Artigos Opinião
A peneira e o poder
O Tribunal de Contas do Paraná divulgou, na última terça-feira (dia 15), uma lista de 1025 gestores e ex-gestores públicos daquele Estado que tiveram suas contas julgadas irregulares e, pelo menos teoricamente, transformaram-se em políticos de ficha suja. O material agora será submetido à Justiça Eleitoral, que decidirá sobre a elegibilidade deles ou não. O tema deverá gerar os mais acalorados debates jurídicos, mas é de importância para passar a sociedade a limpo.
Quando os pássaros adormecem
Os grandes são sempre maiores. De perto, agigantam-se, aprumam vôos, fazem sombra sem nunca nos privar de sua luz. Assim vi, ouvi e convivi com o presidente da Academia Mineira de Letras, assim conheci o ser humano Murilo Badaró, ex-ministro e ex-senador da República.
A guerra ideológica, Irã e o preconceito
De preconceito já falaram sociólogos, filósofos e até advogados. Advogados, aliás, sabem muito bem de alguns caminhos que são levados a percorrer alguns clientes, justamente por serem vítimas de preconceito. Isso acontece especialmente no mundo do trabalho e os advogados trabalhistas convivem muito com ele, o preconceito. Uma praga, um mal, especialmente quando estimulado e manipulado dentro da guerra ideológica.
Uma conversa sobre pesquisa
Uma vez mais a pesquisa de intenção de votos oxigena a disputa para o governo do Estado de Mato Grosso. Isso é muito bom. Sobretudo em um cenário que aparecia um tanto "morno", sem qualquer "jogada" estratégica, própria inclusive da fase que antecede a campanha propriamente dita. Daí a importância que se dá aos resultados registrados. Tanto pelos políticos, quanto pelos analistas. Especulações e o diz-que-diz-que, portanto, alimentam as desconfianças.
Unidos para ganhar!
O mundo acompanha a bola deslizando pelos estádios de futebol da África do Sul. Jogadores correndo, driblando, atacando e defendendo para fazer de seu time o grande vencedor da Copa. Os atletas e a comissão técnica unem-se para conquistar o prêmio de melhores do mundo e, para isso, desde que foram convocados, passam por um período rigoroso de preparação entre treinos e jogos eliminatórios. Todos estão conscientes da responsabilidade que é representar o país. E o país tem o olhar fixo na meta: ganhar a Copa do Mundo de Futebol.
Entendendo a Lei "Ficha Limpa"
Os primeiros objetivos dos que sonham por um mundo administrado pelos probos, muitos dos quais foram promoventes do projeto Ficha Limpa (e que representam a chamada ‘voz rouca das ruas’) foram alcançados. A Lei Complementar 135/2010 foi aprovada, sancionada e tem validade imediata espraiando seus efeitos nas eleições deste ano.
Reforma trabalhista: urgente e necessária
Volta e meia, reaparece na minha caixa de mensagens um e-mail com o título sensacionalista: “Congresso Nacional aprova fim do 13º salário”. No texto, há um clamor pela volta dos “caras-pintadas”, que, na concepção do remetente anônimo, deveriam tomar novamente as ruas, como na época do impeachment do ex-presidente Fernando Collor, a fim de protestar contra a pretensa “bandalheira”.
As razões do medo de avião
Os sofridos passageiros de avião, parece que agora vão ser mais respeitados. As soberbas companhias aéreas serão obrigadas a oferecer facilidades de comunicação assim que fizer uma hora de atraso no vôo, dar alimentação a partir da segunda hora e acomodá-los em hotéis a partir da quarta hora. Serão obrigadas a embarcar o cliente no primeiro vôo das concorrentes para o mesmo destino e, se nada disso ocorrer, terão de devolver o dinheiro da passagem no mesmo dia, não em um mês, como estabelecia o regulamento anterior.
Vale a pena regulamentar a internet? Podemos opinar.
Já está praticamente pronta a minuta de Projeto de Lei do Marco Regulatório Civil da Internet do Brasil, com texto elaborado pela Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, em parceria com a Escola de Direito do Rio de Janeiro. O objetivo é estabelecer regras e responsabilidades de usuários e empresas com acesso à rede. É um projeto que divide opiniões.
Noite movimentada
É noite de sábado. Debruçado na janela da minha varanda observo a cidade toda iluminada. O céu, sem uma nuvem, está todo estrelado. A lua, preguiçosa, está atrasada, ainda não apareceu. Nas ruas, percebo um movimento incomum de automóveis. Muitos carros trafegando. Estranho um pouco, pois geralmente aos sábados nesse horário quase não se nota carros transitando. Muitas pessoas, ou já tomaram o rumo para a Chapada, Manso, Pantanal, chácaras, ou estão em casa assistindo televisão, recebendo amigos, ouvindo uma boa música, ou simplesmente fazendo nada, só curtindo o sábado, assim como eu, debruçado na janela da minha varanda.