de uma mina no Chile. Esse acidente emblemático provoca uma reflexão sobre a proteção ao meio ambiente do trabalho sadio, dever que pertence às empresas, aos empregados e ao Estado.
Leia mais...

Um exercício para se pensar

Publicado em Domingo - 19 de Setembro de 2010 | por Lourembergue Alves

Está perto do 3 de outubro. Faltam treze dias. Tempo bastante para se decidir em quem se deve votar. Voto que tem o sentido de procuração. Pois através desse ato, políticos passam a falar, reivindicar e a cuidar dos negócios públicos em nome da população.
Leia mais...

Maus pms são uma praga

Publicado em Domingo - 19 de Setembro de 2010 | por Pedro Cardoso da Costa

Embora seja uma praga, essa frase é do comandante da Polícia Militar do Rio de Janeiro numa entrevista publicada nas páginas amarelas pela revista Veja da última semana.
Leia mais...

Grandes farsas ambientalistas

Publicado em Sábado - 18 de Setembro de 2010 | por Paulo Zaviasky

Em 1974, o governo estadual sob o comando de Fragelli demonstrou uma visão fora do comum perante as grandes farsas políticas que comandavam Mato Grosso diante de nossas riquezas naturais abandonadas e sem aproveitamento turístico algum.
Leia mais...

A Lei Maria da Penha e as eleições

Publicado em Sexta - 17 de Setembro de 2010 | por Mario Eugenio Saturno

Nunca fiquei tão decepcionado em uma eleição como estou nessa, principalmente com os eleitores do estado de São Paulo, onde voto. Sempre tive orgulho desta terra fértil e deste povo forte e valente. Porém, diante de mim, as pesquisas eleitorais apontam que elegeremos um agressor de mulheres para cuidar de nossas leis. E, pior - sim, é possível ser pior -, o agressor pertence a um partido de esquerda. Dizer o que: não se fazem mais comunistas como antigamente? Os comunistas do Brasil deveriam se envergonhar de tê-lo em suas fileiras. Também seus simpatizantes, pois transmitem ao país uma mensagem política retrógrada.
Leia mais...