Publicado em Domingo - 30 de Abril de 2017 | por Lourembergue Alves

Uma relação para analisar

A prática de propina é anterior, mas se consolidou na ditadura (1965-85), e vem em um ritmo crescente no período pós-regime burocrático-militar, a partir de 1985, até hoje, com os grandes empresários relacionando-se também com os integrantes do Legislativo, promovendo a aprovação de leis que os beneficiam.

Leia mais...

De palmatória

Publicado em Sábado - 29 de Abril de 2017 | por Eduardo Gomes

Quando Dante chegou ao governo, Mato Grosso concluía o alicerce que lhe daria o título de maior polo do agronegócio tupiniquim. Sua saída do rudimentar e a entrada na tecnologia de ponta no campo era uma metamorfose que não agradava a Europa, os Estados Unidos e o Japão.

Leia mais...

Câncer de boca

Publicado em Sexta - 28 de Abril de 2017 | por Ernani Caporossi

Na maioria das vezes, cerca de 60% dos casos, a doença é diagnosticada em fase avançada, impactando negativamente na sobrevida do paciente. Por isso, a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Quando a doença é detectada em sua fase inicial, as chances de cura são grandes entre 80% e 90%.

Leia mais...

A ditadura do preconceito

Publicado em Quinta - 27 de Abril de 2017 | por Wilson Carlos Fuáh

Portanto, enquanto vivermos pensando apenas no supérfluo, na vaidade do poder transitório e da acumulação de bens, classificando pessoas pela ótica dos interesses, com certeza o tédio, a angustia serão nossos parceiros mais íntimos e contínuos nos momentos de reflexões.

Leia mais...

Refrigerantes e prejuízos à saúde

Publicado em Quarta - 26 de Abril de 2017 | por Hélcio Corrêa Gomes

O açúcar industrializado é ingrediente novo na dieta humana. Ao longo da história se obteve quantidade limitada de alimento adocicado por frutose e mel. Após a produção do açúcar de cana, já no final do século XIX, o consumo dele era de apenas 02 quilos por pessoa. Atualmente já atinge 37 quilos anuais, segundo o Instituto de Ciências Evolutivas da Universidade de Montpellier na França. Algo bem assustador.

Leia mais...

Perigos da tecnologia para os pequenos

Publicado em Terça - 25 de Abril de 2017 | por Maria Augusta Ribeiro

A nao observação do ambiente que nos cerca, a pouca atenção ao praticar atividades físicas e a falta de experiências táteis , olfativas e visuais diminuem o aprendizado, experimentado por 1 entre 3 crianças no mundo expostas à tecnologia antes dos 12 anos de idade.

Leia mais...

Afastamento no período menstrual

Publicado em Segunda - 24 de Abril de 2017 | por Rosana Leite Antunes de Barros

É sabido que homens e mulheres são iguais perante a lei, conforme mandamento do artigo 5º, da Constituição Federal. Entretanto, a igualdade descrita constitucionalmente necessita de leis positivas que venham a garantir o seu real significado, para ser sentida pela sociedade.

Leia mais...

Pela honra

Publicado em Domingo - 23 de Abril de 2017 | por Sérgio Mauro

As fronteiras entre a normalidade democrática e a contínua sedução que as atitudes tirânicas exercem sobre os governantes são sempre de difícil delimitação. Se há oposição selvagem e destrutiva, aparentemente certas medidas de força poderiam ser justificadas pela situação no poder, encabeçada pelo seu líder máximo, no caso, o PrIndignado, o brasileiro se reusou a subir ao pódio. Após muita discussão, aceitou uma sugestão, ainda mais sublime, seus companheiros de seleção cantariam o hino nacional. E assim foi feito, juntando-se o espírito de equipe com a honra de ouvir o hino pátrio, sob as lágrimas de um guerreiro.esidente da Venezuela.

Leia mais...

Suicídio o Dilema do Século XXI

Publicado em Sábado - 22 de Abril de 2017 | por Fábio Rodrigues Correa, psicólogo/ Luana Peres Frick, psiquiatra;

Entre 2002 e 2012, as faixas etárias que mais cresceram em números de suicídio no Brasil foram dos 10 aos 14 anos (40%) e dos 15 aos 19 anos (33,5%) conforme dados do ministério da saúde.

Leia mais...

De leitores

Publicado em Sexta - 21 de Abril de 2017 | por Eduardo Gomes de Andrade

Nenhuma enchente em córrego suja as águas dos rios. Com Rondonópolis também foi assim. Havia muita luz e coração na construção de seus alicerces, que nem mesmo o sofrimento dos elefantes e a tragédia dos peões poderia impedir que fossem transformados na metrópole de agora.

Leia mais...